A Apollo 11, que levou o homem à Lua, era (muito) menos potente do que um iPhone
Há exatos 45 anos a Apollo 11 era lançada a partir do Cabo Canaveral na Flórida, levando Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins à Lua. Este feito representou uma das maiores conquistas da História da humanidade, e por si só já garante uma história interessantíssima. Mas a coisa fica quase inacreditável quando comparamos o hardware que existia à disposição da NASA naquela época com o que existe hoje em dia à disposição de quase todos no mundo.
Você deve saber que lançar um foguete de quase 3.000 toneladas, carregando uma aeronave de 46 toneladas, tripulada por 3 seres humanos a fim de fazê-los viajar através do espaço por uma distância de pouco mais de 384.000km, dar 30 voltas em torno da Lua e em seguida alunissar em segurança, para alguns dias depois trazê-los de volta para a Terra sãos e salvos não foi uma tarefa nada fácil. Mas você já parou pra pensar no tipo de equipamento que a NASA tinha à disposição na época para fazer esta missão dar certo?
Estamos acostumados a ver as centrais de controle e comunicação de missões da NASA, cheias de computadores, monitores e engenheiros acompanhando atentamente cada segundo de uma missão. Mas e o equipamento que de fato levou o homem à Lua? Quais eram as especificações do módulo lunar que levou os 3 astronautas ao nosso satélite natural? Procuramos estas informações, e fizemos um quadro comparativo quase inacreditável entre as especificações do Módulo de Navegação Lunar e o iPhone 5s. Confira a seguir a tabela comparativa, e prepare-se para ficar de queixo caído: