Aplicativos

Foursquare quer deixar de ser um aplicativo de fazer check-ins

Swarm

Quando você está em um lugar legal e quer registrar sua presença ali (conhecido também como check-in), provavelmente você usa o aplicativo do Facebook para isso ou, se é uma pessoa um pouco mais descolada, usa o Foursquare.

O problema é que este último não quer ser associado a “um app só de check-in” e por isso irá desabilitar justamente a função que o fez famoso. E na tentativa de desassociar essa imagem, eles resolveram dividir o aplicativo em dois e deixar essa função em outro app dedicado só para check-ins, chamado Swarm.

Ele será quase como um Buscar meus Amigos (da Apple), em que você poderá localizar a região aproximada de onde seus amigos estarão, podendo interagir com eles. Não será mostrado o local exato de onde eles estarão e o check-in será opcional.

Segundo os desenvolvedores do Foursquare, a função de check-in representa apenas 1% do que o app é capaz de fazer. Seu objetivo atual é indicar lugares próximos onde sair, comer, se divertir, com as notas e avaliações das pessoas que já passaram por lá. Sim, exatamente o que o Yelp já faz.

A diferença é que o Yelp é muito popular nos EUA, mas ainda engatinha em outros países, ao contrário do Foursquare que se popularizou internacionalmente. É bem verdade que o Yelp evoluiu bastante desde que chegou ao Brasil no ano passado, fazendo já parte dos Mapas da Apple por aqui. Mas o Foursquare ainda possui uma base mais engajada em nosso país.

Minha opinião: eu gosto de dar check-in no Foursquare e, enquanto isso, ver o que as pessoas comentaram daquele lugar (buscando as vezes dicas e sugestões) e aproveitar para dar minha avaliação. No momento que o aplicativo não fizer mais isso e me obrigar a instalar e usar outro só para o check-in, não sei se terei vontade de me engajar. Perde um pouco o sentido para mim, pois parece complicar o que era simples.

YouTube video

O novo app deverá aparecer na App Store nas próximas semanas.

via The Verge

Botão Voltar ao topo