Apple

Apple publica página explicando diversos pontos sobre sua posição a respeito da privacidade

A Apple continua resistente ao fato do FBI solicitar a ela que crie uma maneira de invadir um iPhone 5c que era de um terrorista (leia mais sobre isto neste link).

As autoridades apelam para a dramaticidade, afirmando que a empresa está contribuindo para que mais gente morra, além de acusá-la de estar usando tudo isso para seu marketing próprio.

Aproveitando-se do destaque mundial que tem, a Apple publicou em seu próprio site uma página de perguntas e respostas sobre todos os pontos levantados pelo FBI, a fim de esclarecer cada um deles e não deixar margens para interpretações errôneas.

Abaixo, publicamos a tradução em português destas perguntas.


Título

Por que a Apple contesta a ordem do governo?

O governo pediu a um tribunal para pedir a Apple para criar uma única versão do iOS que ignora as proteções de segurança na tela do iPhone bloqueado.

Além disso, acrescentaria uma nova capacidade de realizar tentativas de senha por via eletrônica. Isso tem duas implicações importantes e perigosas:

Primeiro, o governo teria que nos fazer escrever um sistema operacional totalmente novo para a sua utilização.

Eles estão pedindo à Apple para remover os recursos de segurança e adicionar uma nova habilidade para o sistema operacional para atacar a criptografia do iPhone, permitindo que uma senha seja introduzida por via eletrônica.

Isso tornaria mais fácil desbloquear um iPhone por “força bruta”, tentando milhares ou milhões de combinações com a velocidade de um computador moderno.

Nós construímos uma forte segurança para o iPhone, porque as pessoas carregam tanta informação pessoal em nossos telefones de hoje, e há novas violações de dados a cada semana afetando indivíduos, empresas e governos.

O bloqueio por código e a exigência de entrada manual do código de acesso estão no centro das proteções que construímos para iOS.

Seria errado enfraquecer intencionalmente nossos produtos com um backdoor encomendado pelo governo. Se perdermos o controle de nossos dados, nós colocamos tanto nossa privacidade quanto nossa segurança em risco.

Em segundo lugar, esta ordem seria um precedente legal que iria expandir os poderes do governo e nós simplesmente não sabemos onde isso nos levaria.

Deveria o governo ser capaz de nos pedir para criar outras ferramentas para fins de vigilância, tais como conversas de gravação ou rastreamento de localização? Isso criaria um precedente muito perigoso.

É tecnicamente possível fazer o que o governo ordenou?

Sim, é certamente possível criar um sistema operacional totalmente novo para minar nossos recursos de segurança como o governo quer.

Mas é algo que acreditamos ser muito perigoso fazer. A única maneira de garantir que uma ferramenta tão poderosa não seja usada de forma abusiva e não caia em mãos erradas é nunca criá-la.

A Apple poderia construir esse sistema operacional apenas uma vez, para este iPhone, e nunca usá-lo novamente?

O mundo digital é muito diferente do mundo físico. No mundo físico você pode destruir uma coisa e ela vai embora.

Mas, no mundo digital, a técnica, uma vez criada, poderia ser usada uma e outra vez, em qualquer número de dispositivos.

Os agentes da lei em todo o país já disseram que têm centenas de iPhones que eles querem que a Apple desbloqueie se o FBI ganhar este caso.

No mundo físico, seria o equivalente a uma chave mestra, capaz de abrir centenas de milhões de fechaduras.

Claro, a Apple iria fazer o melhor para proteger esta chave, mas em um mundo onde todos os nossos dados estão sob ameaça constante, seria implacavelmente atacadas por hackers e criminosos cibernéticos.

Como recentes ataques contra os sistemas de IRS e inúmeras outras violações de dados têm mostrado, ninguém é imune a ataques cibernéticos.

Mais uma vez, nós acreditamos fortemente que a única maneira de garantir que uma ferramenta tão poderosa não seja abusada e não cai em mãos erradas é nunca criá-la.

A Apple já desbloqueou iPhones a pedido das forças da lei no passado?

Não.

Recebemos regularmente pedidos de aplicação da lei para obter informações sobre nossos clientes e seus dispositivos da Apple.

Na verdade, temos uma equipe dedicada que responde a estes pedidos 24 horas por dia, durante 7 dias por semana.

Nós também fornecemos orientações em nosso website para as autoridades para que elas saibam exatamente o que somos capazes de acessar e quais instrumentos legais que precisamos ver antes que possamos ajudá-los.

Para dispositivos que executam os sistemas operacionais do iPhone antes iOS 8 e sob uma ordem judicial legal, podemos extrair dados de um iPhone.

Nós construímos proteções progressivamente mais fortes nos nossos produtos com cada novo lançamento de software, incluindo criptografia de dados baseada em código de acesso, porque ciberataques única tornaram-se mais frequentes e mais sofisticados.

Como resultado destas proteções mais fortes que exigem criptografia de dados, já não somos capazes de usar o processo de extração de dados em um iPhone rodando iOS 8 ou posterior.

Hackers e cibercriminosos estão sempre procurando novas maneiras de derrotar a nossa segurança, e é por isso que continuamos tornando-a mais forte.

O governo diz que a objeção da Apple parece basear-se na preocupação com o seu modelo de negócios e estratégia de marketing. Isso é verdade?

Absolutamente não. Nada poderia estar mais longe da verdade. Isto é e sempre será uma preocupação com nossos clientes.

Nós sentimos fortemente que, se fôssemos fazer o que o governo nos pede – criar um backdoor em nossos produtos — não só isso seria ilegal, mas colocaria a grande maioria dos bons e cidadãos cumpridores da lei, que dependem de iPhone para proteger seus dados pessoais, em risco.

Existe alguma outra maneira que ajudar o FBI?

Temos feito tudo o que está dentro de nosso poder e dentro da lei para ajudar neste caso. Como já dissemos, não temos nenhuma simpatia por terroristas.

Nós fornecemos todas as informações que possuíamos neste caso. Nós também oferecemos de forma proativa conselhos sobre como obter informações adicionais.

Mesmo uma vez que a ordem do governo foi emitida, estamos oferecendo mais sugestões depois de aprender novas informações a partir do Departamento de Justiça.

Uma das sugestões mais fortes que nós oferecemos foi para eles ligarem o telefone a uma rede Wi-Fi conhecida, o que lhes permitiria fazer o backup do telefone e obter os dados que estão nos pedindo.

Infelizmente, soubemos que enquanto o iPhone do criminoso estava sob a custódia do FBI, a senha da ID da Apple associada ao telefone foi alterada.

A alteração desta senha significa que o telefone não pode mais ter acesso aos serviços do iCloud.

Como o governo confirmou, temos entregue todos os dados que temos, incluindo um backup mais antigo do iPhone em questão. Mas agora eles nos pediram para obter informações que simplesmente não temos.

O que deve acontecer agora?

O nosso país tem se mostrado sempre mais forte quando estamos juntos.

Nós sentimos que o melhor caminho a seguir seria o governo retirar suas reivindicações ao abrigo da All Writs Act e, como alguns no Congresso propuseram, formar uma comissão ou um painel de especialistas de inteligência, tecnologia e liberdades civis para discutir as implicações para aplicação da lei, a segurança nacional, a privacidade e as liberdades pessoais. A Apple teria o maior prazer de participar de tal esforço.

Botão Voltar ao topo