Watch

10 novidades do watchOS 10 aguardadas para setembro (+bônus)

O watchOS 10 traz a maior mudança de interface desde o lançamento do Apple Watch, o que está fazendo diversos usuários do relógio ficarem ansiosos por esta atualização.

Neste artigo, destacaremos 10 das principais novidades que o novo sistema operacional trará para o relógio da maçã, para você entender por que esta versão é tão esperada.


1. Interface redesenhada e Widgets

O watchOS 10 traz uma nova abordagem na forma como os widgets são tratados.

O destaque vai para o “Conjunto Inteligente” (Smart Stack), que lista widgets e informações pertinentes, como atualizações de clima e compromissos futuros, permitindo uma navegação mais rápida e intuitiva.

Basta girar a Digital Crown para acessar os widgets na tela.

watchOS 10 Widgets
As informações que você mais precisa facilmente acessíveis girando a Digital Crown

2. Mudanças em apps nativos

Alguns aplicativos nativos do Apple Watch, como Clima, Ações, Casa, Mapas, Mensagens e Relógio Mundial, receberam atualizações que utilizam melhor o espaço da tela e fornecem informações mais relevantes e de fácil acesso.

watchOS 10 Novos apps

3. Novos mostradores

Dois novos mostradores de relógio foram introduzidos: “Paleta” e “Snoopy”.

watchOS 10 Novos mostradores

O primeiro exibe as horas em três camadas de cores em constante mudança, enquanto o segundo traz os personagens Snoopy e Woodstock em animações interativas, reagindo às condições climáticas e às atividades do usuário.

4. Melhorias para ciclistas

Os ciclistas terão mais recursos à disposição, como a adição de novos dados na visualização de exercícios, incluindo cadência, velocidade e zonas de potência.

Também será possível visualizar zonas de potência em exercícios que utilizem um acessório medidor, além de uma visualização de atividade ao vivo no iPhone para acesso facilitado durante as pedaladas.

5. Novidades para Trilhas

Os entusiastas de trilhas poderão aproveitar a inclusão de Waypoints gerados automaticamente pela bússola, além de uma visualização de elevação de rotas percorridas e detalhes sobre trilhas próximas, como nomes, extensões, dificuldade e ganho de elevação.

6. Saúde Mental em Foco

Para cuidar da saúde mental, o aplicativo Atenção Plena permitirá que os usuários registrem suas emoções e estados de ânimo diários, com opções de seleção através do uso da Digital Crown.

7. Cuidados com a Saúde Visual

Recursos voltados para a saúde ocular serão introduzidos, utilizando o sensor de luz do Apple Watch para medir o tempo de exposição à luz do dia e fornecendo dados aos pais via Compartilhamento de Saúde.

8. Melhorias no Apple Fitness+

O Apple Fitness+ receberá mudanças, como Planos Personalizados, que permitem a seleção de preferências de treino, e a opção de realizar múltiplos exercícios consecutivos com a função “Stacks”.

9. Recursos Adicionais

Outras adições incluem melhorias para o ambiente corporativo, com opções de comunicação mãos-livres e detecção de quedas aprimorada, além de suporte para Gerenciamento de Dispositivos Móveis.

10. APIs para Desenvolvedores

As APIs de treino permitirão que os desenvolvedores aproveitem os sensores avançados do Apple Watch Ultra e Apple Watch Series 8, oferecendo novas experiências esportivas e possibilitando a importação de treinos programados para o aplicativo Exercícios.


Bônus

Além dessas 10 principais novidades, há algumas mudanças menores que foram adicionadas ao sistema e que melhorarão a usabilidade. Eis algumas:

  • Modo Noite: O Apple Watch Ultra ganhará a ativação automática do modo Noite. E fica a pergunta: por que isso não existia desde o início?

Apple Watch Ultra modo Noite

  • Tocador de Música: O player de música no watchOS 10 recebeu uma boa remodelação do visual, com a capa do álbum aparecendo em destaque. Muito melhor!

watcoOS10 Musica

  • Mapas offline: Com o iOS 17, você pode baixar mapas no iPhone para se encontrar mesmo sem conexão. Para consultar os mapas baixados no seu Apple Watch, basta manter o iPhone ligado e próximo.
  • NameDrop: Esta é uma nova funcionalidade que facilita o compartilhamento de informações de contato. Basta tocar na complicação Meu Cartão, colocar seu Apple Watch cara a cara com o da outra pessoa e pronto.

NameDrop watchOS 10

  • Reprodução de mensagens de vídeo e chamadas de áudio: Agora, se alguém deixar uma mensagem de vídeo gravada no FaceTime, você pode ver no Apple Watch. Além disso, também é possível participar de chamadas de áudio em grupo no FaceTime.
  • Lembretes de medicamentos: Para ajudar a manter a saúde em dia, o watchOS 10 permite que você receba lembretes caso algum medicamento, vitamina ou suplemento não tenha sido registrado. Você pode até configurar esses lembretes como alertas críticos.
  • Expansão do Modo de Bloqueio para o Watch: A função de segurança feita para pessoas específicas (jornalistas, celebridades e políticos) que estejam sofrendo espionagem, chega também ao Watch.

Lembre-se de que nem todos os recursos estão disponíveis em todos os aparelhos.

Apesar do watchOS 10 ser compatível com todos os modelos que já aceitavam a versão anterior, é importante lembrar que é obrigatório ter o iOS 17 instalado no iPhone. Ou seja, ele requer iPhone XS, iPhone XR ou posterior para poder ser instalado no seu relógio.

Botão Voltar ao topo