AplicativosDicas

Veja como adicionar a versão digital do Título de Eleitor no seu iPhone

Eleições chegando e você não sabe onde colocou seu Título de Eleitor? Ou até sabe, mas tem medo de, no dia, sair de casa e esquecer dele? Calma, que a partir deste ano, a Justiça Eleitoral permite que você vote mostrando somente o celular e um documento normal de identidade. Em certos casos, nem mesmo a identidade é necessária.

Veja aqui como transformar seu iPhone em um passaporte para a urna.


O interessante é que o aplicativo não é apenas uma cópia do título, mas também uma central de informações muito útil ao cidadão, indicando o local de votação ou de justificativa de voto, caso você esteja de viagem em outra cidade que não é a sua. É possível baixar documentos por ele também.

Instalando o aplicativo

Para usar seu iPhone como Título de Eleitor, você precisa primeiro instalar o aplicativo oficial. Ele é gratuito e não requer nenhuma burocracia (tipo certificado digital) para usá-lo. Abra este artigo no seu iPhone e toque no link abaixo (ou leia o QR code com a câmera do iPhone).

e-Título
e-Título
Desenvolvedor:
Preço: GRÁTIS

Abra-o e complete as informações solicitadas. Você precisa ter em mãos o número do seu título.

Caso seu título virtual já esteja instalado em outro dispositivo, você pode usar o leitor de QR code para passar as informações de um para o outro.

Após preenchido, você terá acesso ao seu título virtual, pronto para ser usado no dia da eleição.

Como usar

Se você tiver já feito o cadastro biométrico, sua foto aparecerá na tela e não é preciso apresentar nada além do iPhone. Caso não haja foto, aí você terá que levar também um documento de identificação com foto, para comprovar sua identidade.

O título impresso continua valendo, mas a versão digital o substitui completamente, não precisando levá-lo no dia de votação.

Informações complementares

O mesmo aplicativo é útil também para obter todas as informações que você precisa para o dia da votação. Se você não lembra mais onde precisa votar, o app permite consultar seu local de votação de forma fácil e automática. Basta tocar no menu localizado no canto superior esquerdo da tela.

Se você estiver viajando no dia, pode também saber onde justificar seu voto.

O aplicativo também permite obter informações de local de votação de algum parente ou amigo que não tenha ainda o app instalado. Basta fornecer número do título, data de nascimento e nome da mãe. Você pode também obter cópia de certidão de quitação eleitoral e certidão criminal direto no app.

O aplicativo é uma mão na roda para o cidadão e realmente se mostra muito útil em tempos de eleição. Não deixe de instalá-lo no seu iPhone, é rápido e prático. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Daniel Zattera Sganzerla

    Adorei o Timóteo Cozinheiro! KKKKK

    • Michel Peron

      Filho de Steve Jobs e Steve Wozniak 🤣

    • Guilherme

      Hahhaha, muito bom!

  • Petroli Eduardo

    Excelente! Vou instalar!

  • Pedro Reis e Vaz

    nao deixe de carregar o celular no dia tambem.

  • Gustavo

    Esse aplicativo permite substituir a carteira de identidade também. Já embarquei em vários voos usando somente ele e o cartão de embarque no Wallet 😉

    • Gilberto Sousa

      Substitui se vc fez o processo onde seu titulo ja tem foto, se não tem que levar um doc com foto, o que nao precisa e o Titulo

  • Adimilson Sousa Almeida

    Eu tenho o eTítulo e a CNH digital, quando preciso mostrar documento de foto é só mostrar um dos dois, muito bom.

  • Gaius Baltar

    Ótima dica. 👏🏻👏🏻👏🏻

  • Iara Amaral

    A foto tirada no dia que fui coletar a biometria tá tão ridícula que prefiro levar o rg mesmo, se eu soubesse que tinha ficado tão estranha tinha pedido pra ele tirar outra —° aff.
    (Mas a idéia do app é boa)

    • Kelvin Marques

      Acabei de ver que o meu está assim tbm kkk Prefiro levar o RG

  • Jorge Junior

    Não funcionou no meu, da um aviso que não foi encontrado. Consultei no site do TSE e meu nome consta como regular. Aplicativo do governo, era de se esperar.

    • Leandro Dantas

      Verificou se há algum erro de cadastro, tipo nome dos pais? Vez por outra acontece isso…

      • Jorge Junior

        Verifiquei sim Leandro, tentei várias vezes. No caso meu título de eleitor não possui nome dos pais, então marquei a opção ‘Não consta’ ao lado.

    • Don Corleone

      Aqui tb está com este erro….

  • Jorge Luis Silva Martins

    Instalado e funcionando muito bem!

  • Cizenando G de Lima Junior

    Serei mesário nessas eleições e realmente o app ajuda muito. Espero ver algumas pessoas usando-o para votar!!!

  • Dennis

    Este exemplo de eleitor ai foi a melhor!! A Filiação então? KKKKKKKKKKKKKKKKKK