DicasSegurança

Seu iPhone foi roubado? Cuidado para não cair em armadilhas

Uma das piores coisas que pode acontecer para quem tem iPhone é ter seu celular roubado. É traumático não apenas pelo lado pessoal (com a perda de dados, fotos, mensagens), mas também pelo lado financeiro, visto que os dispositivos da Apple custam bem caro no Brasil.

Nos últimos anos, muita coisa evoluiu para que este tipo de acontecimento seja um pouco menos prejudicial. O iCloud trouxe bons avanços tanto na possibilidade de recuperar facilmente os dados, fotos, contatos e mensagens pelo backup, como também com o Bloqueio de Ativação, que não permite restaurar o aparelho roubado sem a senha do iCloud.

Este bloqueio é o ponto forte da segurança do iOS e até fez diminuir o número de roubos de iPhone em alguns lugares. Mas no Brasil, os ladrões são bastante criativos e conseguem criar maneiras de enganar a vítima, fazendo ela mesmo fornecer a senha do iCloud sem nem perceber.

Confira neste artigo alguns casos de usuários que foram ludibriados e saiba como os criminosos criam páginas falsas para enganar inocentes.





Fui roubado. O que fazer?

Quando um iPhone é roubado, o procedimento comum é acessar sua conta do iCloud, procurar o dispositivo cadastrado e acionar o Modo Perdido nele. Se ele estiver conectado na internet, um mapa será capaz de localizá-lo. Se ele estiver desligado, não é possível localizá-lo, e os ladrões sabem disso muito bem.

Buscar iPhone

Com o Modo Perdido, o aparelho fica bloqueado com senha e somente com ela ele pode ser desbloqueado. Se o criminoso tentar restaurar o aparelho (ou seja, apagar tudo o que tem nele e instalar um sistema novo), ficará bloqueado na tela de ativação, só podendo desbloquear com a senha do iCloud do dono original.

Enquanto o aparelho estiver cadastrado no iCloud, não tem como acessar os dados que estão nele, nem tampouco ativá-lo para outra pessoa usar.

iPhone desaparecendo do iCloud

Nos últimos dias, temos recebido um número crescente de usuários reclamando que seus iPhones simplesmente desapareceram do iCloud, de uma hora para outra, após terem sido roubados. Alguns descobriram como isso aconteceu, enquanto outros ainda não sabem como os criminosos podem ter tido acesso à conta.

Para conseguir a senha do iCloud, os malandros geralmente usam de engenharia social para iludir os usuários em um momento de fragilidade após o roubo. Foi o caso do nosso leitor Victor, que teve seu iPhone roubado recentemente. Após ter colocado o aparelho em Modo Perdido no iCloud, ele recebeu dois SMS e um email da Apple, dizendo que seu aparelho tinha sido localizado. O problema é que não era a Apple quem tinha enviado estes avisos, e sim os ladrões, apontando para endereços falsos.

SMS falso

Além dos erros de português, repare que o endereço, apesar de conter a palavra “apple“, é totalmente diferente do site oficial da empresa. Ele leva para uma página falsa, que faz o usuário mais distraído informar as suas senhas, na tentativa de saber onde o aparelho está. Mesmo os mais experientes estão suscetíveis ao erro, visto que é um momento de fragilidade, como explicado no início deste texto.

Página Apple falsa

Este tipo de golpe já foi denunciado pelo Blog do iPhone ainda no ano passado.

No caso do Victor, ele acabou se deixando levar pelas falsas mensagens e forneceu sem perceber os seus dados aos bandidos, que horas depois acessaram a conta e desvincularam o iPhone dela. Neste caso, não há nada mais o que fazer.

Outro caso é do nosso leitor Thiago, que nos procurou no final da última semana, relatando o que se passou com ele e sua esposa.

Minha esposa foi assaltada e teve seu iPhone 5c roubado. No farol, parada com o carro, o assaltante levou o iPhone que estava em um suporte colocado no parabrisa, foi surpreendida pela rapidez do assaltante que enfiou a mão pelo vidro e levou seu iPhone. Imediatamente ela me ligou do celular da empresa e pediu para bloquear o iPhone e tentar localizar pelo aplicativo Buscar Meu iPhone.

Acessei o app com o Apple ID dela e o iPhone já estava desligado. Ativei imediatamente o modo perdido configurando uma senha de 6 dígitos e informado meu número para que eu pudesse ter a chance de recuperar o iPhone. Isso aconteceu ontem por volta das 18:00.

Para minha surpresa, ao tentar acessar o Buscar iPhone novamente às 23:30, não consegui mais acesso e recebia a notificação de senha ou ID inválidos. Ao acessar o e-mail secundário criado para a recuperação, acessei o link para redefinir, criei a senha e confirmei 2 perguntas de segurança da conta. Ao voltar ao aplicativo Buscar iPhone, o iPhone 5c não estava mais na lista de dispositivos da conta, pensa na tristeza que senti neste momento em saber que o Apple iD foi acessado, não sou leigo no assunto e conheço profundamente as funções do iPhone e sabia que o acontecido era praticamente impossível de acontecer.

Verificando os e-mails da conta, às 22:01 recebi a mensagem da Apple que o iPhone entrou em modo perdido e que o aparelho estava bloqueado, as 22:14 outro e-mail do find my phone informando que o buscar iPhone foi desativado. Vocês conseguem entender a gravidade do acontecido? Como alguém conseguiu acesso o iPhone bloqueado com uma senha de 6 dígitos, e conseguiu redefinir minha senha e digitar no aparelho a senha para desbloquear o iPhone?

Thiago afirma que não recebeu nenhum SMS ou email estranho, acessando a conta apenas pelo aplicativo nativo do iOS, até que a senha não valesse mais. Não se sabe como os criminosos conseguiram acesso à conta. Ele já entrou em contato com a Apple Brasil e o suporte nos Estados Unidos, e ainda espera uma resposta para saber o que aconteceu.

Mas o Thiago admitiu mais tarde que o aparelho estava sem nenhuma senha de bloqueio no momento do roubo e isso permitiu aos ladrões fácil acesso ao sistema. Com tudo liberado, qualquer tentativa posterior de bloqueio ou contato pelo iCloud se torna completamente inútil, pois basta desconectar o aparelho da conta para que a nuvem não possa mais acessá-lo. Neste momento não há mais possibilidade de recuperar o iPhone roubado.

Precauções

Se você teve seu iPhone roubado/furtado/perdido, a primeira coisa a fazer é acessar sua conta na página do iCloud e bloquear o aparelho desaparecido, na seção Buscar Meu iPhone.

Tenha em mente que, se você mudar neste momento a senha do seu iCloud, o seu iPhone perdido não poderá mais se conectar aos servidores da Apple e não terá mais chance de ser encontrado. Ele continuará bloqueado à sua conta, mas a senha antiga na qual ele está configurado não permitirá que ele se conecte mais ao iCloud, a não ser que ela seja alterada no aparelho. A mesma coisa acontece se você optar pela opção “Apagar iPhone” no iCloud, que apaga tudo o que tem no dispositivo e o deixa bloqueado na tela de ativação até alguém introduzir a senha do iCloud do proprietário. Podem ser duas soluções caso você não queira de maneira nenhuma que os criminosos tenham acesso às suas informações.

Tome sempre muito cuidado com mensagens que receber a respeito deste aparelho. Só confie em links que levam para o domínio *.apple.com/ e verifique sempre que o site tenha o cadeado de conexão SSL (iniciando com https://). A Apple nunca enviará você a uma página não encriptada, nem para sites com nomes bizarros e domínios estranhos.

Se você teve seu dispositivo roubado e alguém conseguiu acessar sua conta para desvincular o aparelho dela, aí sim, o que você deve fazer é alterar imediatamente a sua senha e suas perguntas de segurança. Altere também as senhas de outras contas da internet usadas no dispositivo, como e-mail, Facebook ou o Twitter.

Uma maneira de impedir que pessoas estranhas tenham acesso à sua conta é ativar a Verificação em Dois Passos. Com isso, mesmo que alguém consiga a senha da sua conta, ele não conseguirá acessá-la porque um código de verificação é enviado para um dispositivo de confiança seu.


Tome toda a precaução possível com o seu aparelho. Quanto mais dificultarmos a vida dos criminosos, menos incentivo daremos aos roubos de iPhone. É claro que isso não irá acabar com o interesse dos criminosos pelos dispositivos da Apple, mas pode ajudar a diminuir.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vinicius Diagonel

    Boa matéria

    ILex na primeira foto , tem um número de celular lá, normal ??

    • É o número do serviço usado pelos golpistas.

      • Besta Tropical

        Acho que o mistério está resolvido nessas duas matérias: goo*gl/OJeKlg e youtube*com/watch?v=Pc3cxjdP4mM (OBS: entrei em contato há pouco com um especialista da área de Segurança Digital enviando esse caso para ele analisar, qualquer resposta dele posto aqui).

        • A questão não está resolvida não.
          Primeiro que esta máquina só funciona com senhas de 4 dígitos, e o Thiago usou 6. Então não foi esta máquina a usada neste caso específico.

          Segundo, este tipo de máquina existe há bastante tempo, nas mais variadas formas. O FBI usa, inclusive. Foi por isso que a Apple permite acionar a opção de apagar tudo depois de 10 tentativas erradas. Além disso, se você colocar alguns códigos errados, o sistema aumenta o período de espera para outra tentativa. Isso tudo é já pensando neste tipo de máquina, que existe há tempos.

          A solução para se proteger contra isso é optar por uma senha de 6 dígitos e marcar a opção para apagar depois de 10 tentativas falhas. Nem precisa de senha alfanumerica, apesar que sempre é uma segurança a mais.

          • Besta Tropical

            iLex, leia os links: o IP BOX consegue burlar as 10 tentativas e consegue burlar o “atraso programado” (o aumento do período ao qual você se refere). A náquina consegue desligar a bateria em fração de nanosegundos toda vez que a tentativa erra, a ponto do iPhone não detectar o erro e permitir infinitas tentativas. Quanto ao Thiago, ele disse ontem que há a possibilidade da senha de 6 não ter sido substituida pela de 4 que o ladrão possivelmente colocou no aparelho.

            • O problema neste caso específico foi que o iPhone não tinha senha de bloqueio no momento do roubo. Isso facilitou demais o trabalho dos ladrões.

              Não tinha por que o ladrão colocar outra senha de 4, se o aparelho não tinha senha. Não faz sentido nenhum.

            • Besta Tropical

              Sim, concordo! Mas quero alertar a todos que ninguém está seguro com um PIN de 4, mesmo se a opção das 10 tentativas estiver ativada. A proteção de atraso programado (cada fez precisa de mais tempo para tentar nova senha) É BURLADA pela IP BOX graças uma atuação no hardware (bateria). É que até ontem o nosso amigo Thiago estava dizendo: “como desbloquearam meu iPhone?”. Bom, já há uma hipótese demonstrada: IP BOX. Se você pesquisar o iP BOX no YouTube verá que não há limite de tentativas. Alguns iPhones ficam sendo “tentados” em força bruta durante horas até abrir e o pior: esse procedimento também funciona mesmo se a tela estiver com aquele bloqueio de “Modo Perdido”. Os artigos mostram isso claramente. OUTRA questão: li em comentários isolados (e não comprovados) que já haveria uma IP BOX para quebrar PIN de 6 (isso não conseguir comprovar, mas não é nem um pouco impossível, pois é o mesmíssimo método da IP BOX de 4). E se ainda não existe IP BOX de 6, logo logo será criada, pois o mercado não dorme no ponto: se houver demanda (e há) sempre haverá oferta.

            • Entendi.
              Sim, você tem razão, a senha de 4 dígitos não é mais segura.

            • Besta Tropical

              Exatamente!

            • Thiago Maia

              Só tenho a agradecer ao blog do iPhone em levantar essa questão, que com certeza serviu para todos se proteger ainda mais, quero agradecer também ao Besta Tropical pela dedicação em questionar e levantar as dúvidas, juntos descobrimos que a senha de 4 dígitos, se foi criada offline, garantiu o acesso ao iPhone mesmo depois da senha de 6 dígitos ser criada durante a ativação do modo perdido, cabe a Apple analisar essa falha, e resolver em possíveis atualização.
              Cabe a Apple também solicitar a confirmação do e-mail, forçando o usuário a digitar corretamente o e-mail para que ele possa receber o e-mail de redefinição.
              Besta, não sabemos se foi isso exatamente que aconteceu, ou se já existe um IP BOX capaz de quebrar a proteção de tela com 6 dígitos. Essa dúvida ficará no ar.
              Infelizmente ainda custa acreditar, a tamanha facilidade que esses marginais conseguiram criar para facilitar esse desbloqueio. Cabe a nós agora nos proteger!
              Obrigado a todos pelos comentários e sugestões.
              Forte abraço.

            • Besta Tropical

              Thiagão, a gente que tem que te agradecer por compartilhar esse evento da sua vida particular com a gente. Vamos nos proteger daqui para frente para evitar esse tipo de coisa. E concordo com você: nada garante que daqui a pouco criem uma IP BOX que quebre PIN de 6 (ou se até mesmo já tenham criado). Depois disso tudo, eu só uso senha alfanumérica. Grande abraço!

            • Anderson

              Não adianta perder seu tempo com com a equipe. Já postei varias mensagens em N situações que envolvem segurança e falhas. Neste tipo de assunto eles falam muita b3st31ra e não aceitam criticas. Se insistir só vai ganhar um block. Já perdi a conta de quantas vezes me bloquearam.
              ps.:Uma senha para ser considerada segura deve ser alfanumérica com no minimo 11 dígitos incluindo letras, números e caracteres especial. Uma senha de 6 dígitos é facilmente quebrada em alguns segundos.

            • Anderson, olha só o jeito agressivo que você vem comentar.
              Não use o suposto “anonimato” da internet para atacar as pessoas.

              Se você teve algum problema, é só vir falar diretamente com a gente que resolvemos. Afinal somos adultos.
              Nós aqui ajudamos milhares de pessoas todos os dias e para tornar o nosso trabalho viável, precisamos nos proteger de ataques. Quando um comentário parece mais um ataque pessoal do que uma opinião que possa contribuir com o debate de todos, nós bloqueamos, na esperança que a pessoa entre em contato por e-mail para conversarmos. Muitos fazem isso é geralmente tudo se resolve e elas entendem.
              Ter um site de destaque na internet acaba chamando muito a atenção de trolls que têm o objetivo de atrapalhar o trabalho. Nós protegemos contra eles, mas por vezes usuários legítimos acabam sendo prejudicamos. Mas nada que uma boa conversa calma e equilibrada não resolva.

              Ser feliz é mais fácil do que por vezes imaginamos, Anderson.

  • rafaelpz

    A pergunta principal aqui, a meu ver é: existe uma forma ilegal de conseguir reativar um iPhone perdido? Se há, toda a engenharia de segurança aqui não servirá para nada, nem mesmo pra eu ter um pouco de descanso, sabendo que ao menos o traste que me roubou não conseguirá utilizar o aparelho.

    • Besta Tropical

      Rafael, não existe isso. O que existe é o seguinte: há ferramentas avançadas (usadas pela polícia inclusive) que usa ataque de força bruta para desbloquear iPhone (geralmente os que só possuem PIN de 4 dígitos). A única forma de se proteger disso (desse tipo de desbloqueio) é habilitando a opção de “apagar os dados após 10 tentativas”. O programa que faz a força bruta (tentativa/erro) causa o “apagamento” dos dados na décima tentativa.

      • rafaelpz

        Cara, desculpe, mas não concordo.
        Há vários casos (inclusive relatados aqui) em que os bandidos tiveram acesso à conta iCloud da vítima e trocaram a senha em menos de 1h. Então, não há ferramentas avançadas e nem brute force envolvido aí.
        E, pelo que eu saiba, o iPhone não é suscetível a brute force (ao menos, os mais novos), vide a briga Apple x FBI.

        • Besta Tropical

          Sobre o FBI: o FBI afirmou que não usou força bruta com medo das “10 tentativas” estarem ativadas e os dados do iPhone 5C de San Bernardino serem apagados. Sobre a suposta fragilidade do iCloud, o acesso só pode ser dado se: 1 – o aparelho estava desbloqueado e o bandido pegou a senha do iCloud; 2 – O bandido conseguiu passar pela resposta secreta da vítima e redefiniu a senha; 3 – Força bruta (se as 10 tentativas estiverem desabilitadas); 4 – Um vírus no PC da vítima pode enviar ao bandido a senha usada no iCloud (hipótese remota). Fora isso não é possível invadir o iCloud. Não existe nenhuma vulnerabilidade conhecida no iCloud sendo explorada. Todas foram conhecidas e reparadas.

          • rafaelpz

            Se as 10 tentativas estiverem desativadas, mesmo assim, ele deixará o iPhone inativo para novas tentativas durante um bom tempo, e cada vez mais tempo.
            E quanto às outras opções, sinceramente não acredito que apenas iPhones desbloqueados (seja por estar sem senha, ou por descuido do usuário que o guardou sem bloquear e logo em seguida foi roubado) retornem à ativa.
            Continuo achando que há algo clandestino rolando para tornar isso possível tão rapidamente.

            • Besta Tropical

              Sobre seu comentário sobre as 10 tentativas: perfeito! É isso mesmo. Mesmo estando desabilitado esse recurso o iPhone possui um “atraso programado” em que cada tentativa exigirá mais tempo para a tentativa seguinte. Eu continuo acreditando que se as precauções forem tomadas (aqui incluo proteção de dois fatores) nada sairá errado, mas se houver essa brecha “clandestina” como você fala, será uma enorme decepção!

            • Jonas

              A melhor geito de descobrir isso, é pesquisando nas áreas onde os roubos ocorreram. Perguntando as pessoas, se elas conhecem alguém q consegue desbloquear. Dada a informação, bloqueia um iPhone de propósito, leve lá e descubra.

            • Ótima dica Jonas!

            • A forma correta é Jeito****
              uma crítica construtiva para gente aprender mais um pouco o *português*

              Porque até eu tenho dúvidas na forma correta de escrever.

            • Kleyson Klesller

              Um vez, conversando com uma usuária na internet, ela informou que passou algum tempo sem usar o seu iPhone 5C, e ao liga-lo, não lembrava mais da senha, ela disse que levou em uma eletrônica no centro do Rio, onde o técnico dava suporte a celulares, o cara desbloqueou o iPhone em menos de 15 minutos! Acho que não era uma senha boba como 123456, pois a mesma não lembrava da senha, mas segundo ela, o cara conseguiu destravar a senha e não perdeu nenhum conteúdo. Segundo ela pegou 120, 00 reais pelo serviço.

            • PoderosoCastig4

              truco.

            • rafaelpz

              Então há sim, uma falha.

            • Besta Tropical

              Ele usou o “IP BOX” para desbloquear o iPhone.

            • lori

              A primeira senha é sim possivel de desbloquear ate em autorizadas apple e de graça . Mas, a do icloud eles não desbloqueiam não. Pelo menos comigo foi assim.

  • felipe

    Uma coisa que está acontecendo bastante na minha cidade é lojas comprando aparelhos com bloqueio de iCloud, e trocando a placa deles por um Anatel (sem bloqueio de ICloud e com uma carcaça com garantia, eles queimam a placa) e levando em autorizadas e trocando por um novo. Não sei como conseguem trocar as placas e a Apple não conseguirem identificar, mas pelo que me disseram, a única forma de saber o imei do aparelho é pelo *#06# e como estão com a placa queimada, não conseguem identificar o imei falso. A Apple já está ciente disso, pois no 6s o IMEI já se encontra na placa do aparelho.

    • Tarlan Brunet

      Meu irmão, quanta maracutaia pra tão “pouco”. Os caras são *odas mesmo!

    • Ikari Gendo

      ?!?! acho que é fake isso, placa mãe do iphone é um caminhão de dinheiro e não vale o esforço só para ter um IPhone…

  • Fiquei curioso como um ladrão pode conseguir minha senha do iCloud, apenas eu deixando meu celular desbloqueado sem senha! Ele teria que conseguir primeiro a senha do meu email do iCloud!? E como conseguiria isso?!

    • É bem fácil, na verdade.

      • Thiago Maia

        iLex, pode ate ser fácil. mas não foi o que aconteceu no meu caso. O iphone da minha esposa estava sem senha, por isso imediatamente ativei o modo perdido para quando o iphone fosse conectado na internet o mesmo fosse bloqueado, e foi o que aconteceu as 22:01 do dia 03/03 chegou a mensagem do modo perdido ativado, mas nenhuma localização chegou no email, o que também deveria acontecer.
        A partir deste momento, o iphone foi bloqueado com a senha de 6 dígitos que criei na hora da ativação do modo perdido, por mais que o email de redefinição estivesse cadastrado no app mail, como a pessoa conseguiu acesso no iphone para tal acesso? foi o que a LuLu mencionou abaixo.
        Não da para entender como isso foi possível!

        Estou fazendo algumas simulações com um ipad para tentar fazer isso, deixei sem senha, desativei o wifi e ativei o modo perdido pela web, conectei o ipad novamente e em menos de 20 seg conectado o mesmo foi bloqueado com a senha, perdi o acesso ao ipad. Ate aqui blz. Ipad bloqueado, continuando.
        Como eu mesmo criei a senha fiz o desbloqueio de tela e consegue acesso ao ipad, Entrei em ajustes icloud e buscar iphone para desativar, tentei senhas erradas e na 3º tentativa apareceu a mensagem para redefinir a senha, cliquei nesta opção e perguntou como gostaria de redefinir, por email ou responder as perguntas de segurança, escolhi por email, deixei o email secundário sincronizado no App Mail nativo, abri o App Mail e la estava o email de redefinição, cliquei no mesmo e bingo, alterei a senha sem problemas e sem confirmação alguma das respostas de segurança, mas no dia em que perdi acesso ao apple id, fiz esse procedimento pela web para recuperar o apple Id e tive que responder 2 perguntas de segurança.

        Então, recapitulando, basicamente foi isso que aconteceu, por mais que o email de redefinição estivesse no App Mail nativo, como a pessoa teve acesso ao aparelho para checar esse email, clicar neste email, ser levado ao safari para clicar em redefinir senha com o iphone bloqueado? Se as 22:01 o iphone foi bloqueado? como ele descobriu a senha de bloqueio de tela em menos de 13 minutos? Que foi as 22:14 o buscar iphone foi desativado!

        iLex, existe 3 falhas neste processo, onde você pode fazer um post com a seguintes dicas:

        Jamais coloque a senha de redefinição no App mail ou qualquer outro que você utiliza no dispositivo. 1º falha do usuário.

        Vamos sugerir a apple que peça a confirmação do email de redefinição, Ex: t******@hotmail.com, forçando o usuário a completar o email. Se preencher errado não chegará o email. 2º falha ao meu ver da Apple

        E a 3º falha e descobrir como a pessoa conseguiu acesso ao iphone bloqueado com a senha de 6 dígitos,

        Vamos desvendar esse mistério.

        • Besta Tropical

          Achei o nome da maquina que desbloqueia iPhone: “ip-box iphone password unlock tool” ou simplesmente “IP Box iPhone”. Pesquise sobre isso. Achamos uma forma de abrir o iPhone que pode ter sido usada para abrir o 5C de sua esposa. Deve ser o que os criminosos usam. Por isso o relato do camarada lá embaixo dizendo que abriram o iPhone dele semana depois de furtado. O criminoso levou para a pessoa que possuía essa maldita máquina. AGORA ME PERGUNTO: uma senha alfanumérica (e que tenha caracteres especiais) com 15 dígitos seria quebrada por essa máquina? iPhones com a opção de “apagar após 10 tentativas” também seriam vulneráveis? Impossível saber. O que ficou clara para mim, pelo menos, é que há sim uma forma de desbloquear o iPhone. Há muitos vídeos de demonstração na internet (nacionais e internacionais). Li relatos que essa máquina já foi atualizada para quebrar o iOS 9.2. Talvez o FBI não tenha utilizado essa máquina no caso San Bernardino por alguma razão como senha alfanumérica muito forte (que demoraria muito o procedimento) ou medo da opção das 10 tentativas estar habilitada (eles inclusive alegaram isso). Essa é uma hipótese plausível para seu caso, Thiago.

        • Thiago, o fato do aparelho estar sem senha no momento do roubo é a chave de tudo. Infelizmente isso abre um leque imenso de opções para os ladrões.

          Você não tinha me dado esta informação nos emails que me mandou.

          Ao ter acesso ao sistema desprotegido, permite que se faça várias coisas. E me parece bem claro o que aconteceu neste caso:

          – Ladrão roubou o iPhone e fugiu. Enquanto sua esposa ligava para você do telefone do trabalho, o meliante colocou o aparelho em modo avião, para cortar qualquer comunicação com a internet.

          – Você então bloqueou o aparelho remotamente, com uma senha de 6 dígitos. Mas isso não fez efeito em um primeiro momento no iPhone, porque ele não estava conectado na internet. Ele ficou horas “aberto”, para os ladrões pesquisarem tudo o que podiam.

          – É provável que eles tenham encontrado alguma informação que levasse à senha do iCloud. Se a opção de senha automática do Safari estivesse ligada, era só procurar ali a senha, que é exposta claramente.

          – Conseguindo a senha e o usuário, já tinham a faca e o queijo na mão para fazerem o estrago. Eles então religam o iPhone na internet, o que automaticamente o faz bloquear por causa do modo perdido que você habilitou. Isso foi às 22:01. Então eles pegam a senha que já possuem, se conectam normalmente no site iCloud.com e trocam a senha da conta, para terem tempo de fazer os procedimentos necessários sem serem importunados.

          – Alguns minutos depois, eles conseguem desvincular o aparelho da conta, pois já estão dentro do sistema sem precisar de mais nada. Trabalho feito.

          – Quando você percebe que a senha foi mudada, você a mudou, mas aí já era tarde demais.

          Não tem como sabermos exatamente o que aconteceu, mas este caminho que citei tem bastante lógica. Tudo isso graças ao fato do aparelho estar sem senha de bloqueio, o que é uma falha de segurança gravíssima. Se deixar o criminoso ter acesso ao sistema, já facilita 90% do trabalho dele.

      • Thiago Andrade

        Comigo este final de semana no iphone do meu filho.
        Ele não lembrava a senha.
        Consideração 1: O app mail do celular estava com seu icloud configurado.
        Consideração 2: O celular estava sem senha de desbloqueio de tela.

        Fomos baixar um app e solicitou a senha digitei errada e precisei redefinir.
        No momento que você vai “comprar” um app, abre a janela com seu e-mail do iTunes escrito. Esta é a primeira informação importante que você precisa, tendo o e-mail so falta a senha.
        Eu cliquei em redefinir, solicitou o e-mail, digitei o que tinha acabado de aparecer na Janela de compra do aplicativo, cliquei em redefinir, e pasmem, recebi um e-mail no app nativo MAIL, e estava la o passo a passo para a redefinição.

        Então, partindo do ponto que este celular estava sem senha de bloqueio na tela, eles com 5 minutos conseguem fazer isso, antes mesmo do buscar meu iphone ser ativado.

    • Lu Lu

      Provavelmente o e-mail dele estava logado no App nativo de e-mail do iOS e ele recebeu a mensagem de recuperação.

      • Daniel Vitor

        Exato! Nesse caso não tem o que culpar a Apple, e sim cuidar para não cometer os mesmos erros nos próximos.

  • Mauricio Schwartzhaupt Narcizo

    “Se o aparelho estava originalmente sem senha de bloqueio, ou com uma senha de fácil dedução (1234, por exemplo), o bandido pode ter conseguido acesso ao dispositivo antes mesmo de realizar a primeira conexão.”

    Se a senha de desbloqueio do aparelho for descoberta, ainda há a senha do icloud para que consiga desativar o ‘Buscar meu iPhone’ e depois desvincular o aparelho da conta. Achei estranha esta análise realizada de que consegue desvincular o aparelho apenas digitando a senha de bloqueio do aparelho. Somente com isto não é possível fazer isto.

    • Engano seu.
      Faça o teste. Desbloqueie o aparelho, vá em Ajustes > Safari > Senhas. Ele pedirá a senha do aparelho ou o Touch ID (que pode ser configurado facilmente com o seu dedo, caso você tenha acesso ao aparelho). Na lista de senhas, digite “iCloud”. Pinba, ali está a sua senha, fácil fácil.

      • Ok, mas isso só acontece se a pessoa utiliza a função de predefinição(gravação) de senhas. Quem não a usa não corre esse risco.

        • Verdade.
          A segurança geralmente é composta de vários fatores.

          • Lu Lu

            Uma atitude que poderia amenizar o problema,seria poder usar outra senha,sem ser a do desbloqueio,que é fácil de ser percebida,para ver as senhas salvas. Eu uso o código de restrição,é uma segurança a mais,já que ele exige o código de bloqueio + restrição + ID Apple para restaurar o iPhone.

            • FábioSilva Oficial

              Também uso algumas restrições mas qual é a sua citada para me certificar que também faço uso desta pode passar o passa a passo ajuste-geral-restrições e…? Obrigado.

      • Mauricio Schwartzhaupt Narcizo

        Puts!!!! Que m***… Não sabia disso. Seria um furo da Apple disponibilizar a senha do icloud dessa maneira? Tipo, exigir a senha do icloud para visualizar as senhas do safari, ao invés apenas da senha do aparelho.

      • Marcus Malacarne

        Caramba, não sabia dessa… Acho vacilo da Apple deixar o acesso ao banco de dados de senhas apenas com o código de desbloqueio simples.
        Tudo bem que na teoria, apenas o dono do aparelho deveria saber essa senha de desbloqueio… Mas ainda assim, ela é a mais vulnerável de todas, já que é a mais utilizada, logo, a que tem a maior probabilidade que alguém consiga ver a pessoa digitando…
        Acho que seria interessante que houvesse uma opção de “bloquear” o acesso a esta função do sistema, com a senha de restrição. Ou então exigir a senha do iCloud (que costuma ser mais elaborada) para acessar o banco de dados.

      • Valeu pela dica, acabei de excluir minha senha do iCloud que estava salva no Safari! ?

  • FábioSilva Oficial

    Tá, mas a onde entra em última das instâncias o bloqueio do IMEI junto a operadora celular? Pois diante este bloqueio mesmo que o iPhone possa ser desbloqueado pelo iCloud estando ao menos bloqueado junto a operadora o mesmo passa a não ter utilidade alguma, somente o app relógio para o despertar do bandido (rsrs, zueira)

    • Junior Rinaldi

      com todos os aparelhos antes do iphone, isso nunca funcionou se o aparelho fosse desbloqueado para usar em qq operadora… me impressionei qdo li que dava certo no iphone. ate disseram que em alguns casos, as autoridades procuram os usuarios para devolver o item roubado.

      • FábioSilva Oficial

        Funciona e funciona muito bem, tenho um primo que achou um iPhone numa rave porém o mesmo não tem funcionalidade alguma porque se sabe que está bloqueado pelo IMEI isto que dizer: pela operadora. O sistema CEMI que intercepta o IMEI é altamente seguro, uma vez impedido nas operadoras sob licença deste sistema já era acaba sendo acho até mais seguro do que esses métodos estudados pela Apple.

        • Augusto Cavenaghi

          Fábio, é muito fácil desbloquear IMEI (qualquer assistência técnica consegue). Na verdade qualquer pessoa consegue, basta dar uma pesquisada na net.
          E se o cidadão não der conta, na 25 de março desbloqueia por 30 dilmas.

          • FábioSilva Oficial

            Bem, que o “jeitinho brasileiro” existe disso eu não duvido logo diante essa medida aí visada pela Anatel se cai por terra! Seja como for, pelo menos o iPhone que meu primo achou este está totalmente inoperante inclusive ele até chegou a ver as condições de desbloqueio em alguma assistências técnicas e até onde eu sei muitas delas se prezaram então ou seja, varia da consulta de cada uma! Se bem que no caso dele de nada iria adiantar pois também está bloqueado sua tela com o código.

            • Augusto Cavenaghi

              iPhone no iCloud (até onde eu sei) não há como desbloquear, iPhone só na tela de senha ou pelo bloqueio da Anatel é fácil.
              Todas assistências poderiam realmente recusar, porém infelizmente não é o que ocorre na maioria das vezes.

  • Minha cunhada teve o aparelho dela furtado no Rock in Rio. Não sabemos como, mas o ladrão entrou no aparelho, pediu para reconfigurar a senha do Apple ID, abriu o e-mail que recebeu no próprio aparelho, mudou a senha e desvinculou o aparelho dela da conta, antes mesmo dela conseguir bloquear o aparelho novamente.
    Não conseguimos entender como isso aconteceu, já que o aparelho dela tem TOUCH ID.
    A nossa única suposição foi que, em algum momento, sem que o touch id funcionasse, ela inseriu a senha (que não era de fácil dedução) e que eles já estavam aguardando esse momento para anotar a senha dela. Assim, com o aparelho em mãos, mudaram tudo dentro do próprio aparelho.
    Só pode ser isso, ou alguém tem mais alguma ideia?

    • FábioSilva Oficial

      Sem que o Touch ID não funcionasse em algum momento? Eu aposto que no caso este iPhone fora roubado estando com a tela desbloqueada sob livre acesso! Desculpa, mas achei confusa a suposição que fizeram no caso em questão!

      • Fábio, tenho um iPhone 6S e antes desse um 6. O meu Touch ID não funciona perfeitamente o tempo todo. Um ou duas vezes ao dia, eu preciso colocar a senha, pois ele não identifica a minha digital.
        O iPhone 6 era ainda pior.
        E sim, o iPhone poderia ter sido colocado na bolsa desbloqueado, é uma hipótese também, mas não é a única.
        Pelo número crescente de casos parecidos, não duvido que tenha algum outro bug não revelado que dá acesso ao iPhone sem a necessidade de senha. Já vimos isso aqui no blog.
        Se está acontecendo com outras pessoas, precisa ser melhor avaliado pela própria Apple.

        • FábioSilva Oficial

          Ual, estando Touch ID não reconhecer a marca da digital e operar com instabilidade é novidade para mim e confesso surpresa pois assim como você, faço uso do iPhone 6 e quanto ao Touch me surpreende com sua prescrição nunca me decepcionei até porque já teria acionado o suporte Apple afim de um reparo/solução. Agora quanto ao número crescente dos casos, bem, se chega à conclusão portanto de que todos os métodos atribuídos pela Apple afim de evitar este tipo de situação são precários ainda e que deve uma melhor estratégia como solução definitiva.

          • rafaelpz

            Eu concordo com o Marcelo. Apesar de funcionar muito bem, o Touch ID não funciona em alguns momentos. Principalmente com a mão molhada/suada. E dificilmente todos esses iPhones que têm sido roubado e voltado à ativa foram guardados sem senha ou desbloqueados e nesse meio-tempo foi possível fazer a troca das senhas.

            • Lu Lu

              Pessoal,o Touch ID não exclui o uso da senha. É só deslizar a tela para a direita para digitar. A senha.

        • Marck Nakahara

          Marcelo França, tenho um iPhone 6 e o Touch ID falha às vezes. Mas no meu caso é só dar uma limpadinha rápida no botão e no dedo que funciona.

    • Leo

      Aconteceu o mesmo comigo. Roubara meu 6S e desbloquearam em alguns minutos. Não deu nem tempo de eu chegar em casa, alteraram senha do iCloud, Facebook e meu Outlook, visto que todos meus e-mails estavam no app nativo. Algum momento ele viu eu digitando a senha e só ficou aguardando. Felizmente recuperei todas as senhas e as contas, mas o aparelho ele deletou rapidamente no Buscar e reiniciou.

      • Foi exatamente isso Leo… Exatamente!

        • Leo

          Aí mandei bloquear o IMEI, mas sei lá se eles conseguem desbloquear. Eu coloquei uma senha na operadora para que não pudessem desbloquear se fosse o caso. De qualquer forma o prejuízo foi a pior coisa hahaha. 🙁

          • Besta Tropical

            Leo, o seu PIN tinha quantos números?

            • Leo

              4 números HAHA. Não era fácil mas também não impossível. Tenho certeza que ficaram vendo os números (eu estava num bloco de carnaval aqui em SP). Hoje utilizo o de 6 números (e aliás segui seus passos para a verificação em dois passos, MUITO obrigado). Foi um pavor eu tentar acessar tudo e dar como senha incorreta. A sorte foi que eu ainda tinha um Gmail atrelado ao Outlook e nisso recuperei tudo.

            • Besta Tropical

              Cara, sinceramente, eu entraria em pânico, pois minha vida está toda no Google Drive. Temos que ter muito cuidado!

  • Guilherme Queiroz

    ótima matéria, muito informativa, obrigado.

  • Besta Tropical

    PRESTEM ATENÇÃO: se o ladrão souber o email do iCloud do proprietário ele pode ir no site do iCloud clicar em redefinir a senha e usar o chip do celular roubado para receber um código para redefinir a senha. É outro ponto fraco na cadeia. Assim: ele sabe o email do usuário > vai no iCloud e diz que esqueceu a senha e quer redefini-la > recebe o código de redefinição no chip roubado (ele coloca o chip em outro celular dele, onde possa ler o SMS) e altera a senha do iCloud. A melhor função do iPhone para mim nem foi citada aqui: “apagar todos os dados após 10 tentativas” (dados apagados após 10 tentativas de acesso sem sucesso ao aparelho).

    • Thiago Maia

      Negativo Besta, não existe a opção para redefinir a senha do apple ID com o SMS, somente em um email secundário cadastrado e verificado ou respondendo as perguntas de segurança criada.

      • Besta Tropical

        Thiago, no suporte da Apple diz ser possível sim. Pesquise no Google por “como redefinir Apple ID”. Basta que a verificação de dois passos esteja ativada. O link: support*apple*com/pt-br/HT5787 ATUALIZANDO: você está certo, pois mesmo na hipótese, é necessária a “chave de recuperação” (que o ladrão não teria acesso).

      • Besta Tropical

        Thiago, você acredita na hipótese do ladrão ter acessado o e-mail de recuperação da sua esposa? Ele não sabia as respostas secretas, não usou a “chave de recuperação”. Restaria apenas a hipótese de ter acessado um email de recuperação. Ou você também descarta isso?

        • Thiago Maia

          Acredito que ele possa sim ter tido acesso ao e-mail de recuperação, se não me engano esse e-mail estava cadastrado no app nativo Mail do iOS.
          O que está me intrigando é que ao acesse o e-mail de redefinição, a mensagem foi enviada para lá mais não foi lida, estava em negrito, ele deve ter feito isso pelo próprio iPhone, que foi bloqueado as 22/01.
          Definitivamente afirmo que não existe a mínima possibilidade dele ter descoberto as minhas resposta de segurança.

          Vou acessar o registro de atividades do hotmail, lá fica armazenado toda informação de acesso à conta, dias e horários de acesso.

          • Besta Tropical

            Então dê uma revisada e aumente ao máximo a segurança da sua conta de recuperação. Dos três métodos de redefinição: 1 – Resposta de segurança; 2 – “chave de recuperação” + SMS e 3 – email de recuperação, me parece que este último (3) é o mais perigoso.

            • Thiago Maia

              Olha aí o registro de atividade. Houve um acesso do paraisopolis as 22:11 e as 22:14 o iPhone foi removido
              Então estamos juntos as peças do quebra cabeça. Já sabemos o que acontece, o que resta descobrir e como conseguiram acesso ao iPhone bloqueado para fazer esse procedimento!
              No registro também mostra que foi acessado do aplicativo
              Exchange ActiveSync, sobre o Endereço IP 200.158.6.118

            • Besta Tropical

              Thiago, tentado juntar as peças desse quebra-cabeças eu pergunto (já que a dúvida agora é como acessaram o iPhone bloqueado): será que durante o período que eles tinham o iPhone desbloqueado (e off line) em mãos eles poderiam ter CADASTRADO um novo touch ID (uma nova digital)? Pois se fizeram isso, mesmo com o PIN de seis dígitos que vc cadastrou mais tarde eles conseguiriam continuar acessando o dispositivo com a digital criminosa deles. O que acha?

            • Thiago Maia

              Então. Como informei, é um 5C não tem Touch ID.
              Mas vamos imaginar que ele cadastrou uma senha off line. Resta saber se quando eu ativei o bloqueio essa senha entra a vigorar ou se vai permanecer a mesma criada off line. Eis aí mas uma simulação a ser feita. Vou fazer e te falo o que acontece!

            • Besta Tropical

              É verdade! Perfeito. Depois do teste, me conte, por favor!

            • Thiago Maia

              Besta, mas uma falha.
              Fiz a simulação da seguinte maneira, com o iPad conectado na internet desativei a senha de tela e coloquei em modo avião.
              Criei uma senha com ele off de 4 dígitos e acessei o iCloud para ativar o modo perdido, pelo iCloud web criei uma senha de 6 dígitos e ativei o modo perdido.
              Voltei no iPad desbloqueia a tela com a senha de 4 dígitos que criei off line e desativei o modo avião, quando conectou bloqueou a tela sem a mensagem de iPad perdido e sem aparecer o número do telefone que coloquei, ao desbloquear a tela pediu a senha de 4 dígitos e não a de 6 que criei e desbloqueei com a senha criada em off line. Ou seja, de nada adiantou criar a senha pelo iCloud na web sendo que ao criar a senha nele offline prevaleceu. Mas uma falha da Apple ao meu ver.
              O que acha disso @ilex ?

  • Roberson Annunziato

    Se o iPhone estava conectado ao acendedor do carro e com Bluetooth pareado normalmente ele não bloqueia a tela. Mesmo sem estar usando app de mapas ou gps. Provavelmente ele conseguiu ver a senha do iCloud salvo em alguma nota antes de desligar o aparelho e assim que pode restaurou e desbloqueou com a senha que encontrou. Fácil, se ele conhece os locais do sistema onde achar isso e tiver mesmo salvo, já era.

  • Rogerio Monteiro

    Aconteceu comigo

  • Rodolfo Nat

    Legal o artigo. Podiam fazer um vídeo simulando essas situações e como proceder.

  • FábioSilva Oficial

    Me interessando pelo método de “alta segurança” Verificação em Dois Passos tentei a partir do iOS efetuar tal configuração porém vejam só a informação que recebo, o porque disso? De fato é disponível para o Brasil essa configuração pois se dá o entender que não. Blog, please. Obrigado.

    • rafaelpz

      Tente fazer pelo computador.

      • FábioSilva Oficial

        Pelo computador? Sim, tentei, porém parece que essa “integração” é preciso no meu caso que uso Mac estar usando a última versão do OS X só que francamente não faço questão do El Capitan prefiro ficar no Yosemite!

    • Besta Tropical

      Fábio, não conseguiu habilitar os dois fatores? Eu consegui normalmente há mais de um ano!

      • FábioSilva Oficial

        A partir do próprio IOS?

        • Besta Tropical

          Não! No site do iCloud > Ajustes > Gerenciar. COMENTO SEU PRINT: você não consegue pelo iOS, pois ele não está habilitado, amigo! Você precisa habilitar no site antes. Não tem NADA a ver com o sistema que você usa. É só ir no site do iCloud, conforme os passos que coloquei acima.

          • FábioSilva Oficial

            Hum, vou tentar e ver o consigo! Valeu pela dica.

          • FábioSilva Oficial

            Não duvidando de suas coordenadas, que seja a partir do site do iCloud mas ali no link que a equipe do blog posto diz ser feito a partir do site Apple no campo Id Apple portanto há dois métodos de se configurar esse “Verificação em Dois Passos” é isso mesmo amigo?

            • Besta Tropical

              Fábio, duvide muito. Isso é ótimo! Respondendo a seu questionamento: quando entra onde eu te indiquei, você será levado exatamente para o mesmo lugar que o site indica. Tentei te enviar o link direto, mas o post fica pendente de aprovação pelo blog. REPETINDO: quando segue minha dica e clica em “gerenciar” irá para o mesmo link que este blog está te indicando!

            • FábioSilva Oficial

              Está certo, estou agora frente o Mac tentando “blindar” qualquer maneira que possa existir que leve o meu iPhone vir a sofrer um roubo e terceiros manipula-lo, afinal me preocupo é muito diante um incidente deste tipo. Porém veja só: a partir do site da Apple no link ID Apple eu precisei redefini minhas perguntas e respostas pois já não lembrava até mesmo pelo fato de nunca ter precisado usar, com isso se quer as memorizei. Certo, feito isso tive a oportunidade de configurar a Verificação em Dois Passos (na mesma página) porém como houvera essa redefinição de perguntas e resposta o sistema me impede de concluir com a Verificação em dois passos dizendo o seguinte: “Por razões de segurança, você deveranaguardar até 10 de março de 2016 às 18:30 (GMT) antes que você possa começar a usar a verificação em dois passos. É possível iniciar sessão em ID Apple depois dessa hora para concluir o processo de configuração. Bem, pelo visto não será hoje que consiguirei atribuir essa camada extra de segurança no meu ID Apple. Outra coisa que me fez mencionar a questão do El Capitan é que anteriormente já havia tentado efetuar essa alteração mas como me pediu às perguntas das respostas não lembrada acabei deixando quieto afim de não me envolver com a redefinição, logo procurei apenas me informar a respeito da Verificação em Dois Passos clicando em “Mais informações” (isso tudo encontrado na página de acesso ao ID Apple) que me levou para a página “Perguntas frequentes sobre verificação em dois passos do ID Apple” tomando leitura há um parágrafo onde diz o seguinte (segue imagem) por isso que acabei desistindo na época por achar que teria que atualizar o OS X para o El Capitan embora achando confusa a informação que difere uma da outra. Entende agora o porque de ter mencionado a questão do software no Mac?

            • Besta Tropical

              Fábio, lembro que quando habilitei a “verificação em dois passos” também tive que esperar um tempo, igual aconteceu com você. Isso é normal. Agora toda vezes que acesso o iCloud recebo um código no meu celular (código esse que devo lançar no site do iCloud para poder acessar o iCloud). Entendi o porquê de você ter mencionado o Mac. Outra informação: desde que habilitei a verificação em dois passos, nunca mais me foi exigida a resposta das perguntas secretas.

            • Besta Tropical

              A minha indicação e a do blog te levarão ao mesmo lugar (e único): https://appleid*apple*com/pt-br (substitua o asterisco por ponto).

    • Thiago Maia

      Fabio, faça pelo navegador acessando icloud.com. Tambem não consegui fazer pelo iphone.

  • Alex iPilot

    Ainda assim sempre fiz seguro do iPhone e agora do Watch… Já me roubaram um 6 Plus na esquina onde moro, estava segurado.

  • Adriano Silva

    Boa tarde, tempos atrás um amigo me disse que havia possibilidade de desbloquear um IPhone e que este processo que ele viu era envolvendo um funcionário Apple da assistência técnica e que passava a o ID e o contato retornava com a senha do ICloud, não sei se Assistencia tem acesso a senha, mas disse que todo processo é feito pela Net, não sei valores e se realmente funciona, mas fica a dúvida.

  • Léo Coast

    Aconteceu comigo 15 dias atrás. Tive meu iPhone 6 Plus de 128gb Furtado, na mão leve. Eu estava dentro do ônibus, tinha acabado de chegar das férias, passei o carnaval em salvador, e lá usei de todas as formas meu iPhone, filmei os trios, tirei muitas fotos com os amigos, em meio a toda aquela multidão, com todo o cuidado pra não ser roubado, e nada de ruim aconteceu lá. Mas foi só eu chegar aqui em SP, é facilmente tive meu iPhone roubado! ?.. Foi a primeira vez, foi uma das piores sensações quando procurei na bolsa e não estava. Só percebi depois que já tinha decido do ônibus, imediatamente pedi um celular emprestado e liguei, o mesmo já estava desligado. Uma hora +- após. Entrei no iTunes do meu notebook, acessei o busca iPhone, e minha senha já estava dando incorreta. E não só a senha do iCloud estava incorreta, como meu e-mail pessoal também é o Facebook. Não recebi nenhum e-mail, de alerta. O fato é que até hoje me pergunto como eles conseguiram fazer isso? Como? Como ativar o modo perdido se o aparelho não aparecia mais lá?
    Fiz B.O e forneci IMEI e Serial Number.
    Tive que comprar outro aparelho. ?

    • rafaelpz

      Eu tenho certeza que há alguma coisa errada que a Apple ainda não conseguiu consertar. São muitos casos parecidos com o seu e sem resposta.

      • Léo Coast

        Lamentável! ? Pior é que, depois que vc acostuma com um modelo como o 6plus128, é doloroso pegar um inferior. Logo eu que pensava em trocar de telefone bem lá na frente, num 7s provavelmente. Pra fazer valer o investimento, estava com o plus a mais de um ano. Resultado: tive que aderir ao 6s 64. pelo menos vou provar dessa nova belezinha mais atual. Mas o bolso dói!

        • Alex iPilot

          Faça seguro!!! Eu não teria coragem de andar sem seguro!!! Nunca… E já usei o seguro uma vez! Não é “apenas” pelo valor, mas também pela “tranquilidade”, sem andar com a neura e o risco de, na hora H, ter alguma reação! Eu faço assim, já conto o custo do seguro (+/- 20%) no custo do bem… Só compro se conseguir pagar os dois…

          • Léo Coast

            É o que vou fazer Alex, já entrei em contato com uma cliente minha que trabalha na Porto. Ela disse que o seguro deles é ótimo!

            • Alex iPilot

              Sempre faço na Luma Seguros, http://www.lumaseguros.com.br – com apólice da Porto! Faz a cotação e fecha o seguro na hora, on line!

            • Léo Coast

              Valeu Alex, obrigado pela dica! 😉

            • Besta Tropical

              Leo, mas no momento do roubo ele estava protegido com PIN de 6? Ou ele estava com PIN de 4 e vc adicionou o PIN de 6 pelo iCloud no modo perdido?

            • Léo Coast 

              Ele já estava com PIN de 6 dígitos.

            • Besta Tropical

              Caramba, como esses caras abriram seu iPhone? O “IP BOX” abre iPhone bloqueado com PIN de 4, mas de 6 não… Isso é inédito para mim e muito preocupante.

          • Andre

            mas não adianta nada seguro se for furto, fiquem ligados…. acho q só vale pra roubo…..

    • Besta Tropical

      Léo, seu aparelho tinha PIN de quantos números no bloqueio de tela?

      • Léo Coast

        Era 6 dígitos! E me lembro que ele estava prestes a descarregar. Com apenas 5% de bateria.

        • Besta Tropical

          É… Preocupante!

  • Lu Lu

    Eu sei o que aconteceu com o Thiago,é simples:

    O e-mail de redefinição de senha do iCloud dele estava logado no e-mail nativo do iOS. O ladrão pediu para redefinir a senha e recebeu o e-mail no App nativo do iPhone,no qual provavelmente o e-mail dele estava aberto.

    Uma coisa ainda precária no serviço do iCloud é o seguinte problema:

    Você não pode alterar sua senha de bloqueio,apenas bloqueálo com ela. Logo se alguém que roubou souber a senha,de nada vale o bloqueio por código,e seus dados ficarão expostos.

    • Thiago Maia

      LuLu, eu sou o Thiago, acabei de responder a seguinte mensagem ao iLex. Você tem razão em relação ao email estar sincronizado no app nativo, fiz essa simulação no ipad e consegui redefinir a senha, mas como informei, o iphone estava sem senha de bloqueio na tela no ato do roubo, mas ao coloca-lo em modo perdido eu criei essa senha, e ela foi ativada as 22:01, ou seja, como a pessoa continuou o acesso ao iphone? Para checar a mensagem de redefinição? Abrir o navegador no dispositivo? Fazer todo esse procedimento em 13 minutos, que foi o que ele levou do bloqueio ate a remoção do iphone do buscar iphone as 22:14?

      Como ele fez isso??

      Veja minha resposta abaixo para o iLex

      iLex, pode ate ser fácil. mas não foi o que aconteceu no meu caso. O iphone da minha esposa estava sem senha, por isso imediatamente ativei o modo perdido para quando o iphone fosse conectado na internet o mesmo fosse bloqueado, e foi o que aconteceu as 22:01 do dia 03/03 chegou a mensagem do modo perdido ativado, mas nenhuma localização chegou no email, o que também deveria acontecer.

      A partir deste momento, o iphone foi bloqueado com a senha de 6 dígitos que criei na hora da ativação do modo perdido, por mais que o email de redefinição estivesse cadastrado no app mail, como a pessoa conseguiu acesso no iphone para tal acesso? foi o que a LuLu mencionou abaixo.

      Não da para entender como isso foi possível!

      Estou fazendo algumas simulações com um ipad para tentar fazer isso, deixei sem senha, desativei o wifi e ativei o modo perdido pela web, conectei o ipad novamente e em menos de 20 seg conectado o mesmo foi bloqueado com a senha, perdi o acesso ao ipad. Ate aqui blz. Ipad bloqueado, continuando.

      Como eu mesmo criei a senha fiz o desbloqueio de tela e consegue acesso ao ipad, Entrei em ajustes icloud e buscar iphone para desativar, tentei senhas erradas e na 3º tentativa apareceu a mensagem para redefinir a senha, cliquei nesta opção e perguntou como gostaria de redefinir, por email ou responder as perguntas de segurança, escolhi por email, deixei o email secundário sincronizado no App Mail nativo, abri o App Mail e la estava o email de redefinição, cliquei no mesmo e bingo, alterei a senha sem problemas e sem confirmação alguma das respostas de segurança, mas no dia em que perdi acesso ao apple id, fiz esse procedimento pela web para recuperar o apple Id e tive que responder 2 perguntas de segurança.

      Então, recapitulando, basicamente foi isso que aconteceu, por mais que o email de redefinição estivesse no App Mail nativo, como a pessoa teve acesso ao aparelho para checar esse email, clicar neste email, ser levado ao safari para clicar em redefinir senha com o iphone bloqueado? Se as 22:01 o iphone foi bloqueado? como ele descobriu a senha de bloqueio de tela em menos de 13 minutos? Que foi as 22:14 o buscar iphone foi desativado!

      iLex, existe 3 falhas neste processo, onde você pode fazer um post com a seguintes dicas:

      Jamais coloque a senha de redefinição no App mail ou qualquer outro que você utiliza no dispositivo. 1º falha do usuário.

      Vamos sugerir a apple que peça a confirmação do email de redefinição, Ex: t******@hotmail.com, forçando o usuário a completar o email. Se preencher errado não chegará o email. 2º falha ao meu ver da Apple

      E a 3º falha e descobrir como a pessoa conseguiu acesso ao iphone bloqueado com a senha de 6 dígitos,

      Vamos desvendar esse mistério.

      • Besta Tropical

        Thiago, e se o ladrão criou uma nova digital (touch ID) para acessar o iPhone? Minutos após o roubo ele cria uma nova Touch ID que permite ele continuar acessando o dispositivo mesmo depois do PIN ter sido criado. Estou falando besteira?

        • Thiago Maia

          Como foi o iPhone 5C ele não tem Touch ID.
          Em relação ao 5S quando você cadastra a digital obrigatoriamente você cria a senha de bloqueio. Então como a pessoa teve acesso a senha para desbloquear o telefone, teoricamente ela digitaria a senha para cadastrar a digital.
          O problema é que se o iPhone tivesse senha no ato do roubo eu não conseguiria criar a senha ao ativar o modo perdido, porque a senha seria a mesma que já era usada. Entendeu?
          Resta saber como ele acessou o iPhone após a ativação do modo perdido, ele teve que desbloquear a tela, como ele fez isso? Eis a questão!

          • Besta Tropical

            Ah! É verdade. Não sei porque achei tinha sido em um 6S. Eu entendi o que você disse, está certo. É mesmo: ele teve que desbloquear a tela.

  • ricardo

    Tem alguns aplicativos/tweaks que impedem o desligamento… Eu uso o Bioprotect, mas deve haver outros.

  • Carlos Matos

    Estou passando por isto. Tive o iphone roubado.

    Já criei id’s falsos apenas para teste e envio. Ai o pessoal liga o aparelho para tentar logar. O aparelho manda a localização, mas mesmo sabendo onde ele está aqui em BH. A Policia diz que não pode ir lá.

    Outra coisa que faço é toda vez que eu recebo uma mensagem de link falso, uso um sistema de who is, descubro onde o site falso está hospedado e faço denuncias. O site sai fora do ar. Não vai resolver muita coisa para o meu lado, mas pode evitar que mais gente caia.

    Também sei que são milhares destes sites falsos, mas uma denuncia é um menos. Se todos mundo fizesse isto. A gente daria um pouquinho de trabalho para os bandidos.

    • Besta Tropical

      Carlos, por favor me resposta essas DUAS perguntas: 1 – eles conseguiram acessar sua conta iCloud? 2 – Sua proteção da tela de bloqueio era um PIN de quantos números?

      • Carlos Matos

        1) Não. O iphone ainda está conectado a minha conta.
        2) 6 dígitos.

        • Besta Tropical

          Se puder, uma última pergunta: você tinha habilitado a função de “apagar dados após 10 tentativas”? Muito obrigado!

          • Carlos Matos

            Não, porque fiquei com receio de perder contato com o aparelho.

            • Besta Tropical

              Está certo! Valeu, meu caro!

  • Fernanda Costa

    Uma boa dica é usar um email de recuperação de senha que não esteja configurado no seu iphone…o ladrão pode pedir o email pra redefinir a senha, mas não terá acesso a ele já que não vai direto pro iphone. Ou falei besteira? rs

  • Kevin Costner

    Lá vai minha história:

    Tive meu iPhone 6 Plus roubado em meados de Abril/2015 na cidade de Vila Velha/ES. Uns três meses depois passei a receber essas sms, fiquei tão indignado por essa tática quanto quando fui assaltado. mais alguns meses começo à receber msg via WhatsApp de pessoas dizendo que tem meu iPhone em mãos, com histórias do tipo “trabalho para uma assistência técnica e deixaram esse iPhone aqui, acho que é seu, quero te ajudar […] entre nesse site e rastreia ele e vem pegar..” daí a pessoa sempre mandava o site falso. Ou outros números, também pelo WhatsApp, se passando pela Apple pedindo que eu seguisse o site recebido por sms para rastrear e ir pegar. Duas dessas pessoas chegaram a me mandar fotos do aparelho, FOTOS REAIS… Era ele mesmo, ali na mão do safado.. fdp..
    Sempre falei que não iria entrar no site.. as vezes eu tentava conversar para tentar “contornar” a situação tipo “poxa cara, te passaram a perna vendendo ele bloqueado o iCloud, vamos fazer assim, me passa sua conta que eu te pago o que você teve de prejuízo e você me manda ele..” Tudo que eu queria era a conta do meliante.. daí ja era, a não ser que seja um laranja.
    Meses se passaram e eu fui acumulando esses dados, conversas, fotos.. depois de um tempo adc novamente no WhatsApp um dos primeiros numeros que me contataram, apareceu a foto de um casal. Provavelmente a cara do safado. Guardei tudo isso.
    Semana passada, quando estava procrastinando à levar tudo isso para a Delegacia de Crimes Digitais recebo uma nova sms.. só por curiosidade lá vai eu novamente dar um Whois em cima do domínio. Sempre que eu fazia isso nos sites anteriores não dava em nada. Mas dessa vez consegui o Nome/Email/CPF do sujeito que parece ser o dono do site, e também o Nome do sujeito que faz a hospedagem.
    Agora só levar isso tudo lá na Delegacia e torcer para que eles façam realmente algo à respeito.

    • Besta Tropical

      Kevin: 1 – em algum momento eles conseguiram desbloquear seu iPhone OU acessaram sua iCloud? 2 – Você usava PIN de quantos números?

      • Kevin Costner

        Não, amigo.. o aparelho até o momento ainda está bloqueado. Usava uma senha de 6 dígitos, e tinha verificação de 2 passos. Ainda tenho ele no Buscar Meu iPhone, porem desligado, claro. Pelas fotos que me mandaram ano passado, restauraram pelo DFU e ta na tela de ativação. Eis a foto em anexo.

        • Besta Tropical

          Menos mal. Que bom! Valeu, Kevin!

    • Kevin Costner

      E eu esqueci um detalhe mais WTF disso tudo.. lá por volta de Agosto/2015 o safado descobriu que meu email vinculado ao iCloud era Gmail. Eles redefiniram minha senha do Gmail, adivinhem como? Pela sms de confirmação pelo numero do meu celular. Mas como, se meu celular atual estava comigo? Não sei como, talvez alguem de dentro da operado ajudou, mas eles ativaram meu numero em OUTRO CHIP.. nisso a msg de alteração de senha foi para o novo chip ativado nesse outro aparelho!!! Sorte que eu percebi rapido que eles tinham feito isso pois meu numero tinha saído de serviço. Fui na Vivo e a moça falou que alguem tinha feito isso, mas não conseguia saber onde foi nem quem. É F*DA!

      • Besta Tropical

        Caramba! Que escroto. Realmente é difícil se manter seguro com tanta gente corrupta!

      • Andre

        caraca meu… q foda

  • Kece Nóbrega

    Perdi o meu e ja recebi 3 mensagens iguais à essa… É um absurdo a falta de caráter das pessoas! Obrigada pelo alerta

  • iLeo

    tive meu iPhone 6 furtado em junho do ano passado. Tentei o buscar Iphone mas ele foi desligado. Ativei o modo perdido e coloquei uma mensagem que caso alguém encontrasse ligasse para o numero de celular da minha esposa. No mês passado, uma pessoa ligou, dizendoque tinha encontrado e queria devolver. Consegui pegar de volta e ele estava com a tela quebrada e o botão de home não funcionava. Levei na Apple Store do VillageMall e para minha surpresa eles da apple disseram que nada poderiam fazer pois o aparelho havia sido aberto por terceiros. Ou seja, eu comprei um aparelho, fui roubado e a apple diz que não pode consertar!!!

  • Thiago Maia

    Quero agradecer aqui a atenção ao meu email, a toda equipe do Blog em levantar essa questão que esta difícil de engolir.
    Todos os dias me pergunto como conseguiram fazer esse procedimento, e tento de alguma forma descobrir essa falha para que isso não aconteça com mais ninguém.
    Continuo aguardando um possível retorno da apple, para que juntos possamos tentar desvendar o mistério.
    Acreditava cegamente na segurança do Apple ID mas depois disso passei a ver as coisas com outros olhos. O pior foi a atendente da Apple no suporte brasil dizer que não existia sistema inviolável, mas se tratando do apple ID a apple deixa claro que o sistema e praticamente inacessível.

    Mas uma vez, obrigado Blogdoiphone!

    • Besta Tropical

      Thiago, você pode me responder se a verificação em duas etapas estava habilitada?

      • Thiago Maia

        Não estava habilitada amigo. O que me intriga mais neste caso, é que o iPhone entrou em modo perdido as 22:01 e as 22:14 o buscar iPhone foi desativado.
        Como ele conseguiu redefinir a senha se o e-mail de recuperação que é outro e-mail no hotmail, ele não teve acesso a esse e-mail para clicar no link de redefinição.
        Ainda que ele tivesse acesso, como ele respondeu às perguntas de segurança que nem a minha esposa sabia?
        Está muito estranho isso!

        • Besta Tropical

          Rapaz, leio bastante sobre segurança virtual há uns 10 anos e estou desde cedo tentando imaginar o que pode ter acontecido. Se ao menos sua esposa tivesse caído na fraude do SMS eu entenderia. Não vou sossegar enquanto não entender o que houve aí. Levei o caso até para amigos que trabalham em respeitadíssimas empresas de TI no Brasil e um que atua no Canadá.

          • Thiago Maia

            Então, para que fique claro aqui, a princípio no momento do roubo o iPhone não tinha senha de bloqueio, por isso criei a mesma ativando o modo perdido, sabendo que o bandido teria acesso ao dados com o iPhone desconectado da internet, mas as 22:01 o iPhone foi bloqueado, ou seja, a partir daí automaticamente a senha passou a ser exigida e o aparelho ficou bloqueado!
            Como o blog destacou na matéria que se não houver um bloqueio de tela é possível descobrir a senha, ainda sim não foi o que aconteceu, porque a conta não foi acessada diretamente através da senha, e sim redefinida!
            Os e-mail de redefinição chegaram no e-mail secundários mas não foram lidos.
            Já pesquisei também no YouTube vídeos que pessoas desbloqueiam esse código de tela com um aparelho ligado ao iPhone e colocado junto a tela do aparelho, mas me parece que esse tal aparelho só funciona no iPhone 5 e anteriores.

            • Besta Tropical

              Cogitando aqui: tendo a senha do iCloud em mãos, ele pode ter ido nas configurações de segurança do iCloud, lido as respostas secretas (respostas das perguntas secretas que nem sua esposa lembrava) e redefinido a senha usando as respostas secretas. Uma coisa me parece: ele logo depois de acessar o interior do iPhone, ele foi alterar as configurações do iCloud. Com a senha do iCloud (que ele leu dentro do iPhone) ele pode ter ido nas configurações do iCloud para ler as respostas secretas. E de posse dessas respostas ter redefinido a senha. O que acha?

            • Thiago Maia

              Olha o caminho que ele teria que percorrer, não foi esse o caso!
              Se ele tivesse tido acesso a senha ele já teria apagado diretamente o iPhone sem redefinir a senha.
              Por mais que ele soubesse a senha não teria como visualizar as resposta das perguntas de segurança sem respondê-las.
              Qualquer atividade com a senha no iPhone ele teria que estar com o telefone conectado à internet, e isso iria bloquear o iPhone imediatamente quando conectado, o que aconteceu às 22:01.

              Não faz sentido ele ter feito todo esse caminho. Se ele tivesse descobrindo a senha ele teria desativado o iPhone no iCloud.com com o usuário e a senha, que também não foi esse o caso, se não a Apple teria enviado e-mail dizendo que o Apple iD foi acessado.

              Já pensei em todas as possíveis possibilidades do fato, e não consigo encontrar uma resposta convincente.

  • Gilmar

    Existe uma maneira simples de descobrir o email do usuário. Ela está no próprio fórum do Blog do iPhone ([Dica] Como encontrar o proprietário de um iPhone perdido usando Siri).
    Basta perguntar para Siri “quem é o dono desse iPhone” e então ela mostra o cartão que foi configurado em “Meus Dados”.
    Em iOS anteriores aparecia tudo, inclusive o endereço (caso ele estivesse cadastrado). Porém no iOS 9.2.1 não aparece mais nada além do número do celular (provavelmente isso foi alterado para evitar justamente o acesso às informações privadas).
    Imagino que iPhones com versões antigas do iOS podem ser explorados através disso.

  • Isso que eu chamo de sofisticação…

  • Besta Tropical

    É verdade. Cara, muito estranho esse caso. Com certeza é uma técnica que a bandidagem compartilha. Espero que a Apple já tenha conhecimento dessa técnica para poder fazer alguma coisa contra isso. Confesso que nunca mais usarei meu iPhone 100% em paz depois desse caso.

    • Thiago Maia

      Nem me fale amigo, também fiquei com o pé atrás. Já ativei a segurança em 2 passos para criar uma dificuldade a mais.
      Vale mencionar aqui também que a fototeca do iCloud foi apagada. Perdi todas as fotos que estavam armazenadas no iCloud.

      • Besta Tropical

        Um problema que me preocupa um pouco na verificação de dois passos: 1 – Uma pessoa furta/rouba meu iPhone. 2 – Essa pessoa retira o nano-SIM e coloca em um telefone dela. 3 – Essa pessoa acessa o Outlook e clica em “esqueci minha senha”. 4 – O Outlook afirma que enviará um código para meu número (em poder do ladrão). 5 – O ladrão recebe o código no celular dele e consegue com este código redefinir a senha do meu Outlook.

        • Thiago Maia

          Amigo, por isso e necessario o bloqueio imediato da linha, ligando na operador e pedindo o bloqueio para que nada mais funcione. Eu fiz isso tambem!

          Veja o que responde acima para o iLex em resposta:

          iLex, pode ate ser fácil. mas não foi o que aconteceu no meu caso. O iphone da minha esposa estava sem senha, por isso imediatamente ativei o modo perdido para quando o iphone fosse conectado na internet o mesmo fosse bloqueado, e foi o que aconteceu as 22:01 do dia 03/03 chegou a mensagem do modo perdido ativado, mas nenhuma localização chegou no email, o que também deveria acontecer.

          A partir deste momento, o iphone foi bloqueado com a senha de 6 dígitos que criei na hora da ativação do modo perdido, por mais que o email de redefinição estivesse cadastrado no app mail, como a pessoa conseguiu acesso no iphone para tal acesso? foi o que a LuLu mencionou abaixo.

          Não da para entender como isso foi possível!

          Estou fazendo algumas simulações com um ipad para tentar fazer isso, deixei sem senha, desativei o wifi e ativei o modo perdido pela web, conectei o ipad novamente e em menos de 20 seg conectado o mesmo foi bloqueado com a senha, perdi o acesso ao ipad. Ate aqui blz. Ipad bloqueado, continuando.

          Como eu mesmo criei a senha fiz o desbloqueio de tela e consegue acesso ao ipad, Entrei em ajustes icloud e buscar iphone para desativar, tentei senhas erradas e na 3º tentativa apareceu a mensagem para redefinir a senha, cliquei nesta opção e perguntou como gostaria de redefinir, por email ou responder as perguntas de segurança, escolhi por email, deixei o email secundário sincronizado no App Mail nativo, abri o App Mail e la estava o email de redefinição, cliquei no mesmo e bingo, alterei a senha sem problemas e sem confirmação alguma das respostas de segurança, mas no dia em que perdi acesso ao apple id, fiz esse procedimento pela web para recuperar o apple Id e tive que responder 2 perguntas de segurança.

          Então, recapitulando, basicamente foi isso que aconteceu, por mais que o email de redefinição estivesse no App Mail nativo, como a pessoa teve acesso ao aparelho para checar esse email, clicar neste email, ser levado ao safari para clicar em redefinir senha com o iphone bloqueado? Se as 22:01 o iphone foi bloqueado? como ele descobriu a senha de bloqueio de tela em menos de 13 minutos? Que foi as 22:14 o buscar iphone foi desativado!

          iLex, existe 3 falhas neste processo, onde você pode fazer um post com a seguintes dicas:

          Jamais coloque a senha de redefinição no App mail ou qualquer outro que você utiliza no dispositivo. 1º falha do usuário.

          Vamos sugerir a apple que peça a confirmação do email de redefinição, Ex: t******@hotmail.com, forçando o usuário a completar o email. Se preencher errado não chegará o email. 2º falha ao meu ver da Apple

          E a 3º falha e descobrir como a pessoa conseguiu acesso ao iphone bloqueado com a senha de 6 dígitos,

          Vamos desvendar esse mistério.

          • JackS20

            Posso estar falando besteira mas eu acho que o ladrão num primeiro momento desligou a Internet do iPhone dela antes de você ativar o modo perdido e criar a senha de bloqueio. Pra você apareceu que o modo perdido estava ativado as 22:01 mas estava ativado apenas no site, o iPhone sem Internet continuava desbloqueado. Por isso você não viu a localização. Com isso ele com o iPhone ainda desbloqueado mas sem Internet foi nas configurações do safari e descobriu a senha do icloud. Usou o site do icloud num PC e desvinculou o iPhone. Ele sabia que assim que ligasse a Internet o iPhone bloquearia então usou um PC e manteve o iPhone sem Internet durante todo o processo até completa desvinculação.

            • Thiago Maia

              Negativo Besta, eu ativei o modo perdido logo após o roubo, por volta das 18:00, e as 22:01 o iPhone se conectou ativando o modo perdido, a senha não estava salva no telefone, e mesmo se estivesse não não teria necessidade de redefinir a senha.
              No registro de atividades do hotmail que era onde o e-mail de redefinição da senha com o link foi enviado, foi acessado do iPhone as 22:11 no paraisopolis pelo próprio app nativo Mail, logo então as 22:14 o buscar iPhone foi desativado.
              Se ele tivesse acessado o iCloud pela web, a Apple manda um e-mail dizendo:
              Seu ID Apple foi usado para iniciar sessão no iCloud em um navegador da web
              esse e-mail não chegou, aí é a certeza de que ele fez isso pelo próprio iPhone.

            • Besta Tropical

              Thiago, você está respondendo ao Jack chamando ele de “Besta” (meu apelido). Ele vai achar que está xingando ele de besta! Rsrsrsrs!

            • Thiago Maia

              Verdade, já me desculpei com ele. Valeu Besta!

            • JackS20

              No registro que você postou do Hotmail o acesso das 22:14 está informando que foi acessado da plataforma Windows e não do próprio iPhone. Fiquei com uma dúvida : ele precisou reconfigurar uma nova senha pro icloud pelo hotmail e entao desvinculou o iPhone ou conseguiu desvincular o iPhone com a senha do icloud que já estava , sem mudá-la?

            • Thiago Maia

              Quanto ao hotmail jespecificar a plataforma Windows Jack, deve ser uma falha porque nenhum registro do app Mail é registrado na plataforma iOS. Todas aparecem Windows.
              O acesso das 22:14 foi um e-mail que recebi no Apple id informando sobre a desativação do buscar iPhone, o acesso das 22:11 foi no registro do hotmail.
              Ele redefinio a senha sim, descobri isso depois das 23:00 quando tentei acessar a conta pelo próprio app buscar iPhone e já não consegui acesso informando senha invalida, neste momento mandei redefinir novamente para recuperar o Apple iD e descobri o acontecido, lamentável!
              Entendeu? Ele acessou o link de redefinição da senha pelo iPhone, que essa conta do hotmail estava configurada para ser sincronizada também no app nativo Mail.
              Uma dica essencial é que não deixem a conta de redefinição sincronizada neste app, porque existe essa possibilidade.

              Uma sugestão para Apple, era adotar o método de redefinição igual ao hotmail, que pede que o usuário ao redefinir a senha confirme o e-mail cadastrado, ex: [email protected] aparece us*****@hotmail.com obrigando a pessoa a confirmar corretamente esse e-mail para que o link seja enviado, caso seja digitado errado o e-mail não chega!
              Concorda?

            • Besta Tropical

              No Gmail a redefinição também é mais segura, pois além de pedir o endereço do email (que fica oculto igual no Hotmail), agora também está pedindo o nome e sobrenome cadastrado na conta da Google.

            • Thiago Maia

              Show de bola, e isso aí! Quanto mais difícil melhor a segurança.
              Se tivéssemos isso no Apple id não teria passado por isso!

            • Besta Tropical

              THIAGO, eu acho que devemos considerar a possibilidade levantada pelo usuário Henrique Mafra (lá embaixo) em que ele afirma que o iPhone dele foi desbloqueado UMA SEMANA após o furto. Começo a achar que o iPhone (pelo menos com PIN de 4) é suscetível sim a ataques de força bruta. Vai lá ler o relato dele.

            • Besta Tropical

              Thiago, achei a solução. Descobri como conseguem invadir o iPhone protegido com PIN (de 4 e 6 dígitos). Veja lá em cima na primeira postagem de comentários a resposta que dei ao iLEX. A coisa é preocupante, mas há como se defender. Postei lá em cima em caixa alta “QUESTÃO RESOLVIDA”. O método é bastante usado entre a criminalidade. Abraço!

            • Besta Tropical

              OLHA ISSO (possível solução do mistério): youtube*com/watch?v=Pc3cxjdP4mM

            • Thiago Maia

              Pois e, inacreditável, cade a segurança??
              Lembrando que o FDP também apagou a fototeca do iphone, perdi todas as fotos do iphone que estavam no icloud.

            • Thiago Maia

              Desculpe Jack, pensei que estava respondendo ao besta tropical. Por isso citei o nome besta na mensagem anterior! Desculpe Jack

        • Thiago Maia

          Neste caso é extremamente necessário ligar para operado o quanto antes para bloquear o chip, a linha! Vc não correrá esse risco

          • Besta Tropical

            O problema é o ladrão ser mais rápido.

  • Besta Tropical

    Nunca vi nada parecido no Android.

    • Jefferson Soares

      Claro que não, até criança desbloqueia Android.

      • Besta Tropical

        Me ensine como!

        • Jefferson Soares

          Tenho 35, pergunte à uma criança.

          • Besta Tropical

            Pelo visto sabe menos que uma criança.

          • Besta Tropical

            Nem você nem a criança podem responder.

  • Ricardo Gogel

    Por tudo isso, acho importante utilizar as Restrições do iPhone. Além de colocar uma senha de acesso ao aparelho, eu costumo ativar as restrições, não deixando que se removam ou alterem as contas de email, entre elas, a que fica vinculada ao “Find My iPhone”. Quanto mais camadas de segurança você colocar na solução, melhor ela fica.

  • Henrique Mafra

    Eu tive um caso parecido com o do Thiago. Meu iPhone foi roubado no Rock in Rio. Por uma semana se manteve bloqueado e um belo dia durante o dia o cara já havia desbloqueado a senha padrão de acesso ao aparelho e conectou no Wifi e a localização levou direto para um camelô no centro do Rio de Janeiro. Já no final do dia, perto das 23h recebi os emails dizendo que minha conta havia sido acessada e o iPhone havia sido retirado da conta.

    Como trabalho em um bairro aqui em Curitiba não muito favorável conheço algumas pessoas que conhece esses meliantes na qual me falou algumas pessoas. Não sei o processo que fazem, mais sei que usam um programa para Windows na qual demora cerca de 2h para realmente limpar o iPhone. E o processo parece ser automático entre o programa e o iPhone. Nada de bruta force na conta. Os iPhones roubados quando acaba o processo é ligado automaticamente e já estão livres da senha. E sei que um cara que fez isso ele trabalha pra NET e quem tem esse programa era ele….

    Isso foi o que soube, mais não são todos iPhones que dá

    • Besta Tropical

      Excelente informação, amigo! Parece força bruta no iPhone. Mesmo o
      iPhone tendo proteção contra força bruta (atraso programado),
      especialistas como Altieres Rohr do G1 afirmam que SIM, é possível fazer
      força bruta no iPhone. Olha como um PIN de 4 ou 6 dígitos é fraco:
      howsecureismypassword*net/

    • Besta Tropical

      Abriram seu iPhone com o “IP BOX”. Pesquise esse termo e entenderá.

  • Besta Tropical

    OLHA ISSO (Força Bruta abre iPhone): youtube*com/watch?v=Pc3cxjdP4mM

  • Daniel Vitor

    Celular sem senha não foi falha da Apple e sim do usuário, quando roubam o iPhone imediatamente os ladrões colocam o celular em modo avião, digo isso, porque uma vez que me roubaram o 6, peguei o da empresa que estava na mochila e fui rastreá-lo e bloquear, isso demorou nem 2 min, e o iPhone não foi localizado e estava dando caixa postal. Ou seja… Uma vez com acesso ao iPhone, e-mails, notas e afins torna o trabalho deles mais fácil.

    • Franklin Tinoco

      Quando o aparelho é roubado, ele é desligado e tem o seu chip retirado para que não acesse a internet. Depois é que faz o estrago.

  • Eric Hiro Simamura

    Por quê não existe um app que solicita a senha de desbloqueio do usuário quando o iPhone for desligado?! Isso não evita no caso da bateria acabar mas sim do meliante tentar desligar o iPhone porque sabe que o usuário vai tentar localizá-lo… já deve ter algo ou tentaram homologar algo assim com a Apple…

    • Besta Tropical

      Eric, também dá para o ladrão simplesmente colocar o aparelho em “modo avião” ou desligar Wi-Fi sem ter que lançar a senha de bloqueio.

    • Jimmy

      Para quem tem jailbreak isso é possível – bioprotect , pede a digital para poder desligar o iphone e e dá para colocar modo avião , wifi e o que vc quiser protegido com ess tweak

  • Besta Tropical

    Perfeito o teste, Thiago! Isso mostra que nesse caso prevalece o PIN DE 4 DÍGITOS, que é justamente a senha criada pelos marginais! Fica um alerta daqui para frente!

    • Fiz o mesmo teste.
      Realmente o que vale é a senha feita no aparelho.

      Pelo que pude perceber, funciona assim: quando se ativa o modo perdido no iCloud, ele só oferece a possibilidade de colocar senha remotamente se o aparelho NÃO TIVER SENHA, como foi o caso do iPhone roubado. No momento que se cria uma senha no aparelho, o que vale é essa senha, que desabilita o Modo Perdido. Na verdade, parte-se do pressuposto que, se o iPhone foi desbloqueado com a senha do aparelho, o dono já o achou.

      Mais uma vez, isso reforça que o problema inicial foi o iPhone estar sem a senha de bloqueio quando foi roubado. Isso abre um leque enorme de possibilidades para os ladrões.

      Ao mesmo tempo, meio que anula a função do Modo Perdido. Se o ladrão descobrir uma maneira de desbloquear o aparelho, tudo o que se faz no iCloud perde a validade.

      • Besta Tropical

        Exatamente! A segurança do iCloud fica dependente da segurança do dispositivo. Esse é mais um motivo para as pessoas abandonarem de vez o PIN de 4. É importante as pessoas saberem disso que você e o Thiago testaram: a senha criada fisicamente vai ter preferência sobre a criada pelo iCloud. Você matou a charada mesmo: tudo aconteceu porque o iPhone 5C estava sem senha.

        Hoje mais cedo eu FIQUEI INTRIGADO com o relato do usuário LÉO COAST. Ele afirma que depois de ter um iPhone 6 furtado em um ônibus em SP o aparelho foi desbloqueado horas depois. DETALHE: ele afirma que usava PIN de 6 (IP BOX não consegue quebrar PIN de 6). Ele ressalta isso após minha insistência!

  • FábioSilva Oficial

    Obrigados Thiago e Besta, suas orientações foram exatas e de perfeita procedência, consegui efetuar essa configuração. Valeu mesmo, muito obrigado.

    • Thiago Maia

      É isso aí FabioSilva. Vamos nos proteger. Forte abraço.

  • Legas

    No meu caso, tenho sofrido constantes tentativas de acessarem meu Apple ID, como chega o pedido pelo iphone para confirma acesso, ou bloquear. Obviamente bloqueio. e são tentativas de São Paulo, RJ, e até da China. Já enviei prints a Apple, já telefonei e falei com o atendimento deles. Nem mesmo a Apple sabe explicar. Constantemente tenho que ficar mudando minha senha para não ficar “parada”, mas acaba sendo chato, toda hora chegando mensagem (via push, no iphone) sobre tentativas de acesso ao Apple Id, e de um local totalmente diferente de onde estou.

  • Tainá Scharra

    Boa noite, minha irmã deve o celular roubado e caiu no golpe do sms, digitou senha s email e os bandidos excluíram o dispositivo do iCloud.. Eles conseguiram entrar no celular dela mesmo com bloqueio de tela? Ou só excluíram que *modo perdido*? Eles conseguem ter acesso às coisas pessoais dela?

    • Franklin Tinoco

      Só excluiram o modo perdido, resetaram o aparelho e colocaram pra revenda.

  • Romulo Philip

    estou com um iphone roubado que vieram trocar por uma tattoo m as eu não quero, o safado vai vir 4scar de volta, mas gostaria que esse marginal fosse punido, o cara vai vender pra outro desmontar e a proveitar a carcaça

    • Romulo Philip

      em alguns minutos ele vai chegar

  • Leoni Martini

    Seria interessante que o iOS pedisse uma senha para desligar. O raptor do aparelho não poderia desliga-li e o proprietário poderia localizar.

  • Karol Lima

    Relendo a reportagem, fiquei com uma dúvida. Espero que ainda consiga a resposta: então, caso eu tenha um iPhone ou iPad roubado, NÃO devo trocar a senha do ID apple de imediato?

    Foi o que entendi com a frase: “Tenha em mente que, se você mudar neste momento a senha do seu iCloud, o seu iPhone perdido não poderá mais se conectar aos servidores da Apple e não terá mais chance de ser encontrado.”

    • O aviso do texto é para você ter consciência da consequência em mudar a senha do ID.
      Você é quem deve decidir, de acordo com a situação. Se você não tiver mais esperanças de recuperar o aparelho e tem medo que invadam sua conta da Apple, o melhor nesse caso é trocar, em detrimento do fato que se encerra qualquer possível comunicação sua com o aparelho.

      • Karol Lima

        Veja minha ignorância. Eu achava que tinha que mudar imediatamente, exatamente por conta do risco de ter a senha da Apple descoberta de algum modo. Fiz isso com um iPhone e um iPad roubados, mesmo eles tendo senhas e restrições ativas. O máximo que consigo é que o aparelho não seja acessado por quem não tenha acesso à minha senha da Apple? Obrigada pela resposta, iLex.

  • Nayana

    Aconteceu a mesma coisa comigo, meu celular tinha senha de 6 digitos, fui roubada e consegui entrar no buscar iphone algumas vezes mas meu celular só aparecia offline, no outro dia já não aparecia mais dispositivos no buscar Iphone! Queria entender como eles conseguiram a senha, ainda mudaram a senha do meu email e do meu facebook…tive que redefinir tudo!

  • Raquel Bampi

    como desbloquear minha nuvem ja que bloqueei por ter sido roubado?

  • Caio Augusto Freitas

    Amigo, perdi o iphone e logo em seguida coloquei em modo perdido, porem tinha esquecido minha senha icloud, tive que trocar ela primeiro, consigo recuperar meu celular normalmente??

  • Caio Augusto Freitas

    Amigo, perdi o iphone e logo em seguida coloquei em modo perdido, porem tinha esquecido minha senha icloud, tive que trocar ela primeiro, consigo recuperar meu celular normalmente??

  • Elvis Amalie

    loanHello lá, você precisa de um visto de EUA, Reino Unido, Canadá ou na França, contacte-me hoje através myemail([email protected]). Precisando de um imigrante, estudo ou qualquer tipo de visto, nós cpould orientar e ajudá-lo através do processo que você não se okay.thanks rejeitadas.

    Email([email protected])

  • Ricardo Norbiati

    ola galera, time meu iphone5s perdido, ele tava desligado por falta de bateria, duro que o cara entrou no carro e roubou o carregador do celular tbm, entrei no icloud e fiz a ativação do modo perdido, porem já fazem 4 dias e ele continua offline, com modo perdido e reproduzir som pendentes, minha duvida é se alguem conseguir acessa-lo de alguma maneira, e resetar o icloud ou sei la, trocar a senha, quando eu acessar o icloud e for no buscar iphone, eu não conseguiria acessar com a minha senha, ok ?

  • Isabela

    Boa tarde,
    Aconteceu o seguinte problema comigo: Meu iphone foi roubado, ele estava sem senha e no mesmo dia fui na loja para colocar em modo perdido, porem no dia seguinte quando fui logar na minha conta do icloud pelo computador deu que a senha estava incorreta, então imediatamente mudei minha senha usando as perguntas de segurança. Gostaria de saber se ainda posso rastrear meu celular já que mudei a senha do meu icloud? obs: Quando entro entro na minha contra do icloud lá mostra que meu dispositivo (iphone 5s) esta com sessão iniciada. Isso quem dizer que ele ainda esta conectado a minha conta do icloud?

  • Felipe Cavalcante

    Tive o Iphone roubado, mas esqueci a senha do Icloud e redefini senha…conseguirão usar o meu aparelho ? ou apenas usando a senha ?

  • Leandro Victor

    Gostaria de saber se meu Iphone roubado já tiver vinculado a outra conta do Icloud, ainda posso bloqueá-lo por IMEI ??

  • Leandro Victor

    Gostaria de saber se posso bloquear por IMEI se meu Iphone roubado ja estiver logado com outra conta do Icloud !

  • Gustavo Lell

    Então, meu iPhone foi roubado e os ladrões pegaram a senha dele, e quando o coloquei no modo perdido, disse que utilizaria o código existente, o qual eles já sabem e depois disso, o iPhone ficou Off-line, presumo que fizeram isso para que não possa rastreá-los. O que devo fazer? Me ajudem por favor.

  • Arantes

    O que acontece que nesse país os políticos e as agencias reguladoras e as operadoras ajudam bandidos, você pode bloquear em uma operadora que os bandidos habilitam em outras, enquanto houver esse mercado negro os bandidos que vão se dá bem com a ajuda das operadoras e a ANATEL.

  • Arantes

    Eles entraram no meu Icloud e tiraram do modo perdido e sumiu, mais um Iphone 6 de graça com a ajuda das operadores corruptas e a agencia reguladora! ANATEL

  • Vivi Queiroga

    Na busca do Iphone, depois que coloquei Modo perdido e coloquei o tel de contato, fica aparecendo a frase “modo perdido pendente”. Isso é normal?

  • Lucas Lira

    Cara, muito boa essa explicação detalhada! Eu tive recentemente um 4s roubado, solicitei que o iCloud o apagasse na próxima vez que ele se conectasse, infelizmente não estava com 3G ativado mas o Buscar estava ativado e com senha na tela, ainda consta como solicitação pendente no meu iCloud pois ele não se conectou mais, acho “menos mal”. Eu sempre usei e uso no meu atual as Restrições em Contas e algumas outras configurações que é feita nos Ajustes, e não sabia dessa do Safari expor senhas salvas, felizmente eu nunca salvo. Acho muito importante essa de restringir o acesso à contas de e-mail e o Buscar iPhone, é uma dificuldade a mais.

  • Gabriela Brasil

    Roubaram meu iPhone e ativei o Modo Perdido, porém, como o dispositivo está desativado (acredito que desligado) o Modo Perdido será ativado quando o iPhone se conectar a internet.
    Mas lendo sobre a opção Apagar Iphone, veio uma pergunta: Ao escolher Apagar iPhone o Modo Perdido perde sua vigência? Minha dúvida se deu por causa da mensagem que aparece antes de ativar o Apagar iPhone (imagem anexa). https://uploads.disquscdn.com/images/bc2cb9b7626dd5b964a0476736f3776a1ec3f6797f37838fc38f7e7c3c7ed0e1.png

  • Luis Schwelm

    Recupero celulares roubados! 100% garantido, pagamento após localização
    (divulgação de parte dos dados do atual dono). Na verdade as operadoras querem que você bloqueie o IMEI para que assim ambas as partes comprem outro aparelho. É possível encontrar um celular mesmo quando a conta de email (icloud ou outra) foi acessada.

  • Alessandro Del Grande

    Boa tarde, estou querendo comprar um iphone usado, e o vendedor disse que o icloud está limpo. Isto é sinal de que realmente o aparelho é novo ou seja, não é um produto ilícito…???
    grato

  • Frianco Delarocha

    Pesquisando um ano depois, comigo aconteceu algo parecido mas havia a senha de bloqueio que sei lá como eles conseguiram retirar…e mesmo já tento colocado em modo perdido, o meu cadastrado era o hotmail que já logava assim que o celular se conectasse, então eles mudaram a senha do hotmail e a partir do login no hotmail acessaram a senha do iphone e a trocaram, agora estou aqui só na angustia.

  • Istefania Ferreira

    Olá, meu Iphone foi roubado na última sexta feira aqui na lapa Rio de Janeiro, porém como eu estava com pouquíssima bateria o tinha colocado no modo avião para economizar bateria, ha alguma possibilidade de recuperar a minha agenda fotos e tal? Já entrei no buscar Iphone e esta em OFF-LINE, queria uma ajuda, Meu Iphone tem senha com a minha digital ou com 6 números. Preciso recuperar a minha agenda

  • Mauricio Souza

    Boa noite rapaziada
    Comprei um iPhone 6
    No Paraguai
    Consigo ativar ele normal no meu iCloud

  • Rivetti

    Obrigado pelas informações, foram esclarecedoras. Meu iphone foi roubado e desligado. Acionei o modo perdido e após algumas horas ele foi ativado e localizado por alguns minutos. Gostaria de saber se agora devo mudar minha senha do Apple ID ou do Icloud, ja que não possuo a Verificação em 2 etapas e que é possível que a pessoa que roubou possa encontrar minhas senhas no aparelho.

  • Wesley Nenem

    Tive meu Iphone roubado na madrugada de sábado passado dia 09/09/2017, meu aparelho era o 6s 128gb, e aconteceu exatamente como o Thiago da matéria, ao chegar em casa, ja haviam mudado minhas senhas, recuperei meu email, redefini a senha, ao entrar ativei o modo perdido no meu dispositivo, fui comer algo, quando voltei pra tentar localizar o aparelho novamente, o dispositivo havia sumido do meu icloud, não recebi mensagem, não recebi email, não recebi nada, o aparelho simplesmente sumiu do icloud, a ficha ainda não caiu :/

  • Tiago Carvalho

    Eu acabei de cair nesse golpe em 1 minuto chegou a msg seu aparelho foi encontrado me mostrou no mapa e tudo 20 segundos depois chegou a msg o suporte apple seu iphone 6 cinza Gray perdido foi localizado cliquei no link no impulso e apareceu a mesma tela do icloud loguei e em segundos já não existia mais meu aparelho. Hoje 17/02/2018 – 18:00

  • Leonardo Manhaes

    isso acabou de acontecer comigo ! roubaram meu iphone era um 7 plu com senha de 6 digitos e digital ! eu coloquei o mesmo em modo perdido quando cheguei em casa , vi que estavam acessando meu email e facebook , rapidamente agi e recuperei meu acessos a redes sociais , liguei para meu banco e mandei bloquear o acesso do app , meia hora depois nao consegui mais acessar o icloud , iniciei o pedido de recuperação de conta ! , apos muitas tentativas consegui acesso novamente , so que meus 2 dispositivos da apple sumiram ! nem se quer recebi email de alteração ! esses fdp de algum jeito conseguiram burlar a segurança tanto do iphone como do proprio site do icloud ! em minha opiniao a unica explicação valida e a existencia de algum tipo de acesso master que a apple nunca divulgo, que deveria ser usado para manutenção ! e uma teoria a outra e que eles etao utilisando algum sistema haker criado no exterior, como a gangue recentemente presa no brasil usava para acessar contas bancarias e roubar o dinheiro das pessoas ! esse pais e uma vergonha ! tenho nojo de ser brasileiro e mais ainda de ser carioca !

  • Rafael Krause

    Aconteceu comigo ontem exatamente a mesma coisa. Consegui acessar i Find my Iphone cerca de 1:30 hrs depois do roubo e o dispositivo já tinha sumido da minha lista de dispositivos do iCloud. Muito estranho e decepcionante, pois pagamos mais caro por um Iphone supostamente pela segurança adicional dele. Mito!

  • Alexandre Castro

    ESTA SITUAÇÃO QUE OCORREU COM O THIAGO ACABOU DE ACONTECER COMIGO. TIVE MEU TELEFONE ROUBADO ONTEM DENTRO DO ONIBUS UM IPHONE 6 E MINHA NOIVA ESTAVA COMIGO E CONSEGUIU ESCONDER O TELEFONE DELA. ASSIM QUE OS ASSALTANTES DESCERAM DO DO ONIBUS EU ATIVEI O MODO PERDIDO DO APARELHO DELA E O MEU TELEFONE FOI DESLIGADO UNS 20 MINUTOS DEPOIS. FIQUEI ACOMPANHANDO E HOJE EU VI O APARELHO ONLINE POR UNS 3 MINUTOS E LOGO APOS ISSO O MAPA SUMIU E EU RECEBI UM EMAIL DO ICLOUD DIZENDO QUE O APARELHO HAVIA SIDO DESVINCULADO. ESTOU TENTANDO ENTENDER ATE AGORA. MINHA SENHA DO ICLOUD E MUITO FORTE E A SENHA INICIAL ERA DE 6 DIGITOS