Dicas

[dica] Como alterar o nome de um arquivo no iOS

A Apple há tempos vem fazendo campanhas tentando nos convencer que o iPad é o novo computador e que ele substitui plenamente o equipamento de mesa. Com isso, muita gente está realmente fazendo tudo pelo iPhone e iPad e usando cada vez menos o computador clássico.

Até que surge uma situação que você fica na dúvida: como alterar no iOS o nome de um arquivo?

Neste artigo, mostraremos uma maneira bem simples de fazer isso.


No seu concurso de fotos tiradas com o iPhone, a Apple permite que se envie a imagem diretamente por email, sem precisar publicar em redes sociais. Porém, faz uma exigência: o nome do arquivo deve seguir o formato:
nome_sobrenome_modelodoiphone.extensão“.

Aí você tirou aquela foto linda, que vai deixar os jurados de queixo caído. Vai enviar do próprio iPhone, mas se dá conta que não sabe como alterar o nome do arquivo. O que fazer? Procurar um computador próximo para fazer isso?

Não! Você pode mudar facilmente o nome de arquivos no iOS antes de enviá-los para alguém. E o aplicativo nativo que faz isso chama-se justamente ARQUIVOS. 🙂

O truque é gravar a foto no Arquivos e mudar o nome por ele. Veja o passo a passo:


Passo 1: Abra o app Fotos e selecione a imagem que você quer alterar o nome.


Passo 2: Toque no botão “Salvar em Arquivos“, no menu inferior. Escolha uma pasta para gravar a imagem lá.


Passo 3: Abra o aplicativo ARQUIVOS e procure a imagem que você acabou de salvar.


Passo 4: Toque na imagem. Um menu contextual irá aparecer, com a opção “Renomear“. Toque nesta opção.


Passo 5: Neste momento, você pode renomear a imagem para o nome que quiser. Não coloque a extensão, que permanecerá a mesma do arquivo original.


Passo 6: Pronto, agora é só enviar por e-mail, por mensagem ou gravar de volta no Álbum de Fotos, que quando for anexada a alguma mensagem manterá o novo nome.


A dica também funciona se você, em vez de usar o app Arquivos, usar qualquer serviço de nuvem, como Dropbox ou Google Drive: basta enviar a foto para lá e renomear o arquivo. Mas não é necessário, você pode fazer tudo isso no iOS, sem precisar enviar o arquivo para servidores de terceiros.

Gostou da dica? Então compartilhe com amigos e parentes, para mais gente aprender como mexer no iOS.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Muito obrigado por esse tutorial. Eu queria muito participar do concurso e alterar o nome da foto pelo próprio iPhone! Sensacional! A solução estava debaixo do nosso nariz! Nem acredito!

    • Artigo inspirado na sua pergunta. Aí preferi compartilhar a resposta com todo mundo, assim todos se beneficiam. 🙂

  • Evandro Bruns

    Gostaria muito de usar mais o “Arquivos” / iCloud Drive..
    Não meu trabalho tenho o Mac, mas tenho um PC com Windows onde tenho que compartilhar meus arquivos entre os dois.. Como no Windows não consigo selecionar as pastas que quero compartilhar, tipo “Trabalho”, acabo optando pelo Dropbox para deixar sincronizado somente o que for de Trabalho.. Uma pena..

  • Juliano Benedito Ferreira

    Excelente :), além do app Arquivos eu uso muito o Documents da Readdle, com ele consigo enviar arquivos do iPhone para o PC via wifi, quebra um galhão para transferir as fotos quando to sem o cabo por perto.

  • Budu (RJ)

    Pegando carona no artigo, existe alguma opção para criação de uma pasta ANTES de salvar o arquivo propriamente dito? No passo 2, você descreve a possibilidade de selecionar uma pasta (já existente). E se eu quiser criar uma antes de salvar o arquivo? Só consigo contornar isso abrindo o Arquivos, criando a pasta e voltando ao Photos.

  • Vera

    Não abre para mim a opção 4, renomear. Tenho iPhone e iPad. Alguma orientação?

Back to top button