2010ARQUIVO

Don’t cry for me: começam a aparecer casos de encerramento de contas na App Store argentina

A notícia é preocupante, principalmente para centenas de brasileiros que utilizam a loja hermana para comprar legalmente jogos na App Store. O leitor Lucas Macedo nos relata que sua conta argentina, sem mais nem menos, foi cancelada.

Lucas sempre possuiu duas contas, uma americana (para o download de apps de graça) e outra argentina (para poder usar o cartão brasileiro). O problema começou quando ele tentou atualizar um dos aplicativos comprados. Ao entrar seus dados de conexão, uma mensagem apareceu dizendo que sua conta tinha sido desabilitada por “questões de segurança”.

Lucas enviou um email à Apple para pedir explicações, e foi quando recebeu a fatídica resposta:

Caro Lucas Macedo,
Sua conta foi desativada por usar um cartão de crédito que não é argentino. Isso viola as regras da App Store. Se você tiver qualquer questão, por favor visite o link abaixo.

Obrigado pela compreensão,

Apple

Com a conta encerrada, o usuário não pode mais se conectar à App Store, tornando impossível assim a atualização de aplicativos. Também traz problemas na hora de autorizar novos computadores para a transferência dos aplicativos que já possui para o iPhone/iPod touch.

Por enquanto, apenas um caso foi relatado. Não parece ser uma atitude em massa por parte da Apple, apenas um alerta do que pode acontecer.

Infelizmente sempre existiu este risco, no qual já havíamos alertado. Porém, poucos acreditavam que a Apple pudesse fazer alguma coisa contra seus consumidores, que só tentam arranjar uma maneira de comprar legalmente um produto não disponibilizado pela burocracia brasileira.

Na verdade, as dicas de criação de contas em outros países deveriam servir como um quebra-galho, mas infelizmente não é tratado assim por muitos usuários. Boa parte deles (e podemos comprovar isso através dos números de nosso aplicativo Wallpaper Calendário) simplesmente não possuem uma conta na loja brasileira, preferindo usar exclusivamente a App Store internacional, até mesmo para aplicativos gratuitos. Este é um erro que pode causar dores de cabeça no futuro, se a maçã resolver realmente fazer valer as regras que nos faz concordar na abertura de cada conta.

O ideal é ter uma conta principal brasileira e só usar as outras caso o aplicativo não esteja disponível nela. Assim as perdas futuras serão bem menores, caso existam.

O que fazer agora?

Bem, sem pânico. Se você é um dos que compra sempre na loja argentina, há algumas dicas para não comprometer os aplicativos que já adquiriu.

Transferência de país: você pode transferir sua conta argentina (e até mesmo a americana) para o Brasil, mudando o seu endereço. Assim você não corre o risco de perder o que já comprou, mas em compensação não poderá mais atualizar aplicativos que não estiverem disponíveis na loja brasileira. Pense bem nos prós e contras. Não é possível voltar para a conta americana sem registrar um cartão de crédito dos EUA. Somente com um cartão de crédito é possível trocar o país.

Conecte-se na sua conta, através o menu superior direito no iTunes.

Existe um botão, onde você pode realizar a troca de país (Change Country). Para isso, você é obrigado a fornecer um número de cartão de crédito internacional no Brasil, além do seu endereço verdadeiro.

Com isso, você não corre o risco de ter sua conta cancelada e perder tudo o que comprou.

Mas para os jogos, o problema continua. Se você quiser comprá-los, a única maneira é ainda apelar para as lojas internacionais. A sugestão é que você crie/mantenha uma conta extra em outro país (argentina ou EUA), mas apenas para comprar/baixar aplicativos não disponíveis na nossa loja.

Inclusive os gratuitos: se você é um que só usa a loja americana para aproveitar as ofertas que acontecem de tempos em tempos, saiba que se um dia você perder a conta, terá que baixá-los tudo de novo, inclusive os que não estarão mais de graça.

Procure sempre usar uma conta brasileira da App Store, até mesmo para baixar aplicativos gratuitos. Só apele para uma outra caso o app não esteja disponível no Brasil.

Tomando esses cuidados, você vai diminuir as chances de se incomodar no futuro.

Botão Voltar ao topo