Aplicativos

Facebook para iOS ganha postagens no estilo do Snapchat

O Facebook revelou que está iniciando testes que trazem ao seu aplicativo móvel recursos similares aos encontrados no Snapchat. Durante o período olímpico, os usuários poderão adicionar desenhos feitos a mão, textos e bandeiras de países em fotos e vídeos gravados através do aplicativo. A mudança surge na mesma semana de lançamento do Stories, nova função do Instagram.

Os testes foram iniciados nesta sexta-feira (5). Ao abrir o aplicativo, metade da tela será ocupada por imagens projetadas da câmera do iPhone, permitindo ao usuário criar uma foto ou vídeo com apenas um toque. Em seguida, será possível adicionar filtros, adesivos e rabiscos nas mídias criadas. A maior novidade fica por conta dos filtros de realidade aumentada. Eles estarão disponíveis ao abrir a câmera em modo de tela cheia câmera, permitindo que montagens com selfies sejam compartilhadas.

facebook-snapchat

FaceChat

Não há informações oficiais se isso se tornará realmente parte do aplicativo no futuro. No entanto, segundo declaração do gerente de produto do Facebook, Sachin Monga, ao site The Verge, as funcionalidades tornarão o aplicativo móvel mais interativo. A decisão pode estar ligada ao sucesso da nova ferramenta do Instagram, que agora permite publicar fotos e vídeos com as mesmas características oferecidas pelo Snapchat. A rede social, inclusive, tentou comprar o aplicativo no passado, mas não obteve sucesso.

Estamos testando em pequena escala. Mas a esperança é que, eventualmente, possamos trazer essa experiência para pessoas ao redor do mundo. Muitas nunca tiveram a oportunidade de experimentar o prazer de abrir seu telefone e ver a experiência mágica da realidade aumentada“, afirma Sachin Monga.

O Facebook é a rede social com maior número de adesões e vem gerando mais e mais receitas com o passar dos anos. No entanto, a empresa registrou no último ano uma queda considerável na quantidade de mensagens trocadas e postagens realizadas. A reação a esse problema é facilmente detectado em uma análise preliminar. Esse é o motivo de tantas mensagens automáticas como a função “Neste dia“, slides de fotos recentes, mensagens de sexta-feira e outras iniciativas.

A função não chega a ser uma grande novidade. É possível encontrar esses efeitos há algum tempo, mas o processo de edição é apresentado antes do usuário finalizar uma postagem de mídia.

Botão Voltar ao topo