2011AplicativosARQUIVOiPad

O iPad 3G pode se revelar o melhor navegador GPS em uma viagem de carro

Desde o iOS 3.0, a Apple permite aplicativos que transformam o iPhone em um navegador GPS curva-a-curva (como o TomTom ou o Sygic), o que nos faz economizar na compra de um aparelho GPS separado. Porém, foi com o surgimento do iPad que os aplicativos realmente ganharam uma amplitude muito maior, transformando o tablet provavelmente no melhor dispositivo GPS que você pode ter em uma viagem.

Falo de minha experiência pessoal: eu já tinha testado navegadores no iPhone, até mesmo para fazer resenhas para o Blog. Mas foi ao testar recentemente a experiência com o iPad que percebi que sua tela de 9,7 polegadas é um verdadeiro assistente na estrada, sem precisar forçar o olho em uma tela pequena.

O tamanho maior da imagem facilita muito a visualização, causando menos distrações durante o percurso. A única dificuldade é encontrar uma maneira de fixá-lo no painel, para que ele fique visível sem atrapalhar ou ficar caindo. Alguns leitores usam a velha técnica do velcro, para deixá-lo estável, que acaba funcionando muito bem na maioria dos casos.

Os navegadores GPS da App Store possuem já os mapas integrados, o que dispensa completamente o uso de uma conexão internet. Eles utilizam as informações de localização do chip GPS que existe dentro do iPhone e no iPad 3G, que se conecta diretamente com o satélite. É importante notar que apenas a versão 3G do iPad (tanto o 1 quanto o 2) possuem GPS integrado; a versão Wi-Fi (mais barata) não vem com o chip e portanto não é capaz de utilizar estes aplicativos sem uma conexão internet.

Se você viaja bastante de carro e está em dúvida entre comprar um iPad Wi-Fi ou um 3G, talvez seja uma boa optar pela versão que tenha GPS, pois mesmo que você não use nenhum plano de operadora, poderá transformá-lo em navegador, o que facilita e muito qualquer aventura na estrada. Os aplicativos de navegação são pagos e divididos em mapas (geralmente por países). Eles todos usam geralmente os mesmos mapas (TeleAtlas), se diferenciando na interface gráfica.

Se você já testou algum deles com o iPad, nos conte aqui nos comentários deste artigo. ;)

Botão Voltar ao topo