2009ARQUIVO

Mistério resolvido: leitor tira foto do sensor iluminado do iPhone

A matéria de ontem sobre as fotos de um site de Taiwan gerou certa polêmica entre nossos leitores, pois para muitos parecia claro que se tratava do sensor de proximidade do aparelho, que fica exatamente na mesma posição.

O argumento poderia muito bem ser rebatido com o argumento de que a Apple não usa obrigatoriamente as mesmas posições para seus sensores, tanto que no modelo Classic (2G) eles estão localizados em lugares bem diferentes que na versão 3G.

Sensores no iPhone

Porém, um de nossos leitores não se contentou com palavras e resolveu tirar a limpo a história, fazendo ele mesmo uma foto de seu celular durante uma chamada. O resultado é muito similar à foto publicada ontem. Confira:

Foto do sensor em um iPhone 3G

Pela foto, é possível ver claramente o “pacman rosa” (como bem definiu pH) exatamente na mesma posição da foto chinesa.

Para o leitor que nos enviou a imagem, Marcos (MCKoe), a luz é simplesmente um LED infravermelho que aparece no momento de uma ligação. Ela não é visível a olho nu, mas pode ser registrada com a câmera do iPhone. Fizemos o teste com dois aparelhos: um Classic e um modelo 3G, um tirando foto do outro. Veja o resultado:

Sensor do iPhone 3G

Sensor no iPhone Classic

Ou seja, como muitos leitores afirmaram, a luz não passa de um sensor de proximidade, que é vista somente com o uso de câmeras e por isso muitos desconhecem a sua existência.

sensores1

O sensor de proximidade no iPhone é o responsável por fazer a tela do aparelho desligar quando a aproximamos do rosto. Isso evita que toquemos sem querer a face na tela, criando ações involuntárias, como apertar o botão de desligar. Através de raios infravermelhos ela identifica qualquer coisa próxima do sensor.

Sensor de proximidade

Mais do que comprovado, portanto, que a foto de ontem não é nada demais, apenas um iPhone 3G fotografado. :)

Ainda não foi desta vez que teve início a avalanche de supostas fotos do próximo modelo de iPhone.

Botão Voltar ao topo