Notícias

TSE lança formato digital do título de eleitor para usar no celular

e-Título substituirá o documento de papel

Depois da carteira de motorista digital, também poderemos usar o iPhone para substituir o título de eleitor de papel nas próximas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta sexta-feira o e-Título, que permitirá que você vá votar levando apenas o seu celular.

Através de um aplicativo, será possível ter uma cópia digital do título de eleitor, evitando que você tenha que lembrar em que gaveta guardou o velho título em papel.

As vantagens da nova versão é que o aplicativo é capaz de dizer se o eleitor está em dia com suas obrigações eleitorais, além de permitir consultar o seu local de votação (algo muito útil, eu nunca sei o meu). Para quem já fez o recadastramento biométrico, o app mostra também a foto do cidadão.

O interessante é que, diferentemente da CNH, não é necessário nenhuma autenticação com certificado digital. Basta baixar o aplicativo e preencher os dados. Um QR code é gerado para cruzar as informações do aplicativo com o cadastro da Justiça Eleitoral.

YouTube video

O TSE espera que esta versão digital traga economia para os cofres públicos, com a redução dos custos de emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, aquisição de equipamentos para a impressão dos documentos e consumo de energia, entre outros.

Para votar, bastará levar o celular (ou tablet) com o aplicativo ativo. Já se optar pelo documento em papel, é obrigatório levar também um documento de identificação com foto. Finalmente uma adoção de tecnologia que traz praticidade e facilidade para o cidadão.

Para baixar o aplicativo iOS do e-Título, basta clicar no banner abaixo:

[appbox appstore 1320338088]
Fonte
tse.jus.br
Botão Voltar ao topo