2011ARQUIVO

iOS 4.3: Ponto de Acesso Pessoal na Vivo poderá ser cobrado à parte? (atualizado)

Ainda é cedo para afirmar algo, até porque a versão final ainda não saiu. Mas o fato é que iPhones com a última versão GM do iOS 4.3 (liberada há poucas horas) estão com o compartilhamento de internet (tethering ou Ponto de Acesso Pessoal) bloqueados pela operadora, em aparelhos com chip da Vivo. Ao tentar habilitar o Ponto de Acesso, um aviso aparece e pede para entrar em contato, a fim de ativar o serviço à parte.


Imagem: Fabian Umpierre

Na teoria, a nova possibilidade de compartilhar a internet via Wi-Fi deveria ser liberada nas operadoras que já compartilhavam antes, como é o caso da Vivo, Claro e TIM. Além do mais, outros celulares já fazem esse tipo de compartilhamento e não são taxados a mais por isso.

O Ponto de Acesso Pessoal é o novo nome da função de Compartilhamento de Internet (tethering), que no iOS 4.3 também ganha a possibilidade de conectar até 5 outros dispositivos (via Bluetooth, USB e, no iPhone 4, Wi-Fi). Veja mais neste artigo.

A Vivo foi a primeira operadora a liberar o tethering (função modem) no iPhone e sempre usou isso como força promocional. Não parece muito lógico ela mudar as regras do jogo agora, a não ser que seja uma imposição que atinja todas as outras operadoras.

Vamos aguardar até sair a versão final do sistema, no dia 11 de março, para entender se isso será definitivo ou apenas um ajuste que faltou fazer nas configurações por parte da operadora.

ATUALIZAÇÃO:

O problema parece não se repetir com todos os usuários. Diversos leitores afirmam que também instalaram a versão preliminar do 4.3 e estão conseguindo utilizar normalmente o ponto de acesso, sem que apareça nenhum aviso de ativação. Uma atualização nos ajustes da operadora deverá normalizar a situação para todos.

A cobrança não é assim tão absurda, se considerarmos que em vários países da Europa esta prática é normal. Até mesmo a Verizon cobra US$30 mensais pela função. No Brasil, porém, as leis protegem o consumidor e não permitem mudanças no contrato. “Só no Brasil essas coisas acontecem”. ;)

Dica do Fabian Umpierre

Botão Voltar ao topo