Aplicativos

Teclado virtual Swype deixará de ser desenvolvido para iOS e Android

Swype é um dos mais populares teclados virtuais para smartphones, porque introduziu uma maneira de digitar rapidamente mensagens no celular apenas com uma mão, ao deslizar o dedo sobre as letras e praticamente adivinhar a palavra que a gente quer dizer. Quando a Apple passou a permitir a instalação de teclados virtuais no iOS 8, os usuários comemoraram muito principalmente por causa do Swype.

Mas a desenvolvedora dele, a Nuance, não dará continuidade ao projeto. Ela declarou esta semana que irá focar em Inteligência Artificial para o mundo corporativo.

Quem ainda tem o aplicativo instalado no aparelho (ou guardou o arquivo dele no iTunes) poderá continuar usando-o normalmente. Porém, ele não está disponível mais na App Store. No Google Play a versão Android continua disponível (por R$3,49), mas não será mais atualizada.

Apesar de ter uma legião de fãs, o Swype ganhou concorrentes que fazem a mesma coisa. Além do SwiftKey, o próprio Google lançou um teclado gratuito que possui a mesma funcionalidade, além de outras características. Mesmo que o produto seja você quando se usa algo do Google, o fato é que todo mundo prefere optar pelas coisas gratuitas ao invés de pagar por algo que outro faz igual. Daí a possível queda de faturamento do Swype quando o GBoard apareceu.

O fato é que, apesar de terem sido bem comemorados no iOS 8, os teclados virtuais de terceiros são adotados por apenas uma minoria dos usuários. Por terem tornado o sistema instável durante uma época e por apresentarem certo risco de segurança, muitos preferem ficar com o teclado nativo do iOS, que já vem pronto e não precisa de instalação.

Apesar da Apple limitar bastante a atuação de aplicativos externos, teclados instaláveis dão ao desenvolvedor a possibilidade de registrar tudo o que o usuário digita (menos senhas, pois o iOS substitui pelo teclado nativo, por questões de segurança). Mesmo que demos um voto de confiança para algumas empresas conhecidas, há casos de vazamentos de informações, como já aconteceu com a SwiftKey.

E você, tem eu seu iPhone ou iPad algum teclado instalado?

 

Botão Voltar ao topo