2012ARQUIVOBugs

Brasileiros enfrentam problemas com ativação do iMessage após atualização do iOS 5.1

Se você atualizou o sistema do seu iPhone, iPod ou iPad para a versão iOS 5.1, talvez seja um dos que esteja tendo problemas com a ativação do iMessage, o serviço de mensagens instantâneas entre dispositivos da Apple. Desde semana passada, muitos usuários no Brasil não estão mais conseguindo utilizar o serviço.

O problema parece ser muito similar ao que aconteceu com o FaceTime no lançamento do iPhone 4 no Brasil. O episódio ficou conhecido como “a novela do FaceTime“, pois alguns números brasileiros não eram compatíveis com o sistema da Apple (veja mais detalhes aqui de como funciona a ativação nos servidores da Maçã). As operadoras demoraram bastante para resolver o problema.

Da mesma forma, o iMessage no iPhone também envia um SMS internacional para o Reino Unido (geralmente não é cobrado pela operadora) para ativar o serviço. Se esta comunicação não se concretizar, a ativação pelo número de celular não se completa.

Até o iOS 5.0.1, não havia problema nenhum com isso, mas parece que algo mudou com o 5.1. Segundo diversos de nossos leitores (com planos pré e pós de várias operadoras), o iMessage não é mais ativado no novo sistema. O caso não acontece com todos e muitos estão conseguindo usar normalmente o serviço.

Há alguns passos para tentar remediar a situação, em alguns casos:

Passo 1. Vá em Ajustes > Mensagens e desligue o iMessage.

Passo 2. Tente ativá-lo novamente. Muitas vezes este simples procedimento resolve os problemas.

Se seu aparelho continuar no “Esperando ativação”, o problema pode ser com a operadora ou até mesmo com a Apple. Certifique-se que o plano da sua linha permite enviar SMS internacionais.

Um paliativo pode ser a ativação do iMessage por endereço email, assim como já acontece com o iPad e iPod touch.

Se quiserem colocar suas experiências com o iMessage aqui nos comentários, isso ajudará a quem também tem o mesmo problema.

Botão Voltar ao topo