iOSSegurança

iOS 12 reforçará segurança do iPhone contra ferramentas de hackers

Em abril deste ano, o Blog do iPhone destacou os estudos que a Apple estava realizando para aumentar a segurança do iPhone (leia: Como a Apple está tentando implementar medidas de segurança para proteger ainda mais o iPhone).

E o iOS 12 irá implementar definitivamente o resultado desses estudos, dificultando dispositivos de hacking que tentam descobrir a senha do aparelho através da técnica de força bruta.


Há alguns meses, correu a notícia pela internet de que haviam criado um dispositivo capaz de desvendar a senha de 4 dígitos de um iPhone bloqueado em 13 minutos. O GrayKey, dispositivo vendido principalmente para autoridades e forças da lei, se conecta no cabo USB do iPhone e injeta nele um script que fica fazendo milhares de tentativas por minuto até encontrar a senha correta.

Mas o iOS 12 promete acabar com isso, de uma maneira bem esperta.

No novo sistema, o usuário poderá desabilitar a porta USB Lightning do aparelho caso ele fique mais de uma hora sem que seja introduzida a senha ou desbloqueado com o TouchID/FaceID.

Ou seja, ao conectar qualquer acessório na entrada USB do aparelho, não haverá nenhuma comunicação entre eles, a não ser que seja introduzida a senha de desbloqueio. Em efeito, isso irá impossibilitar o uso de ferramentas de hackers/crackers quando um iPhone é roubado e fica mais de uma hora bloqueado.

A notícia é excelente e vem tranquilizar os que estavam receosos que ladrões começassem a ter acesso às mesmas ferramentas das autoridades (o que é bem comum depois de um tempo).

A versão final do iOS 12 está prevista para ser lançada em setembro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Whislonn Vargas

    Dara para deixar carregando normalmente?
    Normalmente meu iPhone fica conectado mais que uma hora carregando, seja na faculdade ou no trabalho.

    • Douglas Knewitz

      Oq será cortado após uma hora (sem ser desbloqueado) é a transmissão de dados através de cabos. Energia continuará a ser transmitida normalmente.

      • Não, acabei de testar.
        Nem o carregamento da bateria será possível. Pelo menos é o que mostra o primeiro beta, vamos ver como será até a versão final.

        • BS

          Nossa, mas aí é ruim! Acho que irão arrumar para permitir carregar, senão torna inviável a função…

          Mas no caso do carregamento, ele continua carregando se eu começar antes de uma hora? Ou se estiver carregando e completar uma hora ele pára?

  • Vitor Bittencourt

    Agora senha pra desligar que eh bom nada 🤔🤔🤔

    • Robson Olindo

      Acho que esse lance de senha para desligar meio nada haver, pois a bateria não é infinita.

      • Luciano Assunção

        A intenção não é que o aparelho fique ligado para sempre, apenas que o aparelho seja rastreado pelo maior tempo possível.

      • Alexandre Pinho

        Nada “a ver”!

      • Vitor Bittencourt

        Pode até não ser uma solução , mas nem todo mundo sabe como dar um hard reset , e com tantos hotspots Wi-Fi que temos pelas ruas hoje em dia , mesmo com a retirada do chip , o aparelho pode se conectar a alguns desses Wi-Fi por tempo suficientemente para ser rastreado , ainda prefiro ter de 8 a 10 horas pra tomar alguma atitude , do que 5 minutos em que o cara desliga o celular e pensa com calma o que vai fazer com o aparelho

  • Guilherme Lopasso Tosi

    Esse recurso já esta disponivel na versão BETA 11.4.1 que lançaram recentemente.

  • Luan

    Mas por quê 1 hora ? Tinha que ser imediatamente,imagine que o usuário está utilizando seu iPhone sentado num bar,a vítima bloqueia a tela e na hora de guardar o aparelho,alguém passa e leva o dispositivo. Ele provavelmente saberá que terá 1 hora para agir e desbloquear o aparelho.