iOS

Como funciona o QuickPath, o teclado deslizante do iOS 13

O iPhone causou uma revolução nos celulares ao introduzir em nossa vida cotidiana (entre outras coisas) o teclado virtual. Mas a maior evolução dele não foi criação da Apple: o teclado Swype, que permite escrever uma palavra sem tirar o dedo da tela.

No iOS 13, esta funcionalidade vem nativa no teclado do sistema.





A origem do Swype

O teclado Swype foi lançado em setembro de 2008 e nasceu da necessidade de se criar uma forma de diminuir os erros de digitação ao escrever com teclados virtuais. Desde o início, as teclas muito juntas e menores que os dedos sempre ocasionaram reclamações principalmente de quem tem mãos grandes.

A sua proposta era a de deslizar o dedo entre as letras e o dicionário do sistema tentar prever o que o usuário queria escrever.

Com o lançamento de celulares com telas maiores, este tipo de teclado ganhou popularidade ao facilitar a escrita usando apenas uma das mãos. 

Em 2011, o Swype foi comprado pela Nuance, que o descontinuou definitivamente em 2018. 

Swype no iPhone

Devido ao sistema bem mais restrito, o iPhone demorou a ter este tipo de teclado, que nasceu no Windows Mobile e rapidamente se popularizou no Android. 

Somente com o iOS 8, que passou a suportar teclados externos, é que ele finalmente ganhou vida no iPhone em 2014.

Porém, a instalação de teclados externos não se mostrou uma coisa muito prática. Além de baixar o aplicativo na App Store, o usuário precisa saber que deve abrir os Ajustes do sistema para autorizar o uso.

Por não ser algo nativo, por vezes os teclados externos deixam mais lento o sistema, além de ocasionarem eventuais bugs. E tem também o problema da segurança: houve casos em que os dados digitados pelos usuários acabaram vazando.

QuickPath

Agora, a Apple adota para si esta metodologia de escrita, incorporando os gestos no teclado nativo do iOS 13.

Não é preciso instalar nada, nem ativar a função que já vem habilitada por padrão. Basta deslizar o dedo no teclado virtual para experimentar. Isso em qualquer aplicativo ou seção do sistema.

Teclado deslizante do iOS 13

Números e pontuações ainda precisam ser digitados individualmente, mas o resto das palavras podem ser geradas pelo processo de deslizar o dedo sobre as teclas. E o resultado em nossos testes foi surpreendentemente preciso. O sistema raramente errou a palavra que queríamos escrever.

Claro que no início é um pouco difícil, mas bastam algumas horas de prática para o processo se tornar natural e eficiente.

Como desabilitar o QuickPath

Caso você não goste da novidade e queira desligar completamente a função, isso é possível.

Basta ir em Ajustes › Geral › Teclados e desabilitar a opção “Deslize para Digitar“.

iOS 13 deslize para digitar

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luis Gustavo

    Antes tarde do que muito mais tarde

  • Tiago Pimenta

    Uso o SwiftKey e não tenho problemas com bug ou lentidão !!!

    • Jorge Junior

      Ela podia ter comprado a Swiftkey, pra implantar o algoritmo nativamente no sistema. Aí ficaria perfeito!

      • SwiftKey já foi comprada pela Microsoft, essa sim viu a grandiosidade da ferramenta. Melhor teclado que tem!

  • Sylvio

    Praticamente desde que comecei usar iphone uso swiftkey, para dizer que nunca vi bug, a um tempo atrás palavras com letra M tinha que dar um segurada mais firme para começar. De resto nunca percebi nada, mesmo teclados com fundos animados não tem problema. Espero que venha opção de deixar teclado numérico junto que ajuda bastante.

    • Por enquanto não há opção para deixar teclado numérico junto, na solução proposta pela Apple.

  • Wendell Agra

    Uso o Gboard e nunca tive nenhum tipo de leg ao usar o teclado, e sempre gostei muito dessa possibilidade, e ainda traz outras interatividades que agregam muito valor. Passarei usar o nativo do iPhone por entender que devo ter uma melhora em algum ponto, e um app a menos na lista, mas os apps de teclado que testei, sempre foram muito bons.

  • Paulo Ricardo

    Eu tenho alguns teclados de terceiros no meu iPhone,SwiftKey é um deles. E acabei parando de usar pois quem se acostuma com o teclado nativo,não consegue usar outro. O teclado demora algumas vezes a aparecer na tela,às vezes congela por alguns segundos e depois volta,etc. isso no meu 6S. Creio que em iPhones mais novos não exista esse problema por causa do hardware mais potente. Mas prefiro mil vezes o nativo. Melhor teclado do mundo

  • Will Bonfim

    eu uso bastante essa função!! além disso outra coisa que eu gostaria de ver no teclado da apple, é o numérico fixo, acima das letras!!! deveria ter a opção de deixar as teclas numéricas fixas!!!

  • Anderson Lopes

    Gostava muito do Swiftkay, mas acabei me acostumando com o nativo. Alem disso no Swiftkay se vc não usar a única opção compatível com iPhone X, Xs ficam horríveis e as letras ainda são minuscule….😅

  • Júlio Liza

    Gostei, demorou para a Apple adotar como função padrão.

  • André Oliveira Rielo

    A versão padrão é melhor. Os concorrentes, switkey etc, roubam seus dados (está nos termos de uso, é ‘so ler). Não gosto de abrir mão da privacidade.

  • Edu

    Está longe do Swiftkey

  • Hudson Tan

    Eu não entendo pq além desse recurso não introduziram pesquisa de emoji e GIFs…. tá muito atrasado nesse sentido! Lançam a cada atualização milhares de emojis e fica cada vez mais dificil encontrá-los!

Back to top button
Close