Notícias

CNH digital já está disponível na App Store para motoristas de Goiás e DF

Em julho comentamos aqui que a partir do ano que vem todo o território nacional permitirá que tenhamos a nossa carteira de motorista (CNH) no formato digital, direto no celular. Mas o processo já começou a ser implementado aos poucos em algumas regiões.

Em outubro começou no Estado de Goiás e na semana passada motoristas do Distrito Federal que já possuam a nova carteira impressa que contenha o QR Code (novo modelo de CNH) já podem ativar a versão digital no iPhone.

O documento digital ficará registrado em um aplicativo (que pode ser baixado neste link) e terá a mesma validade que o documento impresso. Caso você saia de casa e esqueça a carteira em casa, o aplicativo permitirá que você seja devidamente identificado caso precise.

Para realizar o registro, o motorista que já possua o novo modelo de carteira impressa deverá ir até o Detran para efetuar a validação. Será usado ali um certificado digital da própria entidade, para que o cidadão não precise ter o seu próprio certificado. Caso já tenha um certificado digital com seu CPF, então não é necessário sair de casa; basta fazer o cadastro no site do Denatran.

Cabe a cada Detran regional a decisão de cobrar ou não uma taxa pela versão digital.

A CNH-e vale para apenas um aparelho. Se ele for roubado ou estragar, o documento digital pode ser anulado para não ser usado indevidamente.

Até fevereiro de 2018, todos os estados do pais deverão oferecer o benefício.

Via
G1 DF
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados