2009ARQUIVO

Perguntas e respostas – Novidades da WWDC 09

É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que para alguns fica difícil se decidir se fica contente com o iminente lançamento do iPhoneOS 3.0 ou decepcionado com as poucas novidades do 3G S. E naturalmente, as dúvidas aparecem.

Por isso, como sempre fazemos, recolhemos as mais frequentes perguntas dos leitores para fazer um apanhado geral sobre o que foi divulgado nesses últimos dias.

Quando poderei instalar o iPhone OS 3.0 no meu iPhone/iPod touch?
A Apple já anunciou a data oficial de lançamento, será na próxima quarta, dia 17 de junho. A atualização será gratuita para todos os iPhones e paga (9,95$) para os iPods touch.

Eu tenho o iPhone Classic (2G), posso atualizar sem problemas?
Não, o Classic no Brasil precisa passar por um processo de desbloqueio (com o jailbreak), que ainda não existe para a versão final do OS 3.0. Você deve esperar uma solução do Dev-Team, coisa que deve demorar ainda alguns dias depois do lançamento.

Eu tenho um 3G estrangeiro desbloqueado com o Yellowsn0w (ou Turbosim), posso atualizar sem problemas?
Não, o Yellowsn0w necessita obrigatoriamente do jailbreak, que ainda não existe para a versão final do OS 3.0. Você deve esperar uma solução do Dev-Team, coisa que deve demorar ainda alguns dias depois do lançamento. A atualização acidental para o novo OS pode impossibilitar o desbloqueio futuro.

Achei pela net a versão Gold Master do OS 3.0, posso instalar sem medo?
Aconselhamos a não instalar nenhum firmware encontrado pela internet. Apesar de muitos afirmarem que ele não pede registro de desenvolvedor, nunca se sabe as consequências que uma instalação não oficial pode trazer. Estamos na reta final, faltam poucos dias para a Apple liberá-lo.

O tethering no iPhone já vem configurado ou depende da operadora?
Depende da operadora. É ela quem decide liberar a função ou não. Nos Estados Unidos, por exemplo, a AT&T não liberou e os americanos ficarão sem. No Brasil ainda não há nenhum posicionamento oficial das operadoras.

Por que o Nike+, a bússola digital e o controle de voz serão exclusivos do 3G S se depende apenas do software?
Não é verdade, são todas funções que necessitam de novidades no hardware.

Por que não será possível filmar com o iPhone 3G que eu já tenho?
Porque a Apple sempre procura fazer as coisas com um padrão de qualidade no mínimo muito bom. O hardware do 3G (e também o do Classic) não permite fazer bons vídeos. Mesmo a solução do jailbreak, o Cycorder, consegue gravar apenas em 15 FPS, enquanto que o novo iPhone, mais potente, poderá fazer vídeos de 30 FPS, com melhor qualidade.

Meu amigo vai para os Estados Unidos este mês e quero pedir para ele comprar um iPhone novo para mim. Ele funcionará sem problemas no Brasil?
Não.
Esta pergunta se repete em todos os modelos e a resposta continua a mesma: é preciso a assinatura de um contrato de dois anos com a AT&T para comprar nos EUA. Além disso, o aparelho é bloqueado com a operadora e não há garantia para ele no Brasil. O melhor mesmo (para evitar dores de cabeça) é esperar o lançamento nacional.

Eu comprei um iPhone nos EUA, posso pedir para minha operadora brasileira desbloqueá-lo?
Não. As operadoras brasileiras só são obrigadas a desbloquear os aparelhos que elas mesmo venderam. Quem comprar fora não poderá desbloqueá-lo oficialmente.

O novo iPhone vai vir desbloqueado para o Brasil?
A princípio não, deve acontecer como hoje, você compra ele bloqueado e pede para a operadora desbloqueá-lo.

Onde está o percentual de bateria do OS 3.0?
Esta é uma boa pergunta. Nós mesmos vimos aqui que ele existia, mas por algum motivo foi retirado da versão Gold Master. Não se sabe se na versão final ele reaparecerá.

O que é versão Gold Master?
É uma versão de sistema que teoricamente servirá de base para a versão final. Neste momento, apenas desenvolvedores cadastrados tem acesso à ela. Oficialmente.

O bluetooth vai ser liberado no OS 3.0?
“Liberado” como muitos esperam, não. Mas continuará compatível com vários kits de carro, mãos livres e fones de ouvido. Agora também terá estéreo bluetooth e permitirá o peer to peer, que é a troca de informações entre aplicativos. Não será compatível com telefones de outras marcas.

Botão Voltar ao topo