AppleNotícias

Jony Ive muda de cargo na Apple

Se você acreditava que Jony Ive estava em seu posto mais alto e só poderia ser promovido a CEO da empresa, se enganou. Ele acaba de ganhar uma nova promoção, em um cargo bem mais operacional e estratégico e que exigirá que ele viaje mais.

Em 2012, Jony ganhou super-poderes se transformando em Vice-Presidente de Design, praticamente o manda-chuva de todo o design da Apple, desde os produtos até o software. Isso gerou como resultado o iOS 7, o iPhone 5c, as capinhas furadinhas do iPhone 5c, além de novos produtos como o Apple Watch. Mas apenas uma pessoa gerenciando todo o design da maior empresa do mundo não é algo fácil e que se possa fazer por muito tempo.

Talvez por isso, esta mudança de cargo. Ele ocupará agora um cargo que não existia antes, mas que foi criado especialmente para ele: Chief Design Officer, ou simplesmente, Diretor de Design. Sua função continuará sendo a de gerenciar o design industrial e de software, mas agora estes cargos serão comandados por dois profissionais que sempre o acompanharam. Richard Howarth, que fez parte da equipe que criou o primeiro iPhone, agora será o VP de Design Industrial (produtos). Já Alan Dye, um dos que participaram da remodelação do iOS 7, assumirá o cargo de VP de Design de Interfaces de Usuário (ou seja, software). Ambos assumem os cargos que estavam sob responsabilidade de Ive desde a saída de Scott Forstall em 2012.

Jony Ive se ocupará de uma maneira mais ampla do design, desde o novo campus em Cupertino, até mesmo as Apple Stores ao redor do mundo. Muitos acreditam que esta é uma maneira de ele conseguir voltar a morar na Inglaterra, que é seu sonho há anos.

As mudanças foram anunciadas ontem, mas serão efetivadas no dia 1º de julho deste ano.

Botão Voltar ao topo