Apple

Serviço de SOS via Satélite do iPhone realmente salva vidas, dizem autoridades dos EUA

A tecnologia de Emergência SOS via Satélite da Apple está sendo elogiada pelo Los Angeles County Sheriff’s Department (LASD) como um fator crucial em operações de busca e resgate.

Recentemente, um time do LASD utilizou com sucesso a funcionalidade para localizar e resgatar uma excursionista após um deslizamento de terra em Canyon Falls, Tujunga.

O Diretor de Tecnologia de Busca e Resgate, Steve Goldsworthy, inicialmente cético em relação à novidade, agora a considera “um verdadeiro divisor de águas“.

Ele destaca a precisão extrema da posição GPS, vital em situações onde a cobertura de celular é inexistente, como em áreas remotas e trilhas.

A região do LASD inclui a Trilha do Pacífico, com picos de até 10.000 pés de altitude, sujeitos a condições climáticas adversas. Mike Leum, Diretor Assistente do LASD, ressalta que houve mais de uma dúzia de resgates nos quais o SOS via Satélite não apenas esteve envolvido, mas foi crucial para salvar vidas.

Leum destaca a notificação imediata como um dos principais benefícios, permitindo que equipes de socorro cheguem rapidamente, aumentando a sobrevivência dos envolvidos.

Além disso, ele enfatiza a comunicação bidirecional, possibilitando que a estação de resgate obtenha informações cruciais, como número de pessoas envolvidas e condições médicas.

Apesar das preocupações iniciais quanto a alarmes falsos, a equipe do LASD observa que a tecnologia foi aprimorada ao longo do tempo para distinguir certos tipos de falsos alarmes.

Embora tenha havido incidentes isolados, como equipes de resgate quase sendo despachadas por engano, a eficácia geral da funcionalidade é destacada.

O LASD não relata casos de mau uso do serviço, e após um ano desde o lançamento, a equipe passou de uma postura inicial de ceticismo para uma visão favorável da funcionalidade. Goldsworthy expressa o desejo de ver essa tecnologia integrada em todos os telefones celulares.

Atualmente, a Apple oferece em alguns países de dois a três anos de uso gratuito do SOS de Emergência via Satélite para novos compradores de iPhones, mas há quem defenda que a empresa deveria tornar ele definitivamente gratuito, pois é excelente para a imagem de marca dela.

Botão Voltar ao topo