2009ARQUIVO

Demonstração do poder do multitasking no iPhone 3GS

Multitasking no iPhone

Domingo passado demos a dica aqui de como encerrar o Safari para que ele não fique rodando em background, ou seja, não fique ativo enquanto outros aplicativos estão abertos. A partir do iPhone OS 2.0 a Apple foi praticamente obrigada a bloquear a funcionalidade de dois ou mais programas rodarem ao mesmo tempo (o chamado multitasking). Isso ocorreu por dois motivos.

Um deles era o consumo da bateria, que é bem maior quando várias atividades estão acontecendo ao mesmo tempo (isso não só no iPhone, mas em qualquer celular ou computador).

O outro era a capacidade de processamento do aparelho. Com a memória limitada do modelo 3G e Classic (vimos aqui que em média o máximo de memória livre que se pode ter sem rodar nada é de 20 a 30 MB), fica difícil gerenciar tantos aplicativos abertos ao mesmo tempo, resultando quase sempre em travamentos e encerramentos bruscos de atividade.

Ou seja, para que o iPhone não ficasse conhecido pela lentidão e travamento de programas, a Apple (sabiamente) decidiu reduzir a exigência do processador cortando esta funcionalidade do sistema. Ela não teve escolha. Pior para nós, usuários.

Porém, com o surgimento do iPhone 3GS trazendo maior memória e melhor poder de processamento, a coisa muda e muito. Testes comprovam que ele é capaz de gerar tranquilamente o multi-tasking, sem nenhum risco à usabilidade.

Para o experimento, um usuário de Hong Kong utilizou o programa Backgrounder (jailbreak), que permite o uso de vários aplicativos contemporaneamente. Ele abriu um streaming de rádio por internet, ao mesmo tempo que dois jogos que exigem bastante do processador, Real Racing e Need for Speed. O resultado você vê neste vídeo:

Reparem como a performance não foi nada prejudicada em nenhum dos programas, tanto nos de corrida como no áudio do rádio. Realmente impressionante.

Este experimento demonstra que a Apple pode vir a permitir o multi-tasking futuramente, quando a maioria dos usuários já possuírem um aparelho mais potente (iPhone e iPod touch).

[via]

Botão Voltar ao topo