Notícias

Apple anuncia que aplicará reforço de segurança no iPhone já no iOS 11.4.1

No início do mês falamos aqui de um reforço de segurança que a Apple implementará no futuro iOS 12, fazendo com que o sistema impeça a conexão de acessórios por USB se ficar mais de uma hora sem que o aparelho seja desbloqueado por senha.

Nesta quarta (13), a maçã confirmou que a implementação na verdade já estará disponível a partir do iOS 11.4.1, atualmente em fase beta.


A função já estava disponível no primeiro beta do iOS 11.4.1, como bem nos alertou nosso leitor Guilherme Lopasso Tosi, porém, por ser uma versão de testes, ainda não era certo se ela continuaria até a versão final. Hoje, um porta-voz da empresa confirmou que será uma das mudanças da versão.

O recurso faz com que qualquer acessório que seja conectado na saída USB/Lightning do iPhone ou iPad não seja reconhecido se o usuário ficou mais de 1h (uma hora) sem ter desbloqueado o aparelho com uma senha. Nem mesmo para recarregamento da bateria, pelo que demonstra a versão beta até o momento em que este artigo está sendo escrito.

Isso faz com que dispositivos de hacking que tentam descobrir senhas através de centenas de tentativas por minuto não funcionem caso o dispositivo seja encontrado perdido ou então ficou mais de 1h sem ser desbloqueado.

A notícia é ótima para nós, usuários, principalmente pelo fato que muitos criminosos usavam ferramentas do tipo para desbloquearem aparelhos com senhas fracas (leia: “A importância de escolher uma senha forte para o seu iPhone“).

Ainda não se sabe quando o iOS 11.4.1 será liberado para todos os usuários, mas é algo que pode acontecer nas próximas semanas.

Fonte
The New York Times
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Calebe Duarte Pimentel

    Pelo que eu entendi, o usuário vai poder escolher se o acessório será ‘desativado’ ou não depois de 1h..isso?

    • Jayme Ricardo

      Se você passar mais de uma hora sem desbloquear ele, desativa a conexão da porta lightning ou seja não pod se comunicar USB com nenhum computador ou dispositivo e nem carrega !!! Uma vez desbloqueado tudo volta a funcionar normalmente

    • Depois de conectado, o acessório não é desativado mesmo passando 1h.
      Essa função serve para caso você queira trocar e conectar outro acessório, aí neste caso precisará da senha caso tenha passado mais de 1h que você não a introduziu.

      E respondendo a pergunta, sim, o usuário pode escolher se quer esta função ativa ou não.

  • Edgar Brito de Souza

    Legal, espero que tenha alguma melhoria em relação ao consumo da bateria, desde que atualizei para o iOS para a versão 11.4 minha bateria está sendo drenada com uma rapidez bem maior que o comum (e eu nem fico muito tempo utilizando o aparelho) [o meu é o 8 Plus]

    • Luan

      Também to assim no 6s!

    • Rafael Lima

      Tenta fazer uma restauração no celular, se vc instalou OTA pode ser que sejam dados de outra atualização

      • Edgar Brito de Souza

        Eu atualizei pelo iTunes, tentei um soft reset pelo próprio aparelho mas não consegui

        • Rafael Lima

          Tenta restaurar pelo iTunes

  • Marcio Pereira

    Uma duvida: e se o aparelho desligar por completo, a bateria zerar real, ele ainda assim vai ficar proibido de carregar? Como ficaria?

    • Ricardo Naodi Oshiro

      Boa pergunta! Cortar acesso aos dados tudo bem, mas até carregamento? Será que é possível separar essas duas funcionalidades? Sua indagação é bem pertinente, pois não ê algo raro de ocorrer (meu filho já deixou zerar várias vezes o aparelho e só ligar o carregador no dia seguinte).

    • Luan

      Também pensei nisso!

    • Realmente uma boa pergunta! =/ Talvez se o aparelho estiver com a bateria zerada, ele permita pelo menos ligar, aí se não colocar a senha ele para de carregar. Complicado cortar o carregamento também..

    • Robert Venicius

      Ótima pergunta!

    • Rafael Lima

      Acho que só quando ele tenta acessar com protocolos, quando está carregando ele não pede esses dados

  • Luan

    Quando a bateria acabar por completo,como o aparelho vai ser ligado se precisa da senha para carregar !??? 🤔🤔🤔

  • Renato

    E se por algum motivo o aparelho não conseguir ligar mais, e precisar de uma restauração completa via Itunes pelo cabo usb? Acho que a Apple tem que pensar em tudo isso antes de implementar esse sistema de segurança.

  • Pedro Henrique Moura

    Meu sistema ios 12 beta esta usando 11,63 gb e o de vocês ?

  • Paulo

    Estou usando a versão beta do iOS12 e não está cortando o carregamento depois de 1h sem desbloquear. Acho que é só a transmissão de dados que é cortada.

    • Daniel Vitor

      Aqui a mesma coisa no Beta do iOS 12, mesmo depois de horas sem desbloquear ele carrega normal. mas a conexão com o computador não acontece.

    • Bom, vamos lá:

      – O carregamento (ou a conexão a um acessório) não é cortado se ele foi plugado durante o período de 1h, mesmo que fique mais tempo. Ou seja, se você desbloqueou o aparelho e conectou um cabo, ele manterá a conexão até você desplugá-lo, mesmo que isso dure horas ou dias.

      – Refazendo os testes aqui (com o beta 1 do iOS 12), ele continua não carregando quando conecto no computador. O cabo simplesmente não é reconhecido sem a senha. Isso muda se conecto o iPhone diretamente na tomada, aí ele passa a ser carregado mesmo sem desbloquear.