2010ARQUIVO

Alerta: falha no sistema de atualizações da App Store pode trazer prejuízos ao consumidor

É um problema temporário que atinge a todos os que possuem mais de uma conta na loja virtual da Apple, mas que deve ser alertado para que ninguém pague por algo que já comprou. Hoje foi identificada uma falha no sistema de atualizações da App Store e se você não tomar cuidado, poderá ter prejuízo.

Ao tentar atualizar um aplicativo pelo iTunes, pode aparecer a seguinte mensagem:

Isso quer dizer que o programa está tentando fazer um update em uma conta diferente daquela em que foi comprada/baixada originalmente, implicando em novo pagamento caso o processo siga em frente.

Veja agora como isso acontece e o que você deve fazer para não pagar de novo.

O programa iTunes (do computador) sempre mostra, no lado do ítem Aplicativos, o número de apps que possuem atualização no servidor. O número é relativo a todos os apps existentes na biblioteca, independentemente de qual conta eles foram baixados.

O normal é que, ao fazer a procura pela atualização, o programa já faça uma seleção de todos os títulos relacionados com a conta conectada no momento, escondendo os demais. Como o update é gratuito quando feito na mesma conta da compra, basta atualizar tudo sem medo. Porém, é justamente este sistema de seleção que parece não estar funcionando, disponibilizando também aplicativos de outras contas.

O problema foi identificado pelo leitor Marcelo Turolla e confirmado pela nossa equipe.

Vamos dar um exemplo, para ficar mais simples. Imagine que João tem uma conta na App Store brasileira e outra americana. Ele baixou o aplicativo Wallpaper Calendário na conta dos EUA quando este estava gratuito. Hoje, o aplicativo não é mais de graça e recebeu uma atualização. Se o iTunes de João estiver conectado com a conta brasileira, vai enxergar o update disponível (normalmente ele não apareceria) e ao tentar fazê-lo, vai receber o aviso no qual mostramos no início deste texto. Se ele clicar em “BUY” (comprar), acabará realizando novamente a compra pela conta brasileira, que não sabe que a americana já tinha baixado o app antes.

O problema é maior para quem cria uma conta estrangeira para baixar jogos temporariamente gratuitos, ou que faça compras também na loja argentina. Usuários que só possuam uma única conta (brasileira ou o que for) não sofrem do problema.

É importante deixar claro que o pagamento só acontece em caso de distração, ao apertar o botão BUY. Ter mais de uma conta não é nenhum problema, e caso apareça o aviso de compra, basta clicar em CANCEL.

A Apple ainda não se manifestou sobre o bug, mas acredita-se que ele deva ser temporário.

Botão Voltar ao topo