Curiosidades

[aperitivo iOS 8] Compartilhamento Familiar facilitará as compras na App Store entre familiares

A função Compartilhamento Familiar será uma das novidades do futuro iOS 8, permitindo que a mesma família possa ter diferentes contas da Apple integradas entre si, inclusive permitindo que uma pessoa autorize ou não as compras no cartão de crédito. Confira os detalhes de como esta função funcionará.

Harmonia na vida digital da família

Segundo a própria Apple, o Compartilhamento Familiar será a forma mais fácil de compartilhar compras e informações entre os membros de uma mesma família. Ele permitirá que um adulto convide até cinco familiares para que suas contas possam usar o mesmo cartão de crédito para comprar aplicativos, músicas, filmes e livros.

Compartilhamento Familiar

Para ficar mais claro, vamos imaginar um exemplo: uma mãe de família poderá ativar o Compartilhamento Familiar e incluir as contas de seus dois filhos, um de 13 e outro de 17. Cada vez que algum deles tentar comprar um aplicativo, precisará de uma autorização no aparelho da mãe para poder iniciar a instalação. Sem a autorização dela, nada acontece.

Pedindo permissão - Compartilhamento Familiar

Com isso, esta mãe não precisará mais colocar a sua própria conta no aparelho do filho, arriscando que ele faça compras indevidas. Ela terá controle do que seu filho compra no aparelho.

Importante: todas as contas devem ser do mesmo país do chefe de família. Ou seja, não é possível a mãe ter uma conta brasileira e incluir o filho que usa uma conta americana, por exemplo.

Mas todo esse controle tem suas limitações. O que os adultos já tiverem comprado na conta deles, por exemplo, poderá ser baixado livremente no aparelho dos filhos, sem precisar de autorização. Além disso, compras dentro dos aplicativos (in-app) não poderão ser compartilhadas, o que é uma pena. Isto significa que se você é assinante da Revista iThing, por exemplo, não poderá usar o recurso de compartilhamento familiar para que algum outro parente possa baixar as edições que você possui. Não é culpa nossa (ou dos desenvolvedores), porque neste caso, quem define as regras é a Apple.

Mas o Compartilhamento Familiar não é apenas sobre compras na App Store. Vai mais além:

Compartilhando fotos da família

Ao ativar a função, um novo álbum é criado no aplicativo fotos. Com isso, qualquer um que incluir fotos nele compartilhará automaticamente com todos da família.

Compartilhando Calendários e Lembretes

Nós já ensinamos aqui como compartilhar Calendários e Lembretes com alguém da família, mas no iOS 8 isso passa a ser automático com o Compartilhamento Familiar. Um calendário especial para a família é criado automaticamente, permitindo que se inclua eventos em comum. Os Lembretes também.

Compartilhando a localização da família

Isto não é uma grande novidade, pois é exatamente o que sempre fez o Buscar Meus Amigos. A diferença é que a adição dos membros é automática, permitindo que os pais saibam por onde andam os filhos. Mas qualquer membro pode desabilitar a função, se quiser (se as Restrições do sistema permitir).

Buscar Meu iPhone para todos os aparelhos

Isso sim é algo muito legal. A função Buscar Meu iPhone permite localizarmos todos os aparelhos conectados à nossa conta iCloud, através do GPS. Mas o problema é que se os aparelhos de nossos familiares usam outra conta, não dá para encontrá-los usando nosso iPhone ou iPad, somos obrigados a conectar na conta do outro através do site icloud.com. Mas isso irá acabar com o Compartilhamento Familiar: será possível localizar todos os aparelhos dos membros da família em um único iPhone.

Compartilhamento Familiar

Compatibilidade

A princípio, a função é destinada a todos os aplicativos, mas pode acontecer de alguns não serem compatíveis. Isso porque é preciso que o desenvolvedor aceite alguns novos termos de contrato. Se por alguma razão ele não aceitar (por exemplo, abandonou o app e nunca mais acessou a área de desenvolvedores da loja), o aplicativo não poderá ser compartilhado.

Para facilitar para os usuários, a Apple avisará na própria App Store se o aplicativo é ou não compatível com o Compartilhamento Familiar.

Compartilhamento Familiar

O Compartilhamento Familiar promete dar mais dinamismo às relações dos membros da família com as aquisições na App Store. Ele começa a funcionar no iOS 8, que deverá ser lançado para todos os usuários no dia 17 de setembro.

Conheça outras novidades do iOS 8 em nosso artigo especial.

Botão Voltar ao topo