Notícias

Apple quer ajudar a acabar com as senhas no futuro

As senhas nunca foram tão necessárias quanto hoje em dia, mas ao mesmo tempo se tornaram uma dor de cabeça para alguns.

A Apple acaba de entrar na aliança FIDO, que buscas soluções alternativas para substituir as senhas.





Senha incômoda

Apesar de já nos acostumarmos com o uso de senha para tudo, este método de autenticação nos causa alguns transtornos.

Primeiro, é preciso criar uma senha forte, segura, difícil de ser adivinhada. Segundo, o ideal é criar uma senha assim diferente para cada site ou serviço. Terceiro, você precisa lembrar de todas elas.

E o pior: mesmo fazendo tudo isso, sua conta ainda não está 100% segura, pois estamos expostos a golpes de phishing ou processos de hacking.

Em busca de uma alternativa

Foi com o intuito de encontrar alternativas a este método antigo de autenticação que algumas empresas tecnológicas formaram uma aliança para criar um padrão único de identificação que não precise de senha.

Surgiu assim em 2012 a FIDO (Fast Identity Online), formado por empresas como Microsoft, PayPal, Lenovo, Google, Samsung e Intel. Mas apesar da presença das gigantes da tecnologia, pouca evolução se viu nestes últimos anos.

Mas este ritmo pode mudar a partir de agora. A Apple decidiu fazer parte da aliança e contribuir com um novo padrão.

Quem conhece há mais tempo a maçã sabe que ela costuma entrar em grupos deste tipo quando já tem algo desenvolvido e quer tornar padrão.

Ela fez isso com o padrão Wi-Fi e até com o o atual USB-C, que foram tecnologias aceleradas graças a uma forte contribuição da Apple.





A experiência da Apple

A Apple há tempos já oferece soluções mais seguras de autenticação a seus usuários, usando dispositivos de confiança. 

Por exemplo, é possível fazer login em um Mac apenas aproximando o Apple Watch. Ou então conectar no site iCloud.com apenas autenticando com o rosto ou impressão digital.


A perspectiva da entrada da Apple na FIDO é ótima e nos ajuda a acreditar que o desenvolvimento de novas soluções de segurança seja acelerada.

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luis Gustavo Pereira

    Já sinto que ela poderia estar aceitando o login com rosto no iCloud a partir do Windows também onde tem Windows hello…

    • Guten

      Se o Windows Hello fosse tão confiável quanto o Face ID, eu concordaria, no entanto, tendo que reconfigurar o Hello a cada duas semanas e sem esperança de que funcione sem condições específicas de iluminação, ainda não dá pra confiar em substituir o LastPass.

      • Luis Gustavo Pereira

        Não sinto assim. Mas vai do hardware, triste por ti, se tiver uma câmera RealSense não sofreria tanto

  • Tenho exatas 438 senhas cadastradas no 1PASSWORD, garantido senhas diferentes e fortes para toda sorte de serviços que me cadastro.

    Não tem como viver sem.

    • Jorge Junior

      Ele ainda avisa quando houve algum site com vazamento, além de quais sites aceitam autenticação de dois passos e ainda tem uma ferramenta embutida que gera essas senhas.
      1Password é muito amor

    • Luciano Assunção

      Ele eh muito bom mesmo. Só não uso as senhas fortes que ele cria por medo de um dia eu ficar sem celular e precisar acessar algum dos sites que uso.

      • Guten

        LastPass. Funciona muito bem no iOS e como extensão de navegadores.

      • Dan

        Você pode sincronizar o cofre via Dropbox e instalar a extensão pra navegador! Com um atalho de teclado ele preenche automaticamente o login 🙂

  • Luis Gustavo

    Agora vai, por anos outras empresas estão lá, nada foi feito, mas agora que a magnânima, vitaminada, super super entrou, tudo vai se resolver….. Rsrsrsrs ahhhh esse campo de distorção maravilhoso mais uma vez entrando em ação…. E vamos que vamos

    • “Ela fez isso com o padrão Wi-Fi e até com o o atual USB-C, que foram tecnologias aceleradas graças a uma forte contribuição da Apple.”

      Ler a matéria inteira ainda custa 0 reais.

      • É divertido ver isso. Em 12 anos de BDI já vi se repetir tantas vezes.
        O cara vem aqui insinuar que o que a gente afirma é coisa de “fanboy”, aí depois que acontece, ele some e nunca mais toca no assunto.

        É divertido. Já aconteceu na época do BlackBerry, da Nokia, do Palm Pre, do tal Motorola Droid… E assim caminha a humanidade. 🙂

      • Luis Gustavo

        Isso é o que a matéria diz, vai saber se acelerou mesmo ou foi só mais um, agora que a Apple entrou a coisa andou milagrosamente …vamos ver o que vai acontecer.. E sim eu li a matéria, e essa parte que você citou, achei mais forçada ainda que o texto da matéria inteira

        • CarlinhosDOWN

          “Isso é o que a matéria diz, vai saber se acelerou mesmo ou foi só mais um…”

          – A Terra é redonda? Isso é o que os cientistas dizem, vai saber se ela é mesmo…
          – Vacina cura doenças? Isso é o que os laboratórios dizem, para ganhar dinheiro…
          – O desmatamento da Amazônia aumentou? Os satélites estão errados. Tem que despedir o diretor do INPE.

          – Aquecimento global? Isso é o que dizem os ambientalistas que são patrocinados por forças obscuras, mas não vi até agora nenhuma prova disso…

          Para cabeças duras que não estão abertas a discussões e acham que só aquilo que eles acreditam é o que é o certo, ignorando tudo o que os outros dizem, não merecem nem mesmo uma resposta.

          Porque gente assim não contribui em nada. E a opinião deles acaba sendo infértil. Até bosta de vaca tem mais utilidade.

Back to top button
Close