Notícias

Quarta geração do sistema SYNC da Ford trará compatibilidade wireless ao CarPlay

Já se passaram quase 5 anos em que o iOS 8.3 introduziu a funcionalidade de conectar o iPhone no CarPlay sem precisar conectar fios. Basta entrar no carro e o aparelho já se conecta ao sistema automotivo.

Apesar de prático, esta funcionalidade não foi largamente adotada e hoje poucos carros possibilitam isso.

A Ford quer mudar as estatísticas e anunciou que seu sistema de entretenimento SYNC 4 trará compatibilidade à função wireless do CarPlay.






O SYNC 4 estará disponível em alguns modelos da Ford a partir de 2020, trazendo suporte à conexão sem fio com o CarPlay.

Por muito tempo os usuários vêm reclamando da falta de vontade das montadoras em adotar o suporte ao CarPlay sem fio. Em alguns modelos mais caros a função é liberada, mas há casos em que é preciso pagar uma taxa extra para isso.

A Ford não deixou claro quais modelos receberão a atualização no ano que vem.

Via
Engadget
Fonte
Media/Ford
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcos Camuri

    Boa tarde pessoal!

    Existe algum dispositivo/aparelho que possa transformar o carplay de um carro que é apenas com fio.. em sem fio?

    • Eduardo Vieira

      Também queria saber de sem fio… com fio tem alguns aparelhos da pioneer que fazem isso…

      • Victor Caricchio

        pioneer tem alguns modelos que funcionam por wireless

        • Eduardo Vieira

          Sim… o AVIC-W8400NEX ou AVH-Z9180TV… ambos tem
          Com wireless

    • Carlos Frederico

      Também quero saber. Possuo um C4 Cactus 2020 e o CarPlay funciona muitíssimo bem, porém só no cabo. Há vantagem no cabo: carregar enquanto é usado. Porém, para tráfegos curtos como casa – trabalho, que dura em torno de 8 minutos, espetar e remover o cabo se torna maçante…

      Para viagens com Waze, sem dúvida o cabo é melhor. A menos que você tenha um carregador sem fio… aí é outra história rs.

      • Muitos carros atuais já vem com carregamento por indução no próprio painel ou na parte inferior a ele, mas o CarPlay ainda é por cabo. O Honda Civic novo é um exemplo. Não consigo entender…

        Eu estou com vontade de mudar de carro mas vou aguardar ao máximo até que o Carplay Wireless se popularize. Atualmente eu uso o próprio telefone num carregador por indução preso ao painel, o CarPlay é realmente prático mas com fio nos dias de hoje como você mesmo disse fica impraticável.

  • Beto Andery

    Eu tenho um Ford 2020, Ecosport e não equiparam nem com o Sync 3. Inventaram um Sync 2.5, péssimo e completamente obsoleto. se deixassem um compartimento 2 Din teria sido melhor.
    Essa notícia do Sync 4 do me faz arrepender mais de ter adquirido o que deve ser meu último veículo Ford.

    • É amigão, a gente vive no Brasil. Quando começa a sair lá, leva anos pra chegar aqui ou quando chega rápido a gente paga o preço.

      Como disse no comentário acima, o Honda Civic novo vem com carregamento por indução no próprio carro, o que é ótimo, mas o CarPlay também é com fio. Não faz o menor sentido né?

      Vou esperar com meu carro atual até isso se popularizar mais por aqui.

    • X-Tudãoᴳᴼᵀ

      Não é a toa que estão na situação que estão.

  • Marcus

    O problema é conseguir comprar um carro da Ford no Brasil. Tenho um New Fiesta, que foi recentemente retirado de linha junto com Focus e Fusion. No Brasil só restam Ka, Ecosport e Ranger, três modelos pouco atrativos pra quem acostumou com Fiesta e estava de olho no Focus como próxima aquisição. As outras montadoras (e até mesmo os fabricantes de multimídia independente) estão demorando muito para popularizar o Carplay.

    • Paulo Getirana Cotta Junior

      A Volkswagen e a Chevrolet já possuem uma extensa gama de opções com suporte ao Apple Carplay.

      • Marcus

        Para me expressar melhor: as montadoras não estão ajudando na popularização do Apple Car play, pois estão disponibilizando, na maioria das vezes, apenas para as versões mais caras dos carros. Por exemplo: você não consegue comprar o Ford Ka mais barato e pedir para incluir o Sync (mesmo o 2.5) como opcional. Você obrigatoriamente tem que escolher uma versão mais recheada para ter acesso ao Carplay. A mesma coisa funciona na Chevrolet… E as fabricantes de multimídia ainda estão muito aquém da qualidade de um som original do carro.

    • X-Tudãoᴳᴼᵀ

      Fora os modelos que sobreram downgrade do Fordsync, acho que foi o Ka lançado na versão 3.0 e depois depenaram para a versão 2.5.

    • Acho que praticamente todas as montadoras já suportam o CarPlay cara. Volkswagen, Chevrolet, Hyundai, Renault, Peugeot, Citröen e Fiat sei que já suportam. Honda e Toyota acredito que suportem também. Na verdade não consigo lembrar de nenhuma que não suporte, tirando a FIAT que não suporta em todos os multimídias.

      • Marcus

        Não me referi às montadoras não disponibilizarem o carplay na multimidia. Isso até tem ocorrido com certo atraso, como é o caso do Yaris (A toyota está cobrando para fazer a atualização de software do multimidia para disponibilizar o carplay). Eu me referi à popularização de forma geral mesmo, de você conseguir comprar a multimídia como opcional ou acessório (para carros usados). As montadoras forçam que você compre as versões mais recheadas dos carros para disponibilizar o Carplay.

  • Daniel Alves de Andrade

    Tenho carplay sem fio em um BMW 330 e sem dúvida muito bom, deixo o iphone no bolso da calça e o consumo de bateria é muito baixo… então apesar de ter carregador por indução dentro do carro eu nem uso…

    • CHC

      Sem duvida esse é o melhor dos mundos, CarPlay sem fio e carregador por indução no próprio carro. Assim, você decide se quer ou não carregar o cel, pois ficar o tempo todo espetando o cabo além de ser chato, obriga você a carregar o cel mesmo sem ter necessidade. Agora uma pergunta, é possível desligar a função de carregamento por indução?

      • Daniel Alves de Andrade

        Sim, pelo menos no meu veículo isso pode ser desativado no computador de bordo, mas além de poder deixar o celular no bolso se não quiser carregar tbm posso colocar ele dentro do apoio de braço… Pois o carregador por indução fica num espaço entre o porta copos e os controles do rádio, entre o console e o painel… Eu particularmente deixo o iphone no bolso… quase não uso o carregador por indução… supondo q tenha um iphone Mac ou Plus e não queira deixar no bolso a vantagem de colocar em cima do carregador mesmo não querendo carregar é q o carro avisa q vc está esquecendo o celular se desligar o carro e abrir a porta sem tirar ele do carregador

        • CHC

          Aí sim hein, BMW é outro nível. Valeu!

Back to top button
Close