Notícias

Jony Ive anuncia que está deixando a Apple até o final deste ano

Você está cansado do design dos produtos da Apple nos últimos anos? Acha que a empresa não inova mais? Reclama que as mudanças que o iPhone apresenta são muito pequenas?

Então talvez você possa começar a ter esperança que as coisas mudarão nos próximos anos (para melhor ou pior), depois que o peso pesado Jony Ive anunciou que está deixando a Apple.





É impossível falar de Jony Ive sem associá-lo à Apple. Presente na empresa desde antes da volta de Steve Jobs em 1996, foi um dos únicos funcionários da “velha Apple” a não ser cortado na nova fase.

Foi o responsável por designs icônicos, como o primeiro iMac, o iPod, o iMac “abajur”, o iPhone, o iPad, e a lindíssima capa para o iPhone 5c com furos na traseira.

Ive está saindo da Apple para montar uma empresa própria de design, junto com seu braço direito Marc Newson. A empresa se chamará LoveFrom e terá a Apple como primeira cliente.

Já fazia um tempo que Jony parecia querer independência. Em 2015, ele foi promovido para Chief Design Officer, um cargo especialmente inventado para ele. Com isso, ele conseguia ficar um tempo distante do Apple Park, podendo visitar mais vezes sua terra natal, a Inglaterra.

Uma das primeiras obras de Jony após a morte de Steve Jobs foi a reformulação total do visual do iOS, iniciando pelo famigerado iOS 7 (que na opinião deste editor, foi uma das coisas mais feias já criadas pela Apple). No mesmo ano tivemos um celular de plástico ultra colorido (iPhone 5c) e uma capinha toda furada na traseira. Vale lembrar que também foi sob seu comando o lançamento da capa bateria corcunda.


Tim Cook enviou no final do dia um e-mail interno a todos os funcionários:

Equipe,

Estou escrevendo para informar sobre algumas alterações na equipe executiva envolvendo duas pessoas que incorporam os valores da Apple e cujos trabalhos ajudarão a definir o seu futuro.

Fico feliz em anunciar que Sabih Khan foi nomeado para a equipe executiva como vice-presidente sênior de operações, respondendo a Jeff Williams. Sabih trabalha com todos os produtos da Apple desde o final dos anos 1990, sempre empenhado em encantar nossos clientes, ao mesmo tempo em que promove qualidade, sustentabilidade e responsabilidade na fabricação. Sua equipe possibilita alguns dos produtos mais amados — e mais complexos — do mundo, e Sabih os conduz com o coração. Estou muito feliz em tê-lo supervisionando nossa cadeia de suprimentos.

Hoje, também temos outra evolução importante para a nossa empresa. Depois de quase 30 anos na Apple, Jony Ive está iniciando uma empresa de design independente que contará com a Apple entre seus primeiros clientes e deixará a empresa como funcionário ainda neste ano. As contribuições de Jony são lendárias, desde o papel central que ele desempenhou no renascimento da Apple a partir do final dos anos 1990, passando pelo iPhone e talvez, pelo seu projeto mais ambicioso, o Apple Park, no qual dedicou grande parte da sua energia e cuidado nos últimos anos. Tenho orgulho de chamar Jony de amigo, e aqueles que o conhecem sabem que suas ideias e curiosidades são ilimitadas. Todos nós nos beneficiaremos — como indivíduos que valorizam o excelente design e como empresa — à medida que ele persegue suas paixões, continuando seu dedicado trabalho com a Apple.

De todas as suas realizações, Jony cita a equipe que ele ajudou a criar como uma das que mais sente orgulho. Seus colaboradores de longa data, Evans Hankey e Alan Dye, são fortes representantes da cultura ética e criativa de design da Apple. Colaboração e trabalho em equipe são características que definem o sucesso da Apple por toda a empresa.

Evans e Alan responderão a Jeff Williams. Como muitos de vocês sabem, Jony e Jeff têm sido colaboradores e parceiros próximos por muitos anos. Em particular, a liderança de Jeff no desenvolvimento do Apple Watch reuniu uma equipe sem precedentes no escopo de produzir o dispositivo mais pessoal da Apple. Isso é o que ela faz de melhor: elevar uma categoria além de seus limites imaginários e revelar como um único dispositivo pode ser muito mais do que a união de suas partes. Estou muito empolgado com o trabalho da equipe de design, do que está em andamento e ainda do está por vir.

Tim

E agora, como ficará?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Felippe

    Eu realmente acho que o velho Ive precisa renovar os ares para voltar a ter seu potencial criativo de antes. O cara é genial, mas tanto tempo assim na mesma empresa cansa qualquer ser humano. Acho que vai ser excelente pra Apple e, obviamente pra ele também.

    • Carlos Frederico

      Perfeito comentário… assino embaixo. Eu, ao contrário do editor desta bela matéria, prefiro mais o estilo flat, etc. Nunca fui adepto ao esqueumorfismo.

      • Gabriel Franco

        Eu gostava do esqueumorfismo, achava que dava uma elegancia ao sistema, mas também gosto desse estilo flat do iOS, porem demorou muito pra ele conseguir voltar a ter uma elegancia como antes, ja que no iOS 7 parecia um carnaval

        • Lucas

          Eu também adorava! Era só terem feito um squeumorfismo mais leve e atualizado para as novas tendências. Querem um design flat e sem sentindo,tem Android aos montes.

          • Gabriel Franco

            Mas se eu não me engano o android ficou com essa cara ridicula que ele usa agora por causa do iOS 7, mas concordo, podia ter polido o esqueumorfismo pra ficar mais com a cara de hoje, e deixaria o sistema muito lindo

        • Carlos Frederico

          Eu não sou especialista em Design, passo longe… por isso a minha opinião não deve valer tanto, mas eu tenho a seguinte concepção: esqueumorfismo tenta colocar um conceito físico em forma de imagem, som, formato, etc. dentro de algo digital. Isso meio que acaba limitando as funcionalidades em cima do próprio objeto.

          Um exemplo idiota: a carteira de passes. Se formos imitar toda a forma, imagem, ficamos limitados em termos de gestos que poderiam ser colocados se tivéssemos um design voltado à funcionalidade e não à representatividade do objeto em si em seu meio digital. Embora acabe ficando de fato mais intuitivo, a longo prazo limita-se a possibilidade de expansão de funcionalidades.

      • Isabela

        Concordo! O iOS 7 foi a coisa mais maravilhosa, na minha humilde opinião, que aconteceu para o futuro do iOS! Ele é lindo e é bem mais a cara da Apple. Ele me lembra a primeira maçã, toda colorida! Que os usuários mais antigos me desculpem, mas analisando hoje, antes era péssimo kkkk 😆

  • Lucas

    Eu amo o design dos iPhones,até mesmo dos antigos! Mas esse IOS 7 tirou toda aquela magia do iOS e do iPhone. Aquele sistema icônico e bem trabalhado nos mínimos detalhes por Jobs,deu lugar há algo “simplório e sem sentido demais”. Misturando Windows Phone com Android. Quando atualizei meu iPhone na época fiquei arrependido por meses. Tal mudança era necessária para os dias de hoje,mas poderia ter sido bem feito. Apesar disso,hoje em dia acabei acostumando e acho lindo e fantástico o iOS como ele é. Fiquei chateado por não termos um design novo esse ano e continuarmos com os mesmos ícones e layout de 6 anos atrás,mas tudo bem. Hoje em dia uso um iPhone 5 com iOS 6 e digo pra vocês: eu revivo toda aquela magia do iOS. Apesar de ser antigo,ainda é belo de usar ! O app música,notas,câmera por ex são obras de arte !

  • Gabriel Franco

    Interessante, pode ser que venha um novo redesign no iOS (algo que espero pelo menos a uns 2 anos), só resta saber se realmente vai ser uma mudança melhor.

  • Fabrício

    A capa do 5C… nossa!
    Mas na maioria das vezes ele acertou a mão.
    A indústria do “Novo/Obsoleto” clama por novidade. Criamos uma geração de inconformados (não estou falando de maneira depreciativa). Então, é sempre bom dar espaço para novidade.
    Que o iOS 14 seja….diferente!

  • KB

    Não só design, o nome dele está várias patentes da Apple junto ao Jobs.

  • Como a Apple será cliente da empresa dele, acredito q os futuros designs continuarão por conta dele.
    Sem falar q ele deve tá deixando “alguns anos de material pronto”. Rss

    • Esse papo de “PRIMEIRO CLIENTE SER A APPLE”, pra mim é só papinho pra acalmar os ânimos de acionistas mais pessimistas com a saída dele e segurar as ações. Pra mim ele no máximo vai dar Like ou Dislike em algo pronto! kkkk

Back to top button