2009ARQUIVO

Chegou o grande dia: iPhone 3GS começa hoje a ser vendido em várias partes do país

iPhone 3GS

Finalmente chegou o tão esperado dia do lançamento do iPhone 3GS no Brasil, vendidos exclusivamente pela Claro, Vivo e TIM.

Duas delas divulgaram seus preços na noite anterior, TIM e Vivo, supreendendo a muitos que esperavam preços abusivos pelo novo telefone. Mas para os interessados na Claro, o dia começou sem nenhuma definição de valores.

Em evento para blogueiros e simpatizantes, a Vivo divulgou na noite de quinta-feira vários detalhes sobre a venda do celular no país. Acontecendo simultaneamente em duas cidades diferentes, Rio e São Paulo, os diretores de marketing da operadora mostraram as novas funções do novo aparelho, além de divulgar preços e contar como será a comercialização dele. Quem nos acompanhou ontem pelo Twitter viu a cobertura completa em tempo real.

Evento Vivo no Rio

Um dos assuntos falados foi a justificativa da empresa para os preços praticados no Brasil. Os executivos mostraram uma tabela contendo o valor dos aparelhos nos Estados Unidos sem subsídio da AT&T e destacaram que os preços brasileiros, mesmo com as altas taxas nacionais de importação (estimada em 60%), não ficaram muito distantes. Enquanto que no país de origem os valores são de $499 (8GB), $599 (16GB) e $699 (32GB), no Brasil a operadora vai cobrar o equivalente em dólares de $535 (8GB), $670 (16GB) e $860 (32GB) no plano mais barato (iPhone 50). Sem nenhum plano (pré-pago) o aparelho brasileiro fica por $910 (16GB) e $1.070 (32GB).

Preços nos EUA

Um outro assunto abordado foi o uso do iPhone como modem internet (tethering), destacando mais uma vez que a operadora foi a primeira (e por enquanto a única) que disponibilizou nativamente a função. Segundo eles, é mesmo a Apple que exige que a operadora cumpra uma série de exigências antes que possa liberar oficialmente o compartilhamento, como estabilidade da rede, cobertura e velocidade da conexão. Por isso que (na visão da Vivo) a operadora foi a única na América Latina a atender todos os requisitos. Paulo Vicente, Gerente de Tecnologia da operadora, garantiu que é realmente a Apple que decide quem pode ou não oferecer o serviço.

Sobre uma pergunta a respeito do serviço de Visual Voice Mail (secretária eletrônica visual, um dos pontos exclusivos do iPhone), a operadora afirma que não vai implementá-lo, mas vai propor um serviço paralelo tão bom quanto (segundo a operadora), que funcionará também em outros smartphones. Por enquanto não foram dados mais detalhes sobre este serviço, nem a data que ele entrará em funcionamento.

No final, alguns aparelhos 3GS foram sorteados entre os presentes. Os ganhadores receberam um cupom, para retirar o prêmio direto na loja da Vivo.

Cupom Vivo

Agora é esperar pelo início das vendas em todo país. A cobertura completa, como sempre, você acompanha aqui no Blog. ;)

Informações fornecidas por Alexandre Rudge, Daniel Taiguara e Lucas Macedo

Botão Voltar ao topo