2010ARQUIVO

[aperitivo iOS 4] Serviços de localização ficarão muito mais aprimorados no novo sistema

Uma das mudanças interessantes do novo iOS 4 é uma das mais discretas, pois acontece quase que nos bastidores do sistema: é o Serviço de Localização, aquele que situa o aparelho geograficamente através do GPS ou da triangulação de antenas (Wi-Fi e de celular). Algumas novidades interessantes o deixam ainda mais acurado, principalmente no tocante à privacidade do usuário.

Com o desconforto causado entre a Apple e os serviços de estatísticas, que acabaram revelando ainda no final do ano passado o uso de um novo tablet no campus da maçã, descobriu-se que alguns aplicativos acabavam enviando ao servidor informações do usuário (como localização e aparelho utilizado, entre outros) sem que ele nem ficasse sabendo. Isso irritou muito Jobs, que resolveu aumentar ainda mais a segurança no serviço de localização.

Agora, para que um aplicativo utilize a geolocalização, ele terá que receber expressamente uma autorização do usuário, através de um pop-up. Ou seja, não há como o app usar o serviço escondido. Além disso, agora um ícone de seta aparece imediatamente na barra de estado do aparelho, informando que algum aplicativo está usando a localização.

Nos Ajustes, também é possível ter muito mais controle do serviço, podendo averiguar quais aplicativos o usaram nas últimas 24h. Já era possível desligar completamente a localização, mas agora também haverá a opção de desabilitar individualmente cada aplicativo, de acordo com a vontade do usuário.

É muito mais poder ao usuário, que terá controle do que o aplicativo envia ou não para o desenvolvedor. Isso mostra também que as mudanças do novo sistema não são apenas estéticas, mas também trazendo muita coisa em seu interior.

O novo sistema iOS 4 será liberado durante o dia de amanhã (dia 21 de junho) através do iTunes. Veja aqui se seu aparelho será compatível e confira, caso ainda não tenha feito, todas as novidades em nossos outros aperitivos. :)

Botão Voltar ao topo