CarPlayiOS

Lista com todas as novidades do CarPlay no iOS 13

O CarPlay é a plataforma multimídia que a Apple desenvolveu para o painel do carro, que possibilita ao motorista visualizar informações, realizar chamadas telefônicas, ver mapas, ouvir músicas e várias outras coisas.

Por não ser um sistema independente (não existe um “carOS”), o painel é completamente baseado no sistema de roda no iPhone, que é quem gerencia tudo. Por esta razão, não há necessidade de atualizar o firmware ou procedimentos complicados, comuns em consoles automotivos: tudo é reajustado quando você atualiza o sistema do iPhone. E isso é muito prático.

O iOS 13 traz boas novidades para o CarPlay, as quais você verá na lista a seguir.






Modo Claro

Enquanto o iOS 13 traz um modo escuro como novidade, o CarPlay caminha na direção oposta: recebe um modo claro na sua interface, para quem prefere.

Isso é algo totalmente opcional, e é possível inclusive colocar no modo automático, para deixar claro quando for dia, e escuro quando for noite.


Interface do app Música

O aplicativo de músicas recebeu uma boa melhoria em diversos pontos. Está mais fácil encontrar novas playlists e álbuns, e passou a mostrar a arte da capa.

Se você não possui no seu carro um equipamento CarPlay, mas outro que faça conexão por Bluetooth pelo perfil AVRCP (Audio/Video Remote Control Profile) versão 1.6, verá bem mais informações sobre a faixa musical sincronizada pelo iOS 13 do que antes, inclusive a capa do álbum (quando houver).


Calendário no carro

Quer dar uma olhada no que tem que fazer no dia, direto no painel do carro? No iOS 13 é possível com um novo app Calendário especialmente para o CarPlay.

E se o evento tiver as informações de onde ocorrerá, basta tocar nele no Calendário e o app Mapas traçará a rota. Pena que ele é bastante limitado no Brasil, então você vai ter que apelar para outro.


Siri e Mensagens

A Siri ficou menos intrusiva. Antes, quando ela escutava o que você falava, a tela toda era ocupada pela animação típica (assim como ainda acontece no iPhone). No iOS 13, ela vai continuar mostrando o mapa que você está seguindo, com a animação em baixo da tela.

As notificações de mensagem também agora aparecem na parte de baixo do console, atrapalhando bem menos.

A Apple está dando aos desenvolvedores mais ferramentas de integração com a Siri, então será possível fazer mais coisas com ela em outros aplicativos. Por exemplo, será possível pedir para assistente começar a tocar uma playlist do Spotify, ou traçar uma rota específica no Waze, apenas com a voz. Mas isso vai depender de cada desenvolvedor.


Mais liberdade para o iPhone

Uma das coisas chatas do CarPlay é que enquanto o iPhone está conectado ao painel, uma tela fixa toma conta do celular e você não pode fazer nada nele. Se resolver usá-lo, o CarPlay fecha nele qualquer aplicativo que você esteja usando (Waze, por exemplo) e volta para a tela inicial.

Mas no iOS 13 isso muda de figura, e será possível fazer outras coisas no iPhone enquanto se está manipulando o CarPlay no console, sem interrupções.

Botão Voltar ao topo