Apple

iPhone SE original (2016) agora é considerado um produto vintage

Não se engane. Há muita gente que ainda usa o primeiro modelo de iPhone SE no dia a dia. E eu sei disso porque na mesa atrás da minha aqui no escritório, há um usuário real que o usa enquanto eu escrevo este artigo.

A Apple incluiu o iPhone SE de 2016 e do iPad Pro de 12,9 polegadas de 2017 em sua lista de produtos “vintage”, indicando que esses dispositivos não foram comercializados por pelo menos cinco anos.

A classificação de produtos como “vintage” ou “obsoleto” pela Apple é determinada com base no tempo em que um produto não está disponível no mercado, sendo que produtos “vintage” ainda podem ser elegíveis para a assistência técnica.

Os últimos acréscimos à lista de produtos “vintage” foram divulgados inicialmente pelo MacRumors.

Vintage

Além do iPhone SE de 2016 e do iPad Pro de 12,9 polegadas de 2017, os fones de ouvido Mickey Beats Solo3 também foram incluídos na lista.

Por outro lado, a lista de produtos “obsoletos” foi expandida para incluir os fones de ouvido Powerbeats 2 e Beats Solo2 Wireless, indicando que esses produtos não estão disponíveis há sete anos ou mais.

Produtos considerados “obsoletos” geralmente perdem a elegibilidade para serviços, com uma exceção para MacBooks, que podem ser qualificados para um período estendido de reparo apenas da bateria por até 10 anos a partir da última distribuição para venda.

O iPhone SE foi um marco na sua época, pois trazia a potência do processador de última geração em um corpo de um modelo antigo (no caso, o corpo do iPhone 5S). Com isso, era possível pela primeira vez ter uma performance parecida com o iPhone recém lançado, por um preço menor.

Apesar do nome SE fazer referência a “Special Edition“, a Apple repetiu outras duas vezes a fórmula, relançando novos SE em 2020 e 2022, no corpo de um iPhone 8. Todo ano aparecem rumores de que “ano que vem terá um novo SE“. Mas…

Botão Voltar ao topo