Notícias

iFixIt encontra indícios de que hardware do iPhone 11 Pro permitiria recarga bilateral sem fio

Uma das grandes expectativas para os novos iPhones deste ano era a recarga bilateral, ou seja, seria possível transformar o iPhone em um carregador sem fio, compartilhando sua carga de bateria com outro dispositivo compatível, como o estojo dos AirPods, por exemplo.

Mas o evento chegou e esta funcionalidade não foi anunciada.

De fato, horas antes da apresentação do time de Tim Cook, o analista Ming-Chi Kuo adiantou que a Apple desistiu de última hora de anunciar o carregamento reverso, mesmo o hardware sendo compatível.

Agora, com o iFixIt fazendo o tradicional desmonte do aparelho, vem a confirmação de que o hardware permitiria esta funcionalidade, caso o sistema deixasse.

De acordo com a empresa, a bateria em forma de L do iPhone 11 Pro Max inclui um par de conectores que funcionam no conector Lightning e na placa lógica principal, respectivamente.

A nova configuração pode sugerir o recurso de carregamento sem fio bilateral no hardware do aparelho, que acabou não sendo implementado para o consumidor final.

Transformar o iPhone em um fornecedor de energia para outros dispositivos é algo que assusta os usuários mais antigos. Afinal, se a gente mal consegue fazer a bateria durar até o final do dia, como é que se faz para ainda recarregar outros dispositivos com ele?

De fato, este ano a Apple forneceu um belo aumento na autonomia da bateria dos modelos Pro. Além disso, o iPhone poderia recarregar outro por indução, enquanto estivesse conectado ao cabo Lightning, sendo ele mesmo recarregado.

Leia também:
iPhone 11 Pro Max tem a maior duração de bateria já vista em um celular da Apple

Ficam algumas grandes questões: por que a Apple teria desistido na última hora em adotar a função? Será que ela não ficou pronta a tempo? Será que não atingiu a qualidade esperada? E no futuro, a Apple ativará por software os atuais aparelhos que já possuem este hardware ou será uma novidade somente para futuros iPhones?

Só o tempo pode responder estas perguntas.

ATUALIZAÇÃO:

O sempre bem informado Rene Ritchie recebeu um discreto recado da Apple (apesar dele não admitir que a informação partiu dela) esclarecendo que o hardware presente no iPhone 11 Pro não permite que a função de carga bilateral seja ativada no futuro, por simplesmente não possuir condições técnicas para isso.

Ainda é um mistério a razão de existir o segundo cabo da bateria, e alguns suspeitam que a ideia da função tenha sido abortada no meio do projeto.

Fonte
iFixIt
Botão Voltar ao topo