Segurança

Apple quer ajudar a acabar com as senhas no futuro

As senhas nunca foram tão necessárias quanto hoje em dia, mas ao mesmo tempo se tornaram uma dor de cabeça para alguns.

A Apple acaba de entrar na aliança FIDO, que buscas soluções alternativas para substituir as senhas.

 

Senha incômoda

Apesar de já nos acostumarmos com o uso de senha para tudo, este método de autenticação nos causa alguns transtornos.

Primeiro, é preciso criar uma senha forte, segura, difícil de ser adivinhada. Segundo, o ideal é criar uma senha assim diferente para cada site ou serviço. Terceiro, você precisa lembrar de todas elas.

E o pior: mesmo fazendo tudo isso, sua conta ainda não está 100% segura, pois estamos expostos a golpes de phishing ou processos de hacking.

Em busca de uma alternativa

Foi com o intuito de encontrar alternativas a este método antigo de autenticação que algumas empresas tecnológicas formaram uma aliança para criar um padrão único de identificação que não precise de senha.

Surgiu assim em 2012 a FIDO (Fast Identity Online), formado por empresas como Microsoft, PayPal, Lenovo, Google, Samsung e Intel. Mas apesar da presença das gigantes da tecnologia, pouca evolução se viu nestes últimos anos.

Mas este ritmo pode mudar a partir de agora. A Apple decidiu fazer parte da aliança e contribuir com um novo padrão.

Quem conhece há mais tempo a maçã sabe que ela costuma entrar em grupos deste tipo quando já tem algo desenvolvido e quer tornar padrão.

Ela fez isso com o padrão Wi-Fi e até com o o atual USB-C, que foram tecnologias aceleradas graças a uma forte contribuição da Apple.

A experiência da Apple

A Apple há tempos já oferece soluções mais seguras de autenticação a seus usuários, usando dispositivos de confiança. 

Por exemplo, é possível fazer login em um Mac apenas aproximando o Apple Watch. Ou então conectar no site iCloud.com apenas autenticando com o rosto ou impressão digital.


A perspectiva da entrada da Apple na FIDO é ótima e nos ajuda a acreditar que o desenvolvimento de novas soluções de segurança seja acelerada.

Botão Voltar ao topo