2009ARQUIVO

MMS, GPS e Copiar/colar: Apple revela várias novidades no futuro sistema do iPhone

iPhone 3.0A apresentação de hoje do futuro firmware 3.0 trouxe várias novidades que farão parte de nossos iPhones e iPods touch a partir deste inverno (junho ou julho). Em uma apresentação que durou pouco mais de uma hora e meia, Scott Forstall mostrou os novos recursos a disposição dos desenvolvedores, entre eles, o copiar/colar, a possibilidade de criar a navegação por GPS e a tão esperada notificação push, confirmando vários rumores da semana.

Vamos falar de cada ponto apresentado na tarde de hoje.

Novo iPhone OS 3.0 com várias novidades
imagens: Gizmodo.com

Com mais de 1.000 novas APIs, o futuro sistema traz ferramentas que permitirão que aplicativos possam fazer várias coisas que atualmente não é possível.

Compras "In App"Compras “In App”
O boato da seção premium não foi confirmado, mas agora será possível construir aplicativos que podem realizar compras de conteúdo diretamente nele. Por exemplo, um jogo que tenha 10 fases, será possível você comprar mais 10 por 0,99$ (preço indicativo).

Notificação por PushNotificação por Push
Essa fazia tempo que estava sendo prometida. Agora a Apple conseguiu arrumar todos os problemas e será possível que aplicativos recebam atualizações mesmo fechados. Os maiores beneficiários disso serão os apps de mensagem instantânea (tipo MSN, AOL, etc) que agora poderão receber mensagens mesmo fechados.

MapasNavegação GPS
A API do Mapas poderá agora ser acessado pelos aplicativos comuns, o que quer dizer que agora serão permitidos programas de navegação curva-a-curva por GPS. Um já foi anunciado hoje e muitos devem aparecer até o lançamento do firmware em junho/julho.

GPS navegação

Conectividade Peer to PeerConectividade Peer to Peer
Agora jogos poderão usar um novo sistema de conectividade, que identifica os aparelhos mais próximos, para a realização de partidas multijogador. Ela será feita por Bluetooth, sem a necessidade de parear o dispositivo.

AcessóriosAcessórios
Agora os desenvolvedores poderão interagir com acessórios, o que é uma ótima notícia. Poderão aparecer aplicativos específicos para produtos feitos para o iPhone, o que abre uma enorme gama de possibilidade para novos acessórios (médicos, receptores de rádio, etc).

Copiar/colarCopiar/colar
Sim, agora você vai poder copiar um texto ou uma frase e colar onde quiser! A função funcionará entre aplicativos.
 

 

landscapeModo Paisagem
Tínhamos comentado hoje mesmo sobre esta possibilidade. Agora todos os aplicativos nativos poderão ser vistos na horizontal, como Mail, SMS e Notas.

 

MMSMensagens MMS
Outro boato confirmado: finalmente o iPhone poderá enviar e receber mensagens multimídia (MMS).

 

Essas são apenas algumas novidades. Faremos uma matéria mais completa com as outras mudanças.
Fique ligado! :)

Botão Voltar ao topo