2010ARQUIVOBDI

Instabilidade no Blog: saiba o que aconteceu e as medidas que estão sendo tomadas

Muitos de nossos leitores habituais já devem ter percebido que nosso site anda instável já há quase duas semanas, além de ter sua quantidade de artigos reduzida. Talvez seja hora de esclarecer o que aconteceu e comunicar o que está sendo feito para que tudo volte ao normal.


Antes de tudo, é bom reforçar que nossos servidores alemães são muito bons :). Trocados no início de maio, eles se mostraram fortes e resistentes com os grandes eventos que aconteceram depois disso, como a apresentação de abertura da WWDC 2010, o lançamento do iPhone 4 e, principalmente, a liberação pública do sistema iOS 4, dia tradicionalmente de maior visitação no ano (em 2010 foi batido o recorde histórico do Blog, com mais de 45.500 visitantes e 131 mil pageviews em um único dia). Em todos os eventos, o Blog não saiu do ar uma única vez. :)

Tudo estava indo as mil maravilhas, até que um sério problema técnico aconteceu no final de semana do dia 24 de julho, deixando o Blog fora do ar por quase dois dias. Para não entrar em detalhes técnicos do que aconteceu, preferimos apenas dizer que “um estagiário tropeçou na tomada” e causou toda a confusão. :P

Como medida de urgência, transferimos temporariamente todo o conteúdo do Blog de volta para o servidor antigo, que já não dava conta do recado em abril. Como o número de visitantes cresceu muito desde aquela época, o site balançou a cada publicação de novas matérias, razão pela qual tivemos que também diminuir o número de artigos.

Tudo isso, aliado ao fato do responsável pelo servidor estar no meio de uma viagem quando tudo aconteceu, a volta demorou um pouco mais do que o previsto. Para oferecer o melhor para nossos leitores, trabalhamos com máquinas dedicadas, onde nós mesmos instalamos todo o sistema, para que a performance e o controle sejam otimizados ao máximo. Isso nos exigiu um pouco mais de tempo para colocar tudo em ordem outra vez. Como em maio, contamos com a preciosa ajuda do Pedro Henrique (o pH), que além de ser especialista em iPhones, entende muito bem de servidores. ;)

Bom, tudo isso para dizer que finalmente conseguimos colocar tudo em ordem e estamos prontos para “voltar para casa”. E a volta começa hoje, na noite de quinta para sexta-feira.

Como a mudança de DNS demora para se espalhar pelo mundo, alguns conseguirão acessar o novo servidor antes que outros. Porém, até sábado tudo deverá estar regularizado. Para não deixar ninguém na mão, estamos disponibilizando, em caráter excepcional, a íntegra das matérias no nosso RSS. Além disso, é possível assinar nossa newsletter e receber por email a íntegra dos últimos artigos, mesmo que você ainda não consiga acessar o site. Nossos quase 15 mil seguidores do Twitter também continuarão informados com as últimas notícias, acontecimentos e dicas do mundo iPhone, iPod touch e iPad. :)

Para compensar os transtornos, já pensamos em uma promoção bem divertida com nossos leitores, que começará no sábado. Fique ligado. ;)

Obrigado a todos pela compreensão e apoio que sempre nos deram. O resultado disso é que continuaremos nos dedicando a fazer um site cada vez melhor para vocês. :)

Botão Voltar ao topo