2012ARQUIVO

Você mesmo pode melhorar os mapas da Apple em sua região. Veja como.

E a regra se repete: novo iPhone, novos problemagates. Alguns velhos, como a tela amarelada, vazamento de luz, e alguns novos, como a superfície facilmente riscável (que não é exatamente novidade), além do aplicativo “capenga” de mapas.

É bem notável o esforço das pessoas ao redor do mundo em tornarem bem evidentes as falhas do aplicativo Mapas do iOS 6. Assim como argumentar que ‘isso não teria acontecido se o Steve Jobs estivesse vivo’… É muito mais fácil criticar do que colocar este esforço em algo positivo.

Isso é um tanto triste. Desde o lançamento do iPhone, um dos seus maiores pontos fortes é a sua comunidade. Usuários e desenvolvedores felizes e orgulhosos por fazerem parte de um seleto grupo (e digo seleto não por ser um grupo pequeno, mas sim um grupo diferenciado. Um grupo que não fica satisfeito com pouco). E este grupo já conquistou coisas incríveis, a começar pela App Store e seus 700.000 aplicativos criados e 30 bilhões baixados.

Reitero um comentário que fiz há alguns dias em um post: acho complicado defender que a Apple tenha ‘tirado o Google Maps’ do iOS para colocar seu sistema próprio. O buraco é mais embaixo e não podemos ser inocentes a ponto de crer que as informações que chegam até nós são completas e nada fica de fora. Mas independente do motivo, um fato permanece: o sistema de mapas do nosso querido iPhone está incompleto.

Confesso que é até engraçado mexer no Maps e ver que o nome do Estádio Parque Antártica (na cidade de São Paulo) está escrito em uma língua oriental (chinês/japonês/coreano).


Não, não é no bairro da Liberdade

Mas ao invés de rir e fechar o aplicativo, eu ri e enviei uma correção.

Ajudando a melhorar os Mapas

Talvez nem todos saibam, mas a Apple permite o envio de correções dos mapas direto do aparelho, de forma muito fácil e prática.

Por isso, gostaríamos de fazer um convite a todos os leitores do Blog do iPhone: que tal mexer um pouquinho no Maps todo dia, e enviar correções sobre lugares e estabelecimentos que estão incorretos? Se cada um ajudar com um pouquinho, depois de algum tempo poderemos nos orgulhar de além de termos um iPhone, termos também contribuído para tornar o seu aplicativo de mapas ainda melhor.

Aqui vai um pequeno guia de como fazer para enviar uma correção para a Apple. Se todo mundo ajudar, todos nós sairemos ganhando.

Passo 1 – Abra o aplicativo Mapas e navegue por uma região que você conheça bem. 

Passo 2 – Ao encontrar um erro, selecione o estabelecimento (ou ponto de interesse destacado no mapa) tocando no ícone correspondente.

 

Passo 3 – Selecione o botão “Indicar Problema”.

Passo 4 – Na nova tela, selecione qual é a categoria que se encaixa melhor no problema que você está reportando 

Passo 5 – Na tela seguinte, Edite as informações, corrigindo o que está incorreto 

Passo 6 – Depois de tudo corrigido, toque no botão Enviar e… pronto!

Isso pode ser feito tanto no iPhone quanto no iPad e iPod touch com o iOS 6 instalado.

Você acabou de contribuir para tornar o nosso sistema de Mapas mais completo, confiável, e ainda por cima, pode falar pra todo mundo “eu ajudei”. As informações não serão alteradas imediatamente. Estes dados são enviados para a Apple, e após uma verificação, eles alteram os dados. Isso pode levar dias. E que tal depois de enviar uma correção, você colocar aqui nos comentários onde foi que você ajudou?


ATUALIZAÇÃO:

E a gente já conseguiu mudar o mapa da Apple em apenas poucas horas de mobilização. O Parque Antártica já está escrito em português e o ícone agora é de um estádio, não de um “parque”. Parabéns a todos vocês que colaboraram. ;)

Botão Voltar ao topo