Notícias

Teclado virtual SwiftKey vazou dados dos usuários

Um vazamento de dados afetou usuários do famoso teclado virtual SwiftKey. O problema de sincronização, confirmado nesta sexta-feira (29) no blog oficial da empresa, lançava sugestões de palavras para pessoas erradas. O armazenamento na nuvem do aplicativo foi suspenso por tempo indeterminado.

Em comunicado, a SwiftKey afirma que apenas alguns usuários tiveram seus dados vazados. O problema está no sistema de sincronização do aplicativo que desvinculou informações e confundiu as sugestões do teclado. Segundo relatos, usuários receberam recomendações de palavras em idiomas não configurados e e-mails que nunca digitaram.

Teclados virtuais são usadas para digitar tudo em smartphones e tablets, como senhas de cartão de crédito, senhas de redes sociais, endereços de e-mail e números de telefone. Por esse motivo, a companhia se apressou para criar uma solução momentânea para o problema. “Estamos desativando nosso sistema de sincronização na nuvem e vamos atualizar nossos aplicativos para remover sugestões de endereços de e-mail. Durante este tempo, não será possível fazer backup do seu modelo de linguagem no SwiftKey“, diz parte da nota divulga hoje.

Teclados4

Criado por três estudantes da Universidade de Cambridge e, posteriormente, comprado pela Microsoft, o SwiftKey é um dos teclados virtuais mais usados em dispositivos móveis. Sua versão para dispositivos iOS conta hoje com mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo.

Teclados virtuais instaláveis passaram a ser aceitos no iPhone e no iPad a partir do iOS 8, mas ainda assim são uma porta que possibilita que o desenvolvedor registre tudo o que o usuário digita. Por isso, nunca instale teclados de empresas que você não conhece ou que não tenham um histórico confiável, para não colocar em risco suas informações pessoais.

via: AppleInsider

Botão Voltar ao topo