2008ARQUIVO

Vivo nega boato de lançamento do iPhone esta semana

 

Após ter colocado o boato em seu portal, o UOL se redimiu do fiasco e postou hoje em seu blog de tecnologia, o GigaBLOG, um artigo desmentindo o fato que a Vivo lançaria o iPhone 3G nesse dia 20, dois dias antes que os outros países confirmados.

Não há nem sinal de chegada do iPhone nas lojas da Vivo (o que seria estranho visto que faltariam apenas dois dias para isso), além do fato da assessoria de imprensa da operadora negar que isso seja verdade.

Tudo aconteceu muito rápido: bastou um blog postar que a informação era quente que o boato se espalhou rapidamente pela net.

Nós aqui nunca damos muita importância à histórias não comprovadas, preferimos sempre esperar algum tipo de confirmação. Um dos nossos lemas é “melhor publicar uma notícia com atraso do que divulgar prematuramente um boato“. Mesmo assim, recebemos uma enxurrada de emails e comentários sobre a notícia.

Já dissemos e vamos repetir: tome cuidado com o que você lê.
Vamos pensar juntos nas evidências que mostram que é muito improvável que o iPhone seja lançado depois de amanhã:

1- apenas UM site falou no assunto, sem esclarecer bem suas fontes;

2- o Brasil não está entre os países anunciados para lançar o iPhone no dia 22 de agosto;

3- por que uma operadora brasileira, que foi a SEGUNDA a ser confirmada pela Apple, conseguiria lançar o iPhone ANTES até mesmo dos países que ganharam oficialmente o direito de lançar dia 22?

4- o iPhone não é um telefone qualquer: é um objeto de desejo, que causa sensação aonde vai. Um lançamento de sucesso necessita de muita preparação, treinamento e AVISO À IMPRENSA, pois é ela quem acaba fazendo a publicidade de graça. O “burburinho” que se cria faz pessoas acamparem na frente das lojas, além de ser assunto em tudo quanto é lugar. Por que a Vivo abriria mão disso tudo, vendendo o aparelho sem avisar antes?

5- o boato fala de um contrato de 2 anos, mas a ANATEL só permite contratos de no máximo 12 meses. A Vivo ficaria fora da lei?

 

Infelizmente o iPhone, desde o início, alimentou muitos sites com boatos dos mais diversos tipos. Lembram do iPhone vermelho? E o nano, que vez ou outra volta?

Cuidado com o que você lê.
Tem muita gente que faz de tudo para ganhar mais pageviews e visitas em seus sites. Mas eu, particularmente, acho um desrespeito com os leitores.

Botão Voltar ao topo