Apple

O que é o Apple ProRAW do iPhone 12 Pro

Entenda o que é o Apple ProRAW do iPhone 12 Pro e o que ele traz de diferente para quem gosta de fotografar pelo celular.


Desde o iOS 10, o sistema do iPhone é compatível com imagens no formato RAW.

Porém, o aplicativo nativo da câmera não era capaz de tirar fotos neste formato, obrigando o usuário a ter que buscar outros apps de fotografia que fizessem isso.

No iPhone 12 Pro, a situação mudou, com o aparelho sendo capaz de tirar fotos nativamente em um formato “cru” para poder ser manipulado depois.

Mas a maçã não se contentou em apenas adotar o formato padrão, e criou um mais vitaminado.

Veja neste artigo o que é o Apple ProRAW.



O que é o Apple ProRAW?

A Apple demorou para implementar um formato RAW nativo em seu app de Câmera porque não queria abrir mão de alguns recursos computacionais que diferenciam o iPhone de outros celulares. Por exemplo, o Deep Fusion, o Smart HDR e o modo Noite.

Um formato RAW (“cru” em inglês) não tem este tipo de informação, sendo que o fotógrafo deve, posteriormente, ajustar a imagem como bem desejar.

Correção: não tinha.

Com o ProRAW, é possível usar todo o aspecto da fotografia computacional e ainda manter o controle completo sobre os parâmetros de preferência como balanço de branco, redução de ruído, nitidez e muito mais.

O Apple ProRAW é o melhor dos dois mundos: um arquivo bruto, completamente editável, mas que já traz efeitos aplicados pelo software, como os ajustes obtidos com os recursos dos novos iPhones.

O Apple ProRAW junta as informações de um formato RAW padrão com o processamento de imagem do iPhone, garantindo mais flexibilidade ao editar a exposição, cor e equilíbrio de branco da foto.

o que é apple proraw


RAW vs ProRAW

Na verdade, o Apple ProRAW não é um outro formato, e sim o mesmo RAW que a gente conhece, mas com  mais informações dentro dele.

Ao contrário do que muitos possam inicialmente pensar, o ProRAW não é um formato proprietário ou fechado. Ele é apenas o padrão DNG já conhecido pela indústria, melhorado. Quando você tira fotos com ProRAW, não há absolutamente nada bloqueando suas fotos no ecossistema da Apple.

A empresa trabalhou com a Adobe para introduzir algumas novas tags. O padrão DNG lançou a especificação 1.6 com detalhes sobre essas tags, no mesmo dia em que o ProRAW entrou em testes com o beta do iOS 14.3.

Com o Apple ProRAW, é possível aproveitar alguns recursos computacionais do iPhone, como o Deep Fusion e o Smart HDR, sem comprimir a imagem nem retirar as características de um formato bruto.

A gravação e edição do ProRAW também estão disponíveis em aplicativos de terceiros. O app Halide, por exemplo, adicionou algumas opções adicionais de fotografia, como ProRAW+, que oferece a opção de escolher uma menor profundidade de bits para um tamanho de arquivo 50% menor.

O Apple ProRaw não pretende acabar com o clássico formato RAW, e sim ser apenas mais uma ferramenta útil no arsenal dos fotógrafos.


Como ativar o Apple ProRAW

O formato Apple ProRAW só pode ser obtido nos modelos Pro do iPhone 12, rodando o sistema a partir do iOS 14.3.

Para aqueles que sabem o que fazer com ele e querem tirar o máximo de proveito, eis as instruções para ativá-lo:

  1. Abra os Ajustes do iPhone
  2. Vá em Câmera > Formatos e ative a opção Apple ProRaw
  3. Abra o aplicativo Câmera
  4. Toque no botão o que é apple proraw no alto da tela
  5. Tire a foto

o que é apple proraw


Dicas e ideias para fotografar no modo ProRAW

  • Você verá o impacto mais significativo em cenários extremos – aqueles em que os algoritmos gerais não podem fazer todo o trabalho. Cenários de filmagem como iluminação interna mista (fria e quente), luz extremamente baixa (como fotos de estrelas), imagens de alcance dinâmico super alto (como primeiro plano sombreado com rocha vermelha iluminada pelo sol no fundo).

  • Pense no ProRAW como um arquivo não pronto. Se quiser compartilhar ou imprimir a imagem, você deve processar este arquivo primeiro.

  • Ainda não é possível usar o ProRAW com Live Photos, no modo Retrato ou ao gravar um vídeo.

  • Na verdade, existe um arquivo JPEG normal embutido em cada arquivo ProRAW. Por exemplo, se você compartilhar o arquivo ProRAW não editado com o iMessage, AirDrop ou e-mail, você verá o arquivo JPEG processado. Mas se abrir esse mesmo arquivo em Fotos e clicar em Editar, verá a visualização RAW real.

  • Depois de ativar o ProRAW, ele não permanece ativado para sempre. Ele permanecerá ativado durante aquela sessão e, mesmo se você bloquear o iPhone e retornar a ele em alguns segundos, o ProRAW ainda estará ativado. Mas depois de alguns minutos, o ProRAW é desligado. Provavelmente, isso é bom porque o ProRAW não é essencial para todas as fotos do iPhone, mas fique atento se fotografar no ProRAW for importante para você.


Quando usar o ProRAW (e quando não)

É importante entender o que é o ProRAW e quando usá-lo.

Este formato não é simplesmente um botão mágico que você pode ativar para tornar suas fotos melhores. Na verdade, uma foto sem ser RAW inicialmente parece muito melhor visualmente do que o arquivo ProRAW, então fotografar com este recurso realmente só faz sentido se você pretende perder um tempinho ajustando a imagem depois.

Além disso, o tamanho do arquivo é muito maior. Então, ficar tirando simples selfies repetidas apenas para postar no Facebook só iria entupir o armazenamento do seu iPhone.

É um recurso apenas para quem sabe o que está fazendo e conhece as maneiras de manipular a imagem depois.

iPhone 12 – Apple Store

iPhone 12 Pro – Apple Store

iPad Air 4ª geração – 10,9 polegadas

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo