2009ARQUIVO

Será que a Apple vai permitir o multitasking no iPhone?

O Push prometido até agora não veio

Na última WWDC, em junho passado, além da apresentação do iPhone 3G também foi divulgado uma nova função muito legal, que seria lançada com o firmware 2.1 em setembro do mesmo ano. Trata-se do Push Notification Service (serviço de notificação por Push), que permite que os aplicativos recebam informações mesmo estando fechados. Isso é ideal para programas de mensagem instantânea (chat), por exemplo, que podem receber mensagens mesmo não estando abertos. Atualmente não é possível o funcionamento de mais de um aplicativo ao mesmo tempo (multitasking), se você clica no botão Home, ele fecha completamente.

Setembro passou e até agora nada. A função foi retirada da versão beta do firmware usado pelos desenvolvedores, sem nenhuma explicação oficial. Vozes de bastidores dizem que a função se demonstrou muito mais complicada do que parecia, e a Apple não quis entregar um produto com problemas.

Agora rumores afirmam que a empresa poderia permitir o multitasking justamente para compensar a falta do push, mesmo a Apple sempre ter sido contra ao afirmar que rodar aplicativos em segundo plano prejudica o rendimento do aparelho, além de usar muito a bateria.

A novidade viria no já aclamado firmware 3, que seria lançado junto com o novo modelo de iPhone, em junho/julho.

Apesar da Apple ser contra e dizer que aplicativos em segundo plano deixam mais lento o telefone, um programa no Cydia implementa esta funcionalidade. É o Backgrounder.

Eu tenho usado-o desde o seu lançamento e não encontrei nenhum problema até hoje. É claro que eu não abro 20 aplicativos ao mesmo tempo, mas acho prático poder sair do Safari e depois voltar na mesma página que deixei, sem que ele recarrege tudo de novo. Mas falaremos dele mais detalhadamente em um artigo dedicado. ;)

[via]

Botão Voltar ao topo