AppleNotícias

Jony Ive muda de cargo na Apple

Se você acreditava que Jony Ive estava em seu posto mais alto e só poderia ser promovido a CEO da empresa, se enganou. Ele acaba de ganhar uma nova promoção, em um cargo bem mais operacional e estratégico e que exigirá que ele viaje mais.

Em 2012, Jony ganhou super-poderes se transformando em Vice-Presidente de Design, praticamente o manda-chuva de todo o design da Apple, desde os produtos até o software. Isso gerou como resultado o iOS 7, o iPhone 5c, as capinhas furadinhas do iPhone 5c, além de novos produtos como o Apple Watch. Mas apenas uma pessoa gerenciando todo o design da maior empresa do mundo não é algo fácil e que se possa fazer por muito tempo.

Talvez por isso, esta mudança de cargo. Ele ocupará agora um cargo que não existia antes, mas que foi criado especialmente para ele: Chief Design Officer, ou simplesmente, Diretor de Design. Sua função continuará sendo a de gerenciar o design industrial e de software, mas agora estes cargos serão comandados por dois profissionais que sempre o acompanharam. Richard Howarth, que fez parte da equipe que criou o primeiro iPhone, agora será o VP de Design Industrial (produtos). Já Alan Dye, um dos que participaram da remodelação do iOS 7, assumirá o cargo de VP de Design de Interfaces de Usuário (ou seja, software). Ambos assumem os cargos que estavam sob responsabilidade de Ive desde a saída de Scott Forstall em 2012.

Jony Ive se ocupará de uma maneira mais ampla do design, desde o novo campus em Cupertino, até mesmo as Apple Stores ao redor do mundo. Muitos acreditam que esta é uma maneira de ele conseguir voltar a morar na Inglaterra, que é seu sonho há anos.

As mudanças foram anunciadas ontem, mas serão efetivadas no dia 1º de julho deste ano.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • vc vê a moral que uma pessoa tem quando criam um cargo especialmente pra ela.

    • Alexandra

      Pensei nisso! 🙂

    • Daniel Dias

      Pois é.

  • Adriano Bauer Berti

    Uma das coisas que gosto do sistema do Google é a atualização dos icones, da interface… A cada nova versão fica mais bonito. Já do IOS 7 para o 8 não mudou praticamente nada nessa parte. E acredito que o 9 também não vá…

    • Lucas Scherer

      Já eu não gosto, acho desnecessário uma interface nova a cada atualização, ou ícones novos, acho que confunde muito essa mudança. Prefiro o foco nas funções. É um dos motivos por eu ter escolhido iOS

      • minha_opiniao

        Sdds iOS 6

      • Cássio Teixeira

        Exatamente, muito mais funcional e natural um ícone sempre representar a mesma coisa. Intuitivo, é o que me mantem no iOS até hoje.

  • iRon

    Na verdade ele não foi promovido, os outros 2 que foram. A moral dele continua a mesma.

    • Rudineli D Silva

      Foi o que pensei… kkkkk um modo de deixar ele “mais de lado”… colocando os outros dois com mais evidências!

  • Lucas Ruas

    Enxergo mais como uma segregação de atribuições do que, efetivamente, uma promoção. Tudo indica que a carga de decisões ‘táticas’ fique com o Howarth e com o Dye, e o Ive se concentra no ‘âmbito’ estratégico – agora para o design da Apple como um todo. Nada surreal em uma empresa que cresce constantemente como a Apple.

    • hecnpo

      Um vai cuidar do design industrial (hardware) e outro da UI (software). Ive vai supervisionar (e claro, palpitar).

    • Diógenes Magnus

      perfeito comentário. Expressa exatamente minha opinião.

      • Marcos Pimenta

        Perfeito comentário. Expressa exatamente a minha opinião sobre a opinião

  • – O cara que inventou a capinha furada do iPhone 5C
    – O cara que criou a versão “Restart” do iOS
    – O cara que acha interface chapada com branco saturado é “pretty big super cool”

    Sério que é esse cara que tem moral na Apple?
    Ansioso por ver novos VERDADEIROS talentos sendo apresentados e trazendo frescor a Apple.

    • Rodrigo Brandão Ferreira

      Pois é. O cara fez tudo isso que você citou em uma das maiores empresas do Mundo e o lucro da mesma só aumentou. Você acha que ele não merece nenhum reconhecimento por isso? Não concordar com a linha conceitual é uma coisa, desmerecer o esforço é outra completamente diferente.

      • Alex iPilot

        No aumento do lucro por mudanças “conceituais” de design acredito que NÃO… A Apple tinha um design que era UNANIMIDADE entre seus consumidores e o que ele introduziu gerou divergências (sem entrar no mérito) dividindo opiniões… Não acredito que alguém tenha decidido comprar Apple só pela mudança que ele fez… O lucro cresceu porque a Apple ouviu o mercado e foi atrás da concorrência, principalmente com as telas maiores, execradas nos tempos do Jobs… Isso foi decisão dele?

      • Rodrigão:
        Não acho que ele trouxe frescor a Apple, e nem acho que ele, pelo design, colaborou tanto assim com as vendas.

        A Apple vende por ter um bom conjunto:
        Poder do nome + Fidelidade dos Clientes + Poder do software + Poder do Hardware + Segurança + Recursos Exclusivos + Integração com produtos da Família + Design.

        O design é o ponto mais “controverso” da Apple nos ultimos anos.
        iOS super criticado por usar brilho de cegar, totalmente chapado, simplista demais nos detalhes… E aquelas faixas atrás do iPhone 6? Quem gosta daquilo?

        Eu acho que o Ive foi um cara fantástico, hoje está superestimado.

        • Rodrigo Brandão Ferreira

          Concordo com tudo que vocês escreveram. Só acho que ele tem uma carreira fantástica e merece, de certa forma, o cargo em que foi investido. Logico que o crescimento da Apple não se deve somente à ele, mas à todo o conjunto. No entanto, ele é peça fundamental na engrenagem e isso não podemos diminuir.
          Valeu, pessoal!

    • Tami Otani

      Well… eu só fui convencida a trocar meu iPhone 4 por um mais recente por causa do 5c. Achava a contra-capa de vidro LINDA e só quis trocar pq PRECISAVA de um iPhone rosa… Acho que cada um com suas preferencias, né? (btw, só compro um iPhone 6 se ele vier na cor Pink Gold, kkkkkk)

      • Falou tudo!
        Eu AMO o design no iPhone 4/4s e, sinceramente, acho super bacana o iPhone 5c (sinto não ter um preto, mas gosto mesmo assim).
        Mas o que mata é aquela capinha furada… credo, que coisa ridícula!

        • Alex iPilot

          Fail que nem eu!!! Rsrsrs… Não consigo chamar (hoje) de “gênio” quem faz isso…

          • Gabriel

            HON! xD

        • JanjaBoy

          Imagino que um iPhone 5C preto, era um tiro no pé.
          Poderia fazer o iPhone 5S vender bem menos. (Acho!)

          • Verdade Janja! Mas que seria bacanudo seria!

    • Salun Marvin

      Putz, cara. Jony Ive é um gênio em design. iPod, iPad, iPhone, iMac G3, iMac G4, tudo por conta dele.

      • Mano, concordo com você pois amo essas invenções e sou apaixonado pelo design destes produtos que você falou.
        Como diria meu amigo Janja Boy, “alguns são tão bonitos que dá vontade de lamber.”
        Mas acho que ele “se perdeu” nos ultimos anos.

        • Alex iPilot

          Concordo. O genio perdeu quem o controlava??? E não vejo como uma promoção, ou uma função mais operacional… Os outros dois porão a mão na massa e ele supervisionará, não é isso? Rsrsrs… Boa maneira de se livrar (sutilmente) de um “chato”: promova-o à supervisor (ASPONE) e deixe quem sabe fazer o trabalho… 🙂

        • JanjaBoy

          Exato!!!
          Tenho saudade do tempo de Scott Forstall, o software dava vontade de lamber!!
          Essa coisa (novo iOS) com os ícones com cara de selo, é muito feia!

    • Patrick Dill

      Ive é um grande designer na minha opinião, mas desde que Jobs morreu, o cara não fez nada de bom, o iOS 7 não foi um avanço visual (as pessoas gostaram simplesmente porque enjoaram do visual do iOS 6), o 5c não condiz com a posição da Apple, entre outros. Não duvido da capacidade dele, mas ao que me parece as inovações em design que ocorreram na Apple com Ive foi graças a Jobs, ele sabia como utilizar o potencial máximo de seus funcionários. Sem ele Ive parece perdido.

      • Murilo Herrmann

        É isso que venho dizendo também. Ive tem estilo, sabe fazer as coisas, mas Jobs que dava o direcionamento do que era necessário. O crivo do Steve que mostrou ao mundo as obras primas do Jony Ive.

    • Rob Simões 

      Eu não suportava mais o design do iOS 6 e gostei muito do design introduzido no iOS 7, mas concordo que em alguns pontos ele peca pelo excesso de branco, e por isso um dos meus desejos para o iOS 9 seria um “modo escuro”. O que fizeram no app do Apple Watch ficou muito legal e poderia ser expandido para o restante do iOS. Tirando isso, estou muito satisfeito com o design atual.

      Agora, aquela capa do iPhone 5c sou obrigado a concordar que é uma aberração. Não entendo como alguém teve coragem de aprovar uma coisa daquela, ainda mais porque acho o 5c um excelente aparelho com ótima qualidade de construção. Ele merecia uma capa melhor.

      • Arlindo Neto

        Concordo com tudo que você disse.

    • Arlindo Neto

      Lembre que também é o cara que participou da criação do iPod, iPhone, MacBook, iMac, praticamente tudo q vende hoje. O 5c é bonito, prefiro o 5 normal, mas ele é bonito, as capinhas já não posso defender, realmente horrível.
      Uso um 3GS e um i6, sei q o ios6 passa uma imagem positiva, pois tem aspecto do primeiro iPhone, mas o design dele é ultrapassado, o iOS 8 é mais bonito e prático de usar.

  • Gabriel Pinheiro

    Acho que sou a única alma que gosta do ios 7…

  • Gabriel Pinheiro

    Eu adoro o IOS 7,e toda a mudança que ele trouxe…meu problema foi com as travadas no ios 8(coisa que sabia que ia acontecer no meu 4s)…eu acho que o ios 7 ditou as novas tendências…o android lollipop

    • Concordo, independente de ser bonito ou não o cara criou uma tendência! Ele redefiniu tudo o que era normal, e pra mim, mudou pra melhor.

  • Mateus Miranda

    Gosto muito do Tim Cook, acho que é um cara de personalidade, mas pra mim, quando se trata de Apple, é Steve no céu e Ive na terra.

  • Guilherme

    Scott Forstall não deve estar nada feliz.

    • JanjaBoy

      Ou sim…..

      • Luís M.

        Por que estaria?

        • JanjaBoy

          Porque sabe que está fazendo falta, muita falta!

          • Luís M.

            Espero que saiba mesmo!

            • JanjaBoy

              Eu acho que ele era o cara do Software.
              Capaz de “se” o Jobs estivesse vivo, ele ainda estaria na Apple. Mesmo com todo o problema do mapa.

  • Caipira

    Ser desainer é facil
    Desenha o celular mais fino possível e manda a galera da engenharia enfiar tudo dentro

    • Thiago M. de França

      Realmente ser “desainer” é fácil… Mais complicado é aprender o português! Concordo contigo veio!

      • Caipira

        Qual o problema em escrever da forma que se fala?

        Ainda mais num blog on-line
        Se eu sou da escola linguista, acha que isso é demérito?

        Pofexô em todo lugar… não apenas encabeçando os times de futebol

      • CarlinhosDOWN

        Até porque a palavra “designer” nem é da língua portuguesa…

  • João Garcia

    Incrível ler comentários contrários a realidade. Uns falam da atualidade, outros discordam com as mudanças… em fim, seria legal se todos lessem e estudassem um pouco sobre o histórico e a história do profissional antes, para poder assim, opinar em algo antes de dar tais suposições, sem ao menos dispor do saber real de fato. Jony Ive é um excelente profissional e como tal, contribui para o crescimento da empresa.

    Ps: Em um lamentável país, com baixíssimo nível cultural, necessita, insentivar mais a leitura.