2010ARQUIVO

Conheça as principais novidades do novo beta 3 do iPhone OS 4

Muitos de vocês acompanharam em primeira mão pelo nosso Twitter as novidades do novo beta do iPhone OS 4, liberado na tarde de ontem pela Apple. Para você que não é desenvolvedor, mas quer saber das novidades que estão vindo por aí, mostramos como é o beta rodando em um aparelho em português, com algumas particularidades para a nossa língua.

A primeira coisa que se nota é que o sistema está bem mais rápido (até mesmo que o OS 3.1.3) e sem todos os bugs do beta 2. O problema com o álbum de fotos, que não guardava nem fotografias tiradas com a câmera e nem fotos da tela do aparelho (screenshots), finalmente foi resolvido. O que é ótimo, pois assim podemos mostrar para vocês todos os detalhes.

Fundo do Folders

Aquele fundo legal do Folders, meio emborrachado com bolinhas (veja-o aqui), foi trocado pelo padrão do iPad. Uma pena.

Seguindo a mesma linha, o dock do multitarefa também mudou:

Comandos de música no dock

A Apple solucionou um problema que teriam os usuários do iPhone 3GS e no iPod 3G, que com a mutlitarefa perderiam a função de controlar as músicas do iPod com dois toques no botão de início. Agora os controles aparecem no dock do fast app switching (veja mais aqui), bastando deslizar os ícones para a direita.

Provavelmente você reparou a mesma coisa que eu: os botões ficaram horríveis e espera-se que não sejam os definitivos.

Bloqueio da orientação vertical

Percebeu na imagem anterior o desconhecido botão da esquerda? Ele não tem a ver com a função iPod e sim com a orientação da tela. Agora será possível travá-la para que ela não mude mais ao virar o aparelho na horizontal. Esta função já era solicitada por vários usuários e será muito útil ao ler livros quando deitado, por exemplo. Ainda não se sabe se a função estará disponível também para o iPhone 3G e iPod touch 2G, que não terão o dock da multitarefa.

Quando a função está ativada, um sinal aparece na barra superior do aparelho, igual ao que já acontece com o iPad.

Fechamento múltiplo de aplicativos ‘abertos’

Uma preocupação que muitos têm em relação aos aplicativos em multitarefa ficarem rodando ao fundo mesmo quando não o usaremos mais. Eles na verdade não ficam realmente abertos, mas para quem é meio paranóico com isso, pode ‘oficialmente’ encerrá-los através do dock. Antes era preciso tocar em cada um para que o símbolo de fechar aparecesse para ele, mas agora aparecem em todos ao mesmo tempo, ficando mais fácil.

Fechamento dos aplicativos abertos

Melhora considerável no dicionário do sistema

Já tínhamos falado aqui do fim do famigerado ‘Tê’ nas autocorreções do sistema. Pois o primeiro susto é perceber que agora ele incluiu outra sugestão no lugar:

Mas passado o susto inicial, verificamos que o sistema de aprendizado do dicionário em português melhorou muito. Agora, basta apagar uma palavra que não se deseja e ele já aprende a nova. Simples assim. Com isso, nossa dica para arrumar a autocorreção nem será mais necessária (viu, William Bonner?). ;)

Troca de imagem de fundo

Essa já tinha no beta 2, mas agora podemos fazer um screenshot dela. ;)

Nos aparelhos de 3ª geração, a escolha da imagem de fundo da tela bloqueada e da inicial ganharam uma opção especial nos Ajustes, mostrando uma prévia dos fundos instalados.

—–

A Apple ontem tinha retirado do ar o beta, por apresentar problemas em arquivos do SDK. Mas nesta madrugada uma versão corrigida já foi postada e aconselha-se aos desenvolvedores que já instalaram a primeira versão, de reinstalar o beta novamente para evitar problemas.

É sempre bom lembrar que a versão beta é exclusiva para desenvolvedores e pessoas que possuam seu aparelho registrado com a Apple. Encontrar cópias pela net e instalá-las simplesmente, bloqueia completamente o aparelho.

Acredita-se que a versão pública do iPhone OS 4 esteja disponível para modelos de 2ª e 3ª geração do iPhone e iPod touch já no mês que vem. Será gratuita para usuários de iPhone e ainda não se sabe se será cobrado para quem usa iPod touch. Os iPads só ganharão nova versão do sistema em setembro.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo