Apple

Por que está tão difícil para a Apple desenvolver seu modem 5G próprio?

A Apple, conhecida por sua busca constante pela independência de fornecedores e pela otimização de custos a longo prazo, enfrenta obstáculos no desenvolvimento de seu próprio modem 5G para o iPhone.

Inicialmente, a empresa planejava lançar o iPhone 15 Pro com seu próprio modem, visando reduzir a dependência da Qualcomm, sua atual fornecedora de modems que até enfrentou brigas nos tribunais.

Entretanto, de acordo com informações reveladas pelo Wall Street Journal, o projeto tem enfrentado significativos atrasos em seu cronograma original.

Fazer modem não é como fazer CPUs

Iniciado em 2018, o projeto contou com o apoio de Tim Cook e outros executivos da Apple, após o sucesso das CPUs Apple Ax.

No entanto, a escolha de Johny Srouji, líder do projeto das CPUs, em detrimento de uma parceria com a Intel, gerou divergências internas, levando à saída de Rubén Caballero, então responsável pelas tecnologias sem fio da Apple.

Uma das principais dificuldades encontradas no desenvolvimento do modem 5G próprio da Apple foi a diferença de abordagem em relação às CPUs.

Enquanto as CPUs eram projetadas para um número limitado de produtos, os modems precisavam suportar redes 2G, 3G, 4G e 5G em todo o mundo, tornando o processo mais complexo e demorado.

Inexperiência da Apple

A falta de experiência da Apple no desenvolvimento de modems levou à definição de prazos que se mostraram inatingíveis.

As equipes precisavam criar protótipos que funcionassem com uma ampla variedade de operadoras globais, o que se revelou uma tarefa demorada e complexa.

A falta de coordenação entre equipes distribuídas em vários países também contribuiu para os atrasos.

Os resultados, segundo fontes, não foram satisfatórios. Os protótipos de modems desenvolvidos no final de 2022 estavam três anos atrás dos modems da Qualcomm em termos de desempenho, tamanho e tendência a superaquecimento.

Consequentemente, a Apple adiou repetidamente a integração de seu modem 5G em seus dispositivos, atualmente visando o final de 2025 como data de concretização do projeto.

Enquanto a Apple busca desenvolver seu próprio modem 5G, ela também assinou um novo contrato com a Qualcomm para garantir a conectividade de seus dispositivos até abril de 2025, com a possibilidade de prorrogação por dois anos adicionais.

Ou seja, não deveremos ver tão cedo um modem no iPhone que não tenha os dedos da Qualcomm.

Botão Voltar ao topo