iOS

O iOS 12 melhorará bastante o gerenciamento de senhas para o usuário

No mundo digital em que vivemos, é muito difícil operar celulares e computadores sem ser obrigado a configurar dezenas de senhas para os serviços que usamos. E a não ser que você tenha uma memória excepcional, a missão de decorar os dados de login de cada lugar é algo praticamente impossível, o que faz muitos usarem a mesma senha para diversos serviços diferentes (!!!). Isso é péssimo para a segurança, pois basta a senha de um deles vazar para que todas as suas outras contas fiquem comprometidas.

Por isso mesmo, aplicativos que gerenciam senha são tão úteis hoje em dia, e a própria Apple incorporou no sistema (desde o iOS 7) um gerenciamento que guarda todas as suas senhas do Safari no iCloud.

No iOS 12, este gerenciamento será ainda mais integrado ao sistema, permitindo que usemos as senhas do iCloud não apenas no Safari, mas também no Chrome, Firefox e outros aplicativos do iPhone e iPad.


Senhas em todo o sistema

O iOS 12 permitirá que as suas senhas gravadas no iCloud sejam acessíveis em qualquer aplicativo. Isto significa que você não precisará mais ficar decorando senhas e nem repetir a mesma palavra-chave para todos os serviços/apps. Assim que você tentar se conectar ao serviço, o teclado virtual irá sugerir o login e senha caso as informações já estejam registradas na nuvem.

Esta é aquele tipo de novidade que a gente se pergunta: “Por que não foi assim desde o começo?”

Toda vez que você for criar uma senha nova pelo iPhone ou iPad, o sistema vai sugerir um código forte para você usar.

Se você aceitar, a senha é gravada no iCloud para você usar sempre que precisar (inclusive em outros dispositivos seus). Se quiser criar uma senha personalizada, ela também será registrada no iCloud.

Aviso de senha reutilizada

Você pode acessar todas as suas senhas pelos Ajustes do sistema (como já acontece desde o iOS 11). A diferença é que no iOS 12 o sistema avisa quando você já usou a mesma senha em outros serviços, incentivando a trocar por uma diferente e exclusiva. Um botão nos próprios ajustes já envia você direto para o site do serviço para você alterar a senha.

E ao definir uma nova senha no site, o sistema mesmo sugere uma forte para você.

Integração com aplicativos de senhas

E todo este benefício não é exclusivo para senhas do iCloud. Aplicativos gerenciadores de senhas disponíveis na App Store também poderão ter integração com o sistema, e você terá acesso ao seu banco de dados sem precisar fazer malabarismos.

Ou seja, se você usa um aplicativo que guarda senhas, como o 1Password (um dos mais populares apps do tipo), você poderá acessar facilmente suas credenciais registradas sem precisar usar extensões ou sair do app para copiar o código. O próprio sistema pega as informações do 1Password e facilita para você.

Os desenvolvedores já até postaram um teaser de como será esta integração.

Facilidade em códigos de Dois Fatores

Quando você ativa a autenticação por dois fatores em aplicativos, alguns deles lhe enviam uma mensagem SMS com o código cada vez que você se conecta na conta (o Twitter é um exemplo disso). Aí o usuário é obrigado a sair do aplicativo, abrir o app Mensagens, copiar ou decorar o código, voltar para o aplicativo e aí digitar os caracteres.

No iOS 12, isso será muito facilitado. Em serviços que exijam código de autenticação via SMS, a inteligência artificial do sistema irá identificar mensagens recebidas com este tipo de código, sugerindo-o sem que o usuário precise sair do aplicativo. Tudo é muito rápido e intuitivo.

Perguntar a senha para a Siri

O iOS 12 também permite que você pergunte para a Siri qual a senha de algum serviço registrado. Por exemplo, se você pedir para “Mostrar minha senha do Netflix“, ela irá abrir os Ajustes e, após a autenticação biométrica (para ter certeza que é o dono do aparelho que está perguntando), ela mostra a senha do app.

Segurança

Muitos olham torto quando imaginam a possibilidade de deixar todas as suas senhas guardadas no iPhone (ou iPad). Se alguém roubar o aparelho, não tem o perigo de ter acesso a todas as senhas?

Se você tiver uma boa senha de bloqueio do aparelho (como conversamos aqui), o perigo é praticamente inexistente. Com o iOS 12, sempre que o sistema precisar usar a função de auto-completar, irá pedir para o usuário autenticar com a digital ou com o rosto, para ter certeza que é o proprietário do aparelho quem está solicitando.

O fato é que esta integração na verdade aumenta a segurança de modo geral, pois não irá precisar repetir as mesmas senhas para diversos serviços. E você ainda terá senhas fortes aleatórias, que dificultam ainda mais o hacking/cracking.


Como vimos, esta maior integração do gerenciamento de senhas com o sistema irá proporcionar uma experiência bem melhor para o usuário. Mas para aproveitar esta integração, cada aplicativo terá que se adaptar ao iOS 12 para permitir todas estas vantagens. 

Confira esta e outras novidades do iOS 12 neste link.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael Lima

    Mas eu ja uso em todos os lugares as senhas salvas no teclado, tenho várias, até de log in de sites de compras, uso no Chrome e no Safari normalmente, só clico na chave e uso o Touch ID, aparece as opções e ele autocompleta

    • Henrique A.

      Sim, acho que por isso é que o título do artigo é “iOS 12 MELHORARÁ bastante o gerenciamento de senhas…”.

      • Rafael Lima

        O sistema já é bem simples, não questionei a matéria, mas esse recurso já funciona bem, acho até mais seguro quando utilizo no Chrome, pois pede o Touch ID, no Safari é só escolher a senha e clicar, no caso isso vai ser permitido nesses apps, se eu emprestar meu celular pra alguém e essa pessoa quiser acessar alguma coisa num momento de desatenção? Prefiro o método de desbloquear as senhas com o Touch ID

        • Henrique A.

          No iOS12 também pede o TouchID/FaceID normalmente. A principal diferença é que ele sugere senhas salvas (vide primeira foto do artigo, no app do twitter).

  • João Luiz Gomes Silveira

    Ainda acho a implementação no Android 8.1 bem melhor, alem de permitir outros aplicativos como o Lastpass ou 1Password de realizarem por conta própria a função de autocompletar a senha. Não sei porque mais algumas senhas não estão sendo salva apos digitar, tudo bem ainda é um beta. Mas se não permite que eu use outro aplicativo para autocompletar a senha poderiam pelo menos salvar senhas quando você “cola” a senha. (quem usa alguma aplicativo que guarda senha tem que “copiar e colar” a senha)

  • Luan

    Pra mim é a melhor função do iOS. Mas iLex,o grande porém dessa função é: se eu precisar mudar de plataforma,vou perder todas as minhas senhas,pois o iOS não permite guardà-las ou exportà-las para outro serviço! Pra mim esse é o grande defeito da função.

    • Verdade, Luan, isso meio que te prende ao iOS/MacOS. Você até tem acesso às senhas e poderia copiá-las manualmente para outra plataforma, mas sim, seria uma trabalheira danada.
      Porém, como no iOS 12 você poderá usar também outros aplicativos de senha incorporados ao sistema, você pode usar o LastPass ou o 1Password como gerenciador, e aí se no futuro for mudar de plataforma, a transição fica mais fácil.

  • Vítor

    Ruimdroid kkkkk adorei

  • Rafael

    @ilex é o ‘notas’ bloqueado, é um lugar seguro para guardar a senha?

    • Suellen Gurgel

      Boa pergunta! É o que eu faço. Rs

      • Sebastião Fortunato

        Não ou o iLex, mas posso tentar responder. Nenhum app de notas é o locar seguro para guardar absolutamente nenhuma informação “sensível”. O ideal é guardá-las em um gerenciador de senha reconhecido, como o 1password.

  • Regiane Sperandio

    Hahahahahahaha morri com ruimdroid!

  • Christian Tavares

    Uma dica que eu faço também é deixar as Restrições Ativas para Contas. Assim, se alguém pegar meu aparelho e tentar acessar ou alterar algo importante nesse sentido, não vai conseguir. E é claro, a senha de acesso às Restrições é diferente da de bloqueio. Até porque é bastante comum o ladrão pedir a senha de desbloqueio do aparelho se ele tiver tempo. Se for a mesma das Restrições, ele poderá usá-la para desabilitar o Find my iPhone e outras coisas importantes.

  • Vitor Gyn

    Díficil mesmo é usar o SAFARI. Eita navegador ruim. Google chrome é muito superior.

  • Vagner Lima

    Em qual versão o Beta Publico Esta no momento ? Alguém pode me informar? E também se o APP do Itau continua travando ? Obrigado

  • Ricardo Soares

    Olá iLex! Como sempre nos trazendo mais uma excelente matéria e com muita qualidade, saberia dizer se o recurso irá funcionar no iphone 5s (sendo q/ recebera o IOS 12)?