Artigo Promocional

Dica Dev: Utilize recursos nativos de iOS Swift no desenvolvimento do seu app

Já pensou em criar seu próprio aplicativo para iOS utilizando vários recursos nativos do Swift? Ou já imaginou usar features de outros apps famosos, como o Waze, por exemplo? Então, aprenda a unir os recursos nativos da plataforma ao seu projeto

Imagine que você está escrevendo seu primeiro aplicativo em Swift: uma agenda, na qual temos informações de diversos contatos, como nome, endereço e telefone e precisa aproveitar essas informações para criar features que melhorem a experiência do usuário e solucionem diversos problemas do dia a dia.

Imagine o usuário precisar sair do app toda vez que precisar realizar uma ligação telefônica, ou localizar o endereço de um amigo no mapa. Não seria mais prático já integrar o mapa dentro dessa agenda? Ou, até melhor, ter ajuda do Waze com um único clique?

É exatamente isso que você consegue fazer ao unir recursos nativos do iOS com features de outros apps.

Para começar a implementar o mapa, a câmera ou fazer integrações com outros apps no seu projeto, você precisará conhecer alguns frameworks da linguagem, como o UIKit, e a classe UIImagePickerController para ter acesso à câmera ou à biblioteca de fotos. Também, será necessário o uso do MapKit para trabalhar com localização e coordenadas geográficas.

Agora, falta só a opção de mandar uma mensagem para o amigo, falando que você chegará em breve!

Até isso dá para fazer! Para essa função, vamos utilizar o framework MessageUI. Com ele, temos acesso à classe MFMessageComposeViewController, na qual chamamos o componente de mensagem nativo do iOS e conseguimos enviar SMS de forma rápida, sem sequer sair do aplicativo.

Afinal, essas integrações inteligentes podem tornar o seu aplicativo muito mais atrativo, não é? Já é possível imaginar usuários se apaixonado por ele :)

Se você quiser desenvolver o seu projeto ou, inclusive, já criou um, pense em usar os recursos nativos para dar um upgrade. Aprenda a utilizar a câmera ou a biblioteca de fotos do iOS no novo curso da Alura, iOS: Usando recursos nativos. Nele, o instrutor Ândriu Felipe Coelho explica como persistir objetos de forma nativa com o Core Data; trabalhar com a localização e o mapa; e implementar outros recursos nativos ao seu projeto.

Ainda não domina a Swift, linguagem nativa para desenvolvimento de apps para iOS? Aprenda tudo do básico com a Carreira Desenvolvedor iOS da Alura!

Aprenda a desenvolver para iOS com cursos online

Para ser um desenvolvedor iOS, você precisa mandar bem em Swift, uma linguagem expressiva e interativa, criada em 2014 para substituir a Objective-C, que foi usada anteriormente para desenvolver no mundo Apple.

As duas são compatíveis, e você é capaz de criar um mesmo aplicativo combinando-as. Entretanto, a irmã mais nova é mais atraente também por ser mais fácil de se aprender.

Em Swift, a curva de aprendizado é menor por sua semelhança com outras linguagens, principalmente com a JavaScript. Isso abre portas para você entrar no universo iOS mesmo que nunca tenha desenvolvido antes para iPhone ou iPad.

Conheça a carreira Desenvolvedor iOS

Quer desenvolver para iOS? Confira a Carreira Desenvolvedor iOS na Alura, que inclui cursos para você aprender a programar em Swift do zero até recursos avançados como a criação de layouts responsivos.

Os pré-requisitos para começar são Lógica de Programação e Orientação a Objetos, que você também pode aprender na Alura.

Mais de 500 cursos de tecnologia e uma comunidade ativa

A Alura é uma plataforma de cursos online de tecnologia, na qual você pode estudar no seu ritmo e crescer como profissional. Com a assinatura, você ganha um ano de estudos com cursos práticos, voltados à realidade do mercado de trabalho e com a didática única do Grupo Caelum, reconhecido como referência no Brasil no ensino de tecnologia.

O aplicativo móvel, disponível para Android e iOS, permite baixar aulas para assisti-las offline e fazer exercícios direto no smartphone. Assim, você pode aprender no metrô, na fila do supermercado ou em qualquer outro lugar. Novos cursos são lançados a cada semana, e ao final de cada um, você recebe um certificado digital de conclusão.

Ao matricular-se na Alura, você tem acesso ao fórum exclusivo, onde pode publicar suas dúvidas e opiniões ligadas à tecnologia, como também manter contato com instrutores e outros profissionais da comunidade que aprendem na Alura.

Se você curte o Blog do iPhone e sempre quiser entrar no mercado de tecnologia, vale a pena conferir já os cursos e as carreiras em Programação, Front-End, Mobile, Infraestrutura, Design, UX e Business.


Este é um artigo promocional, solicitado pela Alura.
Para conhecer nossa política para artigos deste tipo, confira esta página.


Botão Voltar ao topo