Notícias

Jony Ive anuncia que está deixando a Apple até o final deste ano

Você está cansado do design dos produtos da Apple nos últimos anos? Acha que a empresa não inova mais? Reclama que as mudanças que o iPhone apresenta são muito pequenas?

Então talvez você possa começar a ter esperança que as coisas mudarão nos próximos anos (para melhor ou pior), depois que o peso pesado Jony Ive anunciou que está deixando a Apple.

É impossível falar de Jony Ive sem associá-lo à Apple. Presente na empresa desde antes da volta de Steve Jobs em 1996, foi um dos únicos funcionários da “velha Apple” a não ser cortado na nova fase.

Foi o responsável por designs icônicos, como o primeiro iMac, o iPod, o iMac “abajur”, o iPhone, o iPad, e a lindíssima capa para o iPhone 5c com furos na traseira.

Ive está saindo da Apple para montar uma empresa própria de design, junto com seu braço direito Marc Newson. A empresa se chamará LoveFrom e terá a Apple como primeira cliente.

Já fazia um tempo que Jony parecia querer independência. Em 2015, ele foi promovido para Chief Design Officer, um cargo especialmente inventado para ele. Com isso, ele conseguia ficar um tempo distante do Apple Park, podendo visitar mais vezes sua terra natal, a Inglaterra.

Uma das primeiras obras de Jony após a morte de Steve Jobs foi a reformulação total do visual do iOS, iniciando pelo famigerado iOS 7 (que na opinião deste editor, foi uma das coisas mais feias já criadas pela Apple). No mesmo ano tivemos um celular de plástico ultra colorido (iPhone 5c) e uma capinha toda furada na traseira. Vale lembrar que também foi sob seu comando o lançamento da capa bateria corcunda.


Tim Cook enviou no final do dia um e-mail interno a todos os funcionários:

Equipe,

Estou escrevendo para informar sobre algumas alterações na equipe executiva envolvendo duas pessoas que incorporam os valores da Apple e cujos trabalhos ajudarão a definir o seu futuro.

Fico feliz em anunciar que Sabih Khan foi nomeado para a equipe executiva como vice-presidente sênior de operações, respondendo a Jeff Williams. Sabih trabalha com todos os produtos da Apple desde o final dos anos 1990, sempre empenhado em encantar nossos clientes, ao mesmo tempo em que promove qualidade, sustentabilidade e responsabilidade na fabricação. Sua equipe possibilita alguns dos produtos mais amados — e mais complexos — do mundo, e Sabih os conduz com o coração. Estou muito feliz em tê-lo supervisionando nossa cadeia de suprimentos.

Hoje, também temos outra evolução importante para a nossa empresa. Depois de quase 30 anos na Apple, Jony Ive está iniciando uma empresa de design independente que contará com a Apple entre seus primeiros clientes e deixará a empresa como funcionário ainda neste ano. As contribuições de Jony são lendárias, desde o papel central que ele desempenhou no renascimento da Apple a partir do final dos anos 1990, passando pelo iPhone e talvez, pelo seu projeto mais ambicioso, o Apple Park, no qual dedicou grande parte da sua energia e cuidado nos últimos anos. Tenho orgulho de chamar Jony de amigo, e aqueles que o conhecem sabem que suas ideias e curiosidades são ilimitadas. Todos nós nos beneficiaremos — como indivíduos que valorizam o excelente design e como empresa — à medida que ele persegue suas paixões, continuando seu dedicado trabalho com a Apple.

De todas as suas realizações, Jony cita a equipe que ele ajudou a criar como uma das que mais sente orgulho. Seus colaboradores de longa data, Evans Hankey e Alan Dye, são fortes representantes da cultura ética e criativa de design da Apple. Colaboração e trabalho em equipe são características que definem o sucesso da Apple por toda a empresa.

Evans e Alan responderão a Jeff Williams. Como muitos de vocês sabem, Jony e Jeff têm sido colaboradores e parceiros próximos por muitos anos. Em particular, a liderança de Jeff no desenvolvimento do Apple Watch reuniu uma equipe sem precedentes no escopo de produzir o dispositivo mais pessoal da Apple. Isso é o que ela faz de melhor: elevar uma categoria além de seus limites imaginários e revelar como um único dispositivo pode ser muito mais do que a união de suas partes. Estou muito empolgado com o trabalho da equipe de design, do que está em andamento e ainda do está por vir.

Tim

E agora, como ficará?

Botão Voltar ao topo