2008ARQUIVO

Preços do iPhone 3G com plano pré-pago em alguns países

Todo mundo está torcendo para que o iPhone seja vendido no Brasil com uma opção de plano pré-pago, sem precisar ficar preso à nenhum contrato de dois anos com a operadora. Apesar de parecer um sonho, isso pode não estar tão longe da realidade. Alguns dos países que receberão antes o iPhone 3G já anunciaram que disponibilizarão essa opção aos seus clientes, permitindo que se compre o aparelho com um cartão SIM (chip) da operadora.

O Blog do iPhone fez um levantamento de três deles (Reino Unido, Itália e França) e transformou os valores em reais para tentar imaginar como seria o preço no Brasil. Obviamente as condições econômicas entre o nosso país e a Europa não são equivalentes, mas pelo menos poderíamos ter um valor inicial (ou seja, menos que isso não deve custar).

Eis a tabela:

Vale lembrar que vender o iPhone sem precisar assinar contrato não significa que o aparelho virá desbloqueado: ele só funcionará com o chip da operadora que o vendeu. O único país até agora que oferece a opção de desbloquear oficialmente é a França, através do pagamento suplementar de 100€ (R$ 250,00), ou então depois de 6 meses da compra. Isso devido à uma lei nacional.

Ainda não se sabe se será possível desbloquear extra-oficialmente o futuro aparelho para ser usado com qualquer operadora. Os métodos de desbloqueio atuais não funcionarão e deverão ser recodificados. Como muito provavelmente mudará o bootloader, desbloquear o iPhone 3G pode demorar algum tempo, assim como aconteceu com o bootloader 4.6 presente nos iPhones vendidos após outubro de 2007.

Com isso, até o momento* viajar para Paris é a única maneira de se comprar o iPhone desbloqueado no exterior. Aparelhos do Reino Unido e Itália só funcionarão com o seus respectivos chips e os outros que não estão na lista acima, à princípio exigirão assinatura de contrato na compra do aparelho.

Isso deve enfraquecer e muito o mercado paralelo do iPhone e, em contrapartida, incentivar os planos oficiais em cada país. Pelo menos até conseguirem desbloquear o novo bootloader.

Atualização (17h10, 08/07): a Bélgica também vai vender o aparelho desbloqueado.

* O novo iPhone começa a ser vendido na França à partir de 17 de julho.
– Não sabe o que é bootloader? Veja aqui.
– Quer ver nossa estimativa anterior de preços no Brasil? Clique aqui.
Botão Voltar ao topo