Análise

Cresce casos de usuários que trocam o Android pelo iPhone, aponta pesquisa

Segundo um relatório recente da empresa de pesquisa Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), cada vez mais pessoas estão deixando o sistema operacional Android para aderir ao universo do iPhone.

Os dados revelam uma tendência preocupante para o Google, enquanto a Apple ganha terreno nessa disputa acirrada no mercado de smartphones.

É claro que estamos falando de Estados Unidos. Em países emergentes como Brasil e Índia, onde o preço alto do celular da Apple conta muito no momento da compra, os números provavelmente seriam diferentes.

Mas é interessante analisar que, se tirarmos o fator preço, as pessoas tendem a ficar com o iPhone.

De acordo com o relatório, durante o período de março de 2022 a março de 2023, aproximadamente 15% dos compradores de iPhone migraram do Android.

Essa porcentagem representa milhões de unidades vendidas, indicando uma mudança significativa nas preferências dos consumidores. Por outro lado, 83% dos compradores de iPhone já possuíam um modelo anterior da marca.

Toque na imagem para ampliá-la

Uma análise mais ampla dos últimos oito anos revela uma tendência crescente de pessoas que optam por deixar o Android para migrar para o iOS.

Em 2021, apenas 10% dos compradores de iPhone vieram do sistema operacional concorrente, um número que saltou para 11% em 2022 e, agora, atingiu os mencionados 15%.

Embora essa seja uma realidade preocupante para o Google, é importante destacar que as taxas já foram mais altas. Em 2016, época do iPhone 7, 21% dos usuários optaram por abandonar o Android em favor do iPhone. Esse número caiu gradualmente até atingir o patamar histórico de 10% em 2020.

Questões como a pandemia e a popularidade do iMessage podem estar influenciando essa mudança de preferência. Além disso, o amplo ecossistema da Apple pode estar atraindo novos usuários.

Esses dados apontam para um cenário em que a Apple tem ganhado espaço, enquanto o Android perde terreno.

Somente o tempo dirá como essa disputa continuará a se desenrolar e quais estratégias serão adotadas pelas duas empresas para conquistar e manter os usuários em seus respectivos sistemas operacionais móveis.

Botão Voltar ao topo