2009ARQUIVO

Que tal passar o Dia das Crianças ‘brincando’ de criar programas para o iPhone?

Instrumentos do SDK

Ao conhecer as maravilhas do iPhone e da App Store, muita gente fica curiosa em saber como desenvolver um aplicativo para o iPhone OS. Talvez o que nem todos saibam é que as ferramentas para tal são disponibilizadas pela Apple gratuitamente e qualquer um pode começar a aprender como se faz.

Na página oficial de desenvolvedores, é possível se cadastrar gratuitamente e baixar o SDK, kit de ferramentas para desenvolver aplicativos para o iPhone OS. Ele só roda no Mac OS X por um motivo bem simples: é a mesma estrutura de sistema operacional. Alguns até tentam se aproveitar da expectativa que muitos têm de ver sair uma versão para Windows, mas isso dificilmente acontecerá.

Se você possui um computador que rode Mac OS X, já pode se aventurar. O primeiro passo é criar uma conta no iPhone Dev Center da Apple, que lhe dará direito a acessar toda a documentação necessária para o aprendizado, desde PDFs e apostilas até exemplos práticos de códigos.

Apple iPhone Dev Connection

Depois, o que você tem que fazer é baixar o SDK, que não permitirá instalar aplicativos no aparelho e nem enviá-los para a App Store, mas pelo menos possibilita que se aprenda como funciona a programação, além de possuir um simulador de iPhone no computador, para você testar suas criações.

Além disso, você conta com vários sites pela internet com tutoriais e passo-a-passo de como elaborar seu primeiro aplicativo. No Youtube você também pode encontrar diversos vídeos explicativos, como os do canal Apple Maníacos, que juntam duas coisas importantíssimas em tutorias deste tipo: objetividade nas explicações e boa definição nos vídeos, coisas raras na maioria dos casos.

Veja esse exemplo, onde o Matheus ensina como fazer o layout de um aplicativo com cliparts do Pages (!!!), que é o similar do MS Word no Mac.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=nRwzD9F3S1k

Claro que, apesar da Apple facilitar muito o desenvolvimento de aplicativos, ainda não é tarefa para qualquer um. É preciso muito estudo de código (na linguagem Objective-C) para fazer algo funcional. Mas para quem se dedicar pode ser um ótimo passatempo, até mesmo abrindo possibilidades de ganhar uma graninha na App Store, caso suas criações tenham qualidade.

E aí, vai se aventurar? :)

Botão Voltar ao topo