Curiosidades

Veja os incríveis efeitos que podem ser criados com o ARKit e o identificador facial do iPhone X

Muita gente questiona o atual nível de inovação da Apple, inclusive chamando o FaceID de “nada mais do que um recurso para desbloquear a tela e fazer funcionar os bobos Animoji“. Porém, a tecnologia envolvida do identificador facial do iPhone X é muito mais profunda e rica do que muitos podem imaginar. E atualmente nenhum outro celular consegue igualar isso.

Um belo exemplo disso é um aplicativo que um desenvolvedor criou, mostrando o que pode ser feito com as ferramentas que a Apple oferece. E o resultado é impressionante.


O sueco Peder Norrby estuda bastante efeitos de paralaxe e perspectiva e graças ao iPhone X (e às APIs que a Apple oferece), conseguiu criar um túnel virtual que interage com os olhos do usuário. Confira o vídeo:

.
Isso só foi possível porque o iPhone X (e futuros modelos compatíveis com o FaceID) possui uma tecnologia chamada Facing Tracking, capaz de detectar não somente o rosto do usuário, mas também para onde ele está olhando. No ano passado nós comentamos aqui que a Apple tinha adquirido uma empresa especializada nisso, e agora já começamos a ver o resultado em nossos dispositivos.

Norrby explica que o efeito funciona porque o iPhone detecta em qual ângulo os olhos do usuário estão em relação à tela, criando um efeito de paralaxe de acordo com o movimento do aparelho. Isso é o que permite a sensação de que estamos visualizando um túnel tridimensional interativo.

.
O desenvolvedor vai disponibilizar este aplicativo de graça na App Store. Ele já enviou para publicação e está aguardando a Apple aprová-lo.

O app não funciona em iPhones anteriores ao X e não espere ver nada parecido no curto prazo em algum dispositivo Android. Por mais que as fabricantes estejam oferecendo tecnologias que tentam igualar o FaceID da Apple, o sistema Android não possui APIs que interajam com estes novos modelos, o que não permite que desenvolvedores criem aplicativos que usem câmeras de reconhecimento facial. Eles precisam esperar que o Google implemente APIs compatíveis, que normalmente demoram para serem disponibilizadas.

A grande vantagem da Apple sempre foi a de criar o próprio software para o seu hardware, o que permite implementar novidades de forma bastante rápida, disponibilizando as ferramentas para os desenvolvedores criarem coisas do tipo que vimos neste vídeo.

Às vezes as inovações são mais discretas do que esperamos, e acabam influenciando na nossa vida sem nem percebermos. ;)


ATUALIZAÇÃO: O aplicativo já está disponível gratuitamente na App Store [link]. Só é compatível com o iPhone X.

Via
NerdRemedy
Botão Voltar ao topo