iOS

Confira algumas funções do iOS 12 que não foram anunciadas no evento da Apple

O evento de abertura da WWDC é sempre recheado de expectativas, porque é nele que conhecemos pela primeira vez diversos detalhes dos novos sistemas que virão. Porém, como sempre, a apresentação mostra apenas uma pequena parte das novas funções, pois o tempo curto nem permitiria revelar tudo o que mudará.

É por isso que nós já destrinchamos a versão beta do iOS 12 e mostraremos agora algumas funções que a Apple não anunciou no seu evento.


Antes de tudo, é importante ressaltar que esta versão do sistema não tem como objetivo revolucionar nada e nem tem a pretensão de lançar funções inéditas e incríveis. Se você esperava isso, irá se decepcionar com certeza.

O iOS 12 é focado em melhorar a experiência do usuário em diversas formas, desde melhora na performance do sistema até a inclusão de funções úteis, passando pela eliminação de muitos bugs. A ideia é deixar o usuário com o mesmo aparelho, porém melhorado em diversos aspectos.

Vejamos algumas características que podem ser notadas no 1º beta:

Registrar um 2º rosto no Face ID

O iOS 12 irá permitir que usuários de iPhone X (e outros dispositivos com câmera TrueDepth) possam registrar um segundo rosto para desbloquear o aparelho. Isso é ótimo quando se compartilha o iPhone com alguém, ou ainda melhor, o iPad… (seria uma dica do que veremos em breve?).

Auto-preenchimento de códigos por SMS

Sabe quando você se conecta a um serviço que necessita de um código enviado por SMS? Pois com o iOS 12 você não precisará mais abrir o SMS e copiar o código, porque o sistema será capaz de ler a mensagem para você e identificar o código de autentificação, sem você precisar fazer nada. Isso já acontece ao se conectar no iCloud, mas a partir de setembro isso será ampliado para todos os apps.

Além disso, o auto-preenchimento poderá usar informações de aplicativos de senhas, como o 1password. Isto significa que completar senhas no Safari ou em qualquer outro aplicativo será muito mais fácil, mesmo para quem não gosta de usar o Chaves do iCloud (seja lá por qual razão).

Leitor de QR Code na Central de Controle

A Central de Controle ganhará um botão de atalho para quando você quiser ler rapidamente um código QR qualquer. Isso já é feito ao abrir o aplicativo Câmera, porém é provável que muita gente não saiba disso. Com um botão, a função fica mais clara para todos.

Apple Livros

O aplicativo iBooks irá assumir o nome de Livros. Não é a primeira vez que isso acontece e esperamos que desta vez isso continue até a versão final.

Fechar aplicativos no iPhone X

Até então, para fechar aplicativos abertos em plano de fundo no iPhone X, você tem que abrir a tela multitarefa, segurar a janela do app por 2 segundos até aparecer uma bolinha vermelha, indicando que você pode fechar as janelas ou tocando na bolinha, ou arrastando a janela para cima. No iOS 12 a etapa da bolinha foi eliminada, bastando arrastar a janela para cima simplesmente, como já se fazia no iPad.

Maior controle da Bateria

Os Ajustes da Bateria oferecerão um relatório mais completo do uso do aparelho, mostrando para você o que mais consumiu energia nos últimos dias. Ideal para você entender as razões da bateria ter gasto mais rapidamente, permitindo que você tente melhorar a causa disso.

Quando a identificação do rosto falha

Às vezes, por alguma razão, o Face ID não reconhece nosso rosto e devemos repetir a tentativa. Nós até já ensinamos aqui como revalidar esta identificação, mas no iOS 12 isto será mais intuitivo, bastando deslizar o dedo para cima.

Iluminação de Retrato melhorado

A Apple parece ter feito melhorias nos efeitos da Iluminação de Retrato do iPhone X e 8. As bordas agora ficam melhor definidas, com um resultado melhor.

Pistas de um futuro iPad com Face ID

No iPad, o beta do iOS 12 trouxe algumas pequenas mudanças que sugerem que ele esteja se preparando para receber o notch do iPhone X e a câmera TrueDepth.

O topo da tela do iPad mudou, com o relógio saindo do meio e indo para o canto.

Alguns gestos do iPhone X também passaram para o iPad. A Central de Controle no iOS 12 será ativada puxando o canto superior direito para baixo, enquanto a Central de Notificações é ativada puxando o canto oposto. Igualzinho o iPhone X.


Com o tempo, faremos uma lista completa de todas as novidades do iOS 12, que deve ser lançado publicamente em sua versão final apenas em setembro. Além, é claro, de artigos dedicados a funções específicas, como a navegação no CarPlay, aumento da segurança e tudo o mais que formos descobrindo. Fique ligado!

Botão Voltar ao topo