Notícias

Teclado virtual SwiftKey vazou dados dos usuários

Um vazamento de dados afetou usuários do famoso teclado virtual SwiftKey. O problema de sincronização, confirmado nesta sexta-feira (29) no blog oficial da empresa, lançava sugestões de palavras para pessoas erradas. O armazenamento na nuvem do aplicativo foi suspenso por tempo indeterminado.

Em comunicado, a SwiftKey afirma que apenas alguns usuários tiveram seus dados vazados. O problema está no sistema de sincronização do aplicativo que desvinculou informações e confundiu as sugestões do teclado. Segundo relatos, usuários receberam recomendações de palavras em idiomas não configurados e e-mails que nunca digitaram.

Teclados virtuais são usadas para digitar tudo em smartphones e tablets, como senhas de cartão de crédito, senhas de redes sociais, endereços de e-mail e números de telefone. Por esse motivo, a companhia se apressou para criar uma solução momentânea para o problema. “Estamos desativando nosso sistema de sincronização na nuvem e vamos atualizar nossos aplicativos para remover sugestões de endereços de e-mail. Durante este tempo, não será possível fazer backup do seu modelo de linguagem no SwiftKey“, diz parte da nota divulga hoje.

Teclados4

Criado por três estudantes da Universidade de Cambridge e, posteriormente, comprado pela Microsoft, o SwiftKey é um dos teclados virtuais mais usados em dispositivos móveis. Sua versão para dispositivos iOS conta hoje com mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo.

Teclados virtuais instaláveis passaram a ser aceitos no iPhone e no iPad a partir do iOS 8, mas ainda assim são uma porta que possibilita que o desenvolvedor registre tudo o que o usuário digita. Por isso, nunca instale teclados de empresas que você não conhece ou que não tenham um histórico confiável, para não colocar em risco suas informações pessoais.

via: AppleInsider

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Hades666

    Já cansei de falar na época sobre esses teclados, nuvem e outros que colocam nossa segurança em risco…pois é.

    • Proper

      A partir do momento que você se conecta a grande rede seus dados confidenciais de alguma forma já estão expostos, e talvez nem precisa tanto (afinal já existiam outros momentos de transferências de dados há várias décadas).

  • É por esse e outros motivos (o iOS é bem porco nessa integração dos teclados, a maioria trava) que eu não uso.

  • Leony Almeida

    Ainda bem que resolvi ignorar esse tipo de teclado.

  • Rodrigo Yassuda

    Foi só a M$ comprar…

    • Tiago Pimenta

      Eu ia comentar justamente isso *rs*

  • Reinaldo Versuri

    Uso no Android, é o melhor teclado, uma pena esse problema.

  • Celso Pimentel

    E como fica, pode continuar usando?

  • O único teclado de terceiros que eu gostaria de usar é o do Google, mas pela lentidão pra carrega-lo e por não ter em pt ainda, n uso.

  • Prefiro o teclado original iOS 6, mas ainda sim o do iOS atual é melhor, na minha opinião de quem não usa o swipe..

    Vários motivos levam a isso: Segurança, Eficiência, Design.. Por ai vai..

  • Ivson Passos Jr

    Toda vez que eu dígito uma senha no iOS, meu teclado volta para o nativo. Pensei que essa fosse uma limitação imposta pela Apple para prevenir o acesso às senhas mais críticas como as banco e cartões.

    • Davi

      E é.

      • Ivson Passos Jr

        Então por que o artigo sugere que digitamos nossas senhas nos teclados de terceiros?

        • KB

          Não acho que o artigo sugere nada, a meu ver apenas relata um fato: usuários usam o teclado virtual para digitar de tudo (inclusive senhas, números de cartão, etc)… 🙂

          • Ivson Passos Jr

            “Teclados virtuais são usadas para digitar tudo em smartphones e tablets, como senhas de cartão de crédito, senhas de redes sociais, endereços de e-mail e números de telefone. ” – Este trecho sugere que estamos digitando todos os dados em teclados virtuais que poderiam ser comprometidos, inclusive os de terceiros como o em questão. No entanto acho que na realidade quase nunca fazemos isso.

  • Anderson Lopes

    Não e só o SwiftKey o Swype também….

  • João Vitor Bortolotti

    Por melhores que sejam os desenvolvedores, o gerenciamento desses teclados de terceiros no iOS é tão porco que estraga tudo.

    O teclado demora 2-3 segundos pra aparecer na tela, ou aparece quando quer, assim não dá.

    • Wesley de Souza

      Este foi um dos motivos que deixei do usar o SwiftKey.
      Sinto muito a falta de um “teclado swift” no iOS, mas em qualquer parte de senhas o app buga. É horrível.

  • Fabio Correa

    Por isso que só utilizo o bom e velho teclado do iPhone.
    É porncaisa desses aplicativos de terceiros e sistema vulnerável que o Android não é confiável.

  • Arthur Ramos Schaefer

    Mas o Swiftkey não salva senhas nem números de cartão. Quando são dados sensíveis, no android, ele desativa a previsão de palavras e consequentemente o recurso de salvar o que digita. No iPhone, carrega o teclado do iOS.
    Não entendi a preocupação… Só porque apareceram palavras estranhas e e-mails que tu nunca digitou? Nossa, realmente uma ameaça e tanto…