Notícias

Em um ano, o iPhone X fará ainda mais coisas do que faz hoje

iOS 12 promete dar ainda mais poder ao celular

A última edição da revista Walpaper* traz uma entrevista exclusiva com o chefão de design da Apple, Jony Ive, em que ele comenta sobre como foi realizar o Apple Park e sua arquitetura futurista. Ele também aproveita para falar do iPhone X e de alguns planos que a Apple tem para ele. E sempre no limite do que pode ou não falar, ele sugere que o futuro iOS 12 trará funcionalidades novas ao atual aparelho.

Já se sabe que o design do iPhone X que conhecemos hoje foi concluído há cerca de um ano, quando toda a equipe concluiu que o modelo especial de 2017 seria assim. Por isso mesmo, eram falsos os boatos que surgiram em julho de que a empresa ainda estaria tentando implementar um sensor de digitais sob a tela. Se fosse verdade, a Apple não teria tempo hábil de buscar fornecedores e finalizar todas as peças a tempo de lançar em novembro. Essas coisas são decididas normalmente um ano antes do lançamento.

Sabendo disso, é lógico imaginar que o modelo de 2018 já está “pronto” no papel, entrando na fase de testes de projeto e desenvolvimento de peças. Então Jony Ive já sabe as características do iPhone do ano que vem (o nome ainda é uma incógnita), assim como as prováveis principais funcionalidades do iOS 12.

É por isso que torna-se tão significante quando ele afirma que o software do ano que vem trará funcionalidades ao iPhone X que o permitirá fazer coisas que hoje ele não é capaz.

Eu sempre fui fascinado por estes produtos que são de uso mais geral. O que é notável no iPhone X é que suas funcionalidades são determinadas pelo software. E devido à natureza fluida do software, este produto [o iPhone X] vai mudar e evoluir. No espaço de 12 meses, este objeto será capaz de fazer coisas que hoje ele não é capaz. Eu acho isso extraordinário. Eu penso que olharemos para trás e veremos o quão significante são os produtos que estamos desenvolvendo.

Em vários pontos da entrevista, ele reafirma o fato do iPhone X ser um produto com tanta tecnologia embarcada que pode evoluir e mudar com a ajuda do software.

Estou sinceramente fascinado e intrigado por um objeto que muda sua função profundamente e evolui. Isso é raro. Isso não acontecia há 50 anos.

Muitos dizem (inclusive este blog) que o X é o iPhone do ano que vem, vendido hoje. De fato, os próprios engenheiros da Apple confirmaram que a intenção inicial era lançar o modelo sem bordas e sem botão frontal apenas em 2018, mas anteciparam os planos por causa das comemorações dos 10 anos do primeiro iPhone. Com isso, temos um incrível aparelho do futuro, com um iOS do presente (o 11), que talvez não explore todas as possibilidades que o hardware pode oferecer. O que nos faz concluir (aliado às palavras de Jony Ive) que o iOS 12 dará ainda mais força ao atual iPhone X e ao próximo modelo que virá.

Parece que 2018 promete em Cupertino.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Walber R. Freitas

    que wallpaper é esse?

  • Fabrício

    Todos os anos os dispositivos, principalmente da geração que era a atual, ganham novas funcionalidades com a chegada de um novo iOS, não?
    Penso que eles poderiam ter feito o processador do iPhone X ser mais potente que o do iPhone 8 para justificar um salto de geração.

    • Mas iPhone X não é um salto na geração a frente do 8.

      É o mesmíssimo iPhone com tela Oled e FaceID no lugar. E fanboy aplaude com a sola do pé por achar inovador..

      Ele só é mais caro porque a apple lucra nas nossas costas. O X dá mais lucro do que o 8… Tem justificativa pra diferença, mas era pra ser um pouco menor..

      Mas enfim, vou comprar o mesmo jeito, então bora nessa…

      ¯_(ツ)_/¯

      • Rafael

        Além da tela oled e faceid temos uma tela do tamanho do plus e uma camera traseira dupla num aparelho menor…..não vou comprar nenhum dos dois pois com o custo brasil vira um absurdo, mas acredito que não é questão de ser fanboy

        • Guilherme

          adorei a ultima frase, vou comprar no mesmo jeito! haahahha

        • Uau, realmente é de tirar o fôlego tanta coisa nova pra justificar os 1.000 dólares.

          Questão de ser fanboy é defender um celular Mid-End Bombado, por preço que nem o mais caro High-End já pensou em cobrar.

          De qualquer forma irei comprar, estou preso no ecossistema da Apple. Mac, AppleTV, iPad, iPhone e sem contar mais de 2.000 reais em apps.

          Mas se continuar nessa ladeira que está será mais fácil ir pro android mesmo, onde não preciso contar com jailbreak (Oh No, Nem Isso Tem Mais) pra consertar as falhas grotescas do iOS…

      • Murillo R. Araujo

        É inovador sim cara, esse FaceId não é um simples reconhecimento de imagem é um mapeamento com profundidade, acho isso muito louco

        • Tão inovador que é uma tecnologia emprestada e baseada no Kinect de 2010.

          Bora tentar deixar de ser MacFag? Sei que é difícil admitir que Apple é fraca hoje em dia, mas a partir do momento em que Jony Ive meteu as garras na dona Apple, acabou a liderança.

          O iPhone X é nada mais que um celular mediano (termos de evolução), com uma patente de grife na traseira. Isso desvaloriza ele? Não. Mas nada disso o torna high specs (Oled capado, iOS capado e por ai vai)…

          Precisamos de um Nadella na direção, isso sim!

      • Henrique Mafra

        Se fossem fazer um salto de geração ano que vem não teria iPhone. Por isso ambos tem o mesmo processador pra manter a linha 2017 pareada.

        • E em que parte discordei? Quem acha que deveria ser diferente é nosso amigo Fabrício…

          Minha opinião, nem deveria existir iPhone 8 (só devem ter deixado ele aí pelo fato de o FaceID ser tecnologia nova, não testada em massa…)

          • O iPhone 8 existe por causa do preço… Simples assim!

            • Do meu ponto de vista de programador aposto minhas fichas que não!

              Apple é mercenária sim, mas também sabe como que novas tecnologias são capazes de dar errado.

              Certamente ficaram com medo dos novos FaceID’s darem pra trás e terem plano de backup de vendas com o iPhone 8.

              Mas obviamente, como você disse, aproveitou pra….. LUCRAR $$$$$

              kkkk

  • Alex iPilot

    Penso que a interface será completamente diferente, principalmente as telas com ícones…

    • Douglas Knewitz

      Já não è sem tempo! Correram pra lançar o iPhone X, mas o iOS dele não deveria ser o 11. Por isso tantos problemas, tiveram que adaptar tudo “às pressas”. Mas foi a primeira vez que vemos uma resposta da Apple ao mercado tão rápido. Penso que ano que vem sim, veremos o iPhone do futuro, em um iOS completamente remodelado 🙌🏻.

      • Wilan

        Não espere uma revolução no iOS 12, é muito pouco tempo pra isso.

        • Douglas Knewitz

          Não sei não, pra mim ano que vem vai ser tudo diferente. Se tu pegar e comparar esse iOS 11 ele basicamente só serve pra ensinar como usar o iOS, tem plaquinha pra tudo que é lado no beta 11.2.

  • Yukio Nagatsuyu

    Interessante, realmente esse iPhone X inovou o modo de utilizar um smartphone. Esse ano eu peguei o s8 e ano passado estive com o s7, mas se realmente a Apple voltar a inovar como era na época do jobs eu irei considerar fortemente em voltar ao sistema iOS. Pois, em questão de sistema operacional prefiro o iOS, mas por conta da falta de inovação, e a falta de bateria do iPhone, eu parei no iPhone 6. Bora começar a guardar uns 50 reais por mês pra daqui um ano e meio a dois trocar “talvez” de volta para o iPhone.

  • Alex iPilot

    Aquela funcionalidade de Realidade Aumentada que aponta para uma pessoa procurada no meio de uma multidão… Isso ainda não está implementado , não é?

  • Pedro154

    O iPhone 8 também deve prometer ter um grande potencial por conta do A11 Bionic.

  • Douglas Knewitz

    Depois dessa, eu espero o iPhone do ano que vem… quem sabe eles mudem o visual no iOS 12, prq já tá na hora!

  • Estan Duarte

    Tomara que essas promessas se cumpram e o iOS revitalize iPhones, porque o resultado sempre é lentidão e falta de recursos, vem o peso do sistema novo e nao traz funções novas.
    E acredito que o maior exemplo disso esta no AirDrop do iPhone, subutilizado justamente porque na epoca que lançou no iOS 7 deixou de fora iPhones 4 e 4S, aparelhos comuns em todos os paises.
    A exemplo do flash com sincronização lenta do iOS 11 que nao veio para o iPhone 7 ao menos…
    Entao se me perguntar sobre ansiedade em respeito a iOS 12, nao, exatamente nao.

    • Mas no caso ele disse que o iPhone X (esse de agora) possui uma potencialidade subutilizada pelo iOS 11. Ele dá a entender que o software vai permitir que ele faça amanhã coisas que não é capaz de fazer hoje (por causa do software).

      • Estan Duarte

        Por isso eu disse que espero que ele cumpra isso no iOS. Da forma como ele falou sobre “fazer” novas coisas, parece esta aliado ao AR nos apps.
        Na epoca do iOS 7 eu estava com um iPhone 5 e vi muita gente que nem sabia o que era o AirDrop, acredito que por esse motivo o recurso não foi popularizado, pois nao aparecia para aparelhos anteriores, o que foi uma pena um recurso tão prático e rápido em comparação com as opções comuns de compartilhamento das concorrentes, até mesmo mais fácil que NFC.

      • Douglas Knewitz

        Resta saber que coisas são essas! Pra ser o smartphone do futuro!

      • Guilherme

        O que por exemplo? Colocar uma borda preta para tapar o notch?
        Seria legal se liberasse funções de realidade aumentada algo assim, interagir com mundo real. Mas só o fato da tela maior num corpo menor, já é um grande avanço, pelo menos pra mim!

      • Wilan

        Mesmo que isso saia em um iOS futuro, pode ter certeza que vai ficar capado nesse atual X e vai vir como novidade para um futuro X series 2.

  • Cloud_edge

    Não eram completamente falso os rumores sobre o Touch ID abaixo do tela, a Apple tem patente disso…
    Pessoas com fontes muito quente corroboram isso, gente com bastante credibilidade e histórico de acerto.
    Essa dúvida vai ficar no ar, seria ruim para ela admitir que não conseguiu e depois outras fabricantes conseguir fazer.
    É mais fácil falar que nunca foi o foco, assim o assunto acaba antes mesmo de gerar discussão.
    Mas certamente essa ideia do Touch ID abaixo da tela não brotou do nada.

    • Douglas Knewitz

      Pra mim ela vai lançar isso ainda, seja daqui um ou dois anos. Agora ela tira o foco da indústria com Face ID e quando menos esperar ela lança um Touch ID sobre a tela. Mas eu acho que o ive quis dizer que num futuro iOS 12 ela poderá fazer coisas que hj não imaginamos possíveis, só não entendi o que ele quer dizer com isso!

  • edmilson

    Qual o walpaper que está no iPhone da foto?

    • Fabiano M. Aguilar

      tbm gostaria de saber

    • Estamos preparando um pacote com wallpapers especialmente para o X. 😉

      • Guilherme

        Eba! o meu ta chegandooooo semana que vem!

      • Don Corleone

        Boa essa. Já estou com o meu com aquele wallpaper das entranhas do aparelho…

  • Alex iPilot

    Acabei de lembrar na discussão sobre o som! Provavelmente a Apple irá permitir áudio digital para HD ÁUDIO usando a saída lightning… Toda a concorrência faz isso desde sempre com suas USB…

    • Estan Duarte

      Me permita uma correção, acho que voce ta confundindo o roteador MIDI USB do Android 7 Nougat, que começou ser implantado ano passado e não é bem AUDIO HD…
      Porque o unico concorrente é o Android, essa função MIDI seria para diminuir a latência de audio que existe no Android, que impossibilita ou impossibilitava dos smartphones serem usados em paralelo a aparelhos de som, como no caso do iPhone. Na simulação de instrumentos, por exemplo.

      • Alex iPilot

        Não, Estan, refiro-me à saída de áudio em formato digital (streaming) diretamente pelo lightning no iPhone, tal como é possível pelo USB no Android. Eu poderia então executar arquivos em HD Audio (multicanal, Atmos, Neural:X, etc…) diretamente para o DAC do meu fone de ouvido ou de meu receiver.

        • Estan Duarte

          Opa, Alex ainda nao vi esses aparelhos Android com tal capacidade, quais sao eles amigo? Pra eu pesquisar sobre.

          • Alex iPilot

            Acredito que todos, porque basta que o player conectado pela USB (um receiver, por exemplo) tenha acesso direto ao sistema de arquivos do Android, o que me parece ser comum nos aparelhos Android.

            • Estan Duarte

              Mas isso não é audio HD, é apenas usar o celular como pendrive, que seria mais conveniente usar o pendrive rs… Sistema do Android corre atras kara de entregar algo que os tais chips de audios fazem, mas o sistema se torna uma gargalo, e no caso do iOS esse gargalo não existe. Tanto é que iPhone esta na cabeça de reprodução de audio, pois supora altos codec. Alem de som 48Khz e 24bits por carnal, dolby e outros proprietarios da Apple. Alem de que a maioria dos estudios usam configurações de audios em aparelhos Apple, a compatibilidade se torna maior. AC3 e FLAC totalmente disponíveis.

            • Alex iPilot

              Isso é áudio HD se você tiver um arquivo de áudio em alta resolução e enviar o streaming para um DAC externo de 96khz ou até melhor, não ficando na limitação do 48khz do iPhone. Sim, poderia ser um pendrive, mas por que carregar um pendrive se eu deveria poder ouvir minhas músicas no meu celular? Não é essa a proposta do celular como player? Eu deveria ser capaz de ouvir minha biblioteca do iPhone nos meus fones (que tem DAC de 96khz), no receiver de casa, no carro, etc…

              E sobre o DAC do iPhone ele não decodifica (tem certificação) Dolby até porque ele não consegue dar a saída digital com as informações extras. Mas repito, não me atualizei sobre isso nos iPhone 8 e X, TALVEZ tenha mudado, embora eu acredite que isso virá dentre as novidades citadas pelo Jony Ive…

            • Estan Duarte

              Sobre 48Khz ou 96Khz, eu nao vou afirmar porque nao tenho certeza. Agora sobre manter informações extras das musicas, geralmente se da pelo DAC do aparelho o maximo que ele pode entregar os niveis de audio sem perder informacoes, nessa qualidade FLAT, eu acredito que o iPhone esta na frente, basta conectar num aparelho de som mais forte ou HiFi. Sobre os fones de ouvidos serem 96Khz, de qualquer forma ele teria que receber essa informação do celular ne? Ele nao vai reproduzir os audios diretamente dos arquivos. Apple explicou que a saida Lightnning esta ai para audio digital e voce dependerá do processador DAC do Receiver, a porta esta enviando rudo, ou voce tem decodificador MiFi com o tal do Chip W1, ou voce vai ouvir analogico, da mesma forma do Android precisa ter essa conexao USB com aparelhos digitais receivers, e so vi isso em dispositivos com Tipo C e com processador de audio dedicado, no caso o LG. E mesmo o LG que veio para o Brasil nao tinha esse chip.

            • Alex iPilot

              O meu fone possui um DAC de 96khz próprio porém somente funciona com Android (sim, USB tipo C) porque o iOS não dá a saída digital, segundo o fabricante, AKG. No iPhone então vem somente o analógico.

  • Então estamos falando num aparelho em que o seu hardware está a frente de sua capacidade em software.
    Totalmente o inverso do usual, onde aparelhos se tornam obsoletos pela falta de atualização.

    • Douglas Knewitz

      Esse iOS 11 é só um tapa buraco, Apple Apple, sua danadinha😂

  • Julian

    Mentira, nunca foi assim… O IOS 12 chegará arrebentando os limites do HW atual, como sempre feito, ficará aquela porcaria pra usar mas no iPhone do lançamento… ficará aquela belezura! Só uso iPhone desde 2007 e esse fato é terrível de aceitar, toda vez que sai IOS novo, se prepara para ficar puto com o iPhone, nada funciona perfeitamente bem, quanto ao IOS nativo do lançamento, até que compre a nova versão do aparelho. Esse papo de “temos HW que nem conseguimos usar sua capacidade total”, é prática comum entre os fabricantes.

    • Daliton da Silva

      uso iPhone desde o “2G” e é exatamente assim! os novos iOS deixam os aparelhos anteriores inexplicavelmente mais lentos em funcionalidades que se quer tiveram mudanças de uma versão para outra. Ai você se cansa e vai lá comprar o modelo mais novo

      • Estan Duarte

        Acredito que é o unico motivo de trocar de iPhone, é chato voce perder a capacidade que tinha antes, ate pelo deslizar de telas e animacoes. É uma tatica para vender aparelhos, mas eu preferia que essas atualizações fossem especificas para aparelhos com uma cobrança para atualizar, eu nao ligaria em pagar U$99 numa atualização que mantenha qualidade, pois hoje ou voce nao atualiza e sente falta de algumas pouquissimas novidades ou atualiza e esquece o que é usar um iPhone.

        A experiencia do iOS nativo do modelo de iPhone é muito diferente de uma atualização de sistema.

      • Reinaldo Rosa

        Vc deve está equivocado amigão, lembro-me do meu iPad e iPad 2 que ficou ainda mais fluido e rápido com o iOS 5, com o iPhone 4s e o iOS 6 a mesma coisa aconteceu… Essa lógica que vc citou inflizmente só veem acontecendo despois da maravilha do design e ergonomia, o iOS 7.

  • Caio Ferreira

    iLex, tem como subir o wallpaper que ta no iphone da foto principal pra gente ? rss

  • Claudio

    iLex, fui informado na maior loja iPlace de Porto Alegre que o Apple Watch ainda está em possível homologação para vir com a versão LTE para o Brasil… O que acha disso? O rapaz falou que foi informado ontem que as operadoras estão em luta ainda para trazer o modelo.

    • Douglas Knewitz

      Claro, tão doidinhas pra vender um plano bem baratinho😉

    • Alex iPilot

      Ahhh, essas atendentes da iPlace, hehehe…

      Mas sério, eu tenho até MEDO (pra não dizer VERGONHA) de pensar nas propostas de planos que as operadoras irão oferecer aqui…

  • luiz felipe

    Ainda bem que comprei o 8. O x parece um Samsung e ano que vem acredito que estará ainda melhor! Também o 8 se parece com um iPhone, já o x… o 8 está ótimo.

    • Estan Duarte

      Tambem nao gostei do design em alguns detalhes, mas para todos tem o que é lindo e potente.

  • Henrique Mafra

    Sei não em. Pelo que a Apple anda fazendo, não deve ter muita novidade. Exemplo é esse iOS 11 que trouxe pouca coisa nova para iPhone 7/Plus. Eles estão mudando mais coisas de Hardware que no software o que impede de ter novidades em aparelhos mais antigos.

  • André

    Sábia decisão minha esperar o iPhone X de 2018.

  • Juliano

    Será q ano q vem não vai haver então um IPhone X S? Se lançarem vai cair por terra fala do Ive.

    • Douglas Knewitz

      Todo anos temos iPhone novos, ano que vem não será diferente. O que ele deu a entender é que hj o potencial do X está limitado nesse iOS 11.

      • Juliano

        E ano q vem, quando lançarem o IOS 12, o X já vai estar obsoleto por conta de um novo IPhone.

        • Douglas Knewitz

          Infelizmente eu entro na onda de trocar todo ano . Eu me sinto mal se não troco 😂!

  • Henrique Mafra

    É interessante hoje quando a gente vê um iPhone com iOS anterior ao 7. Parece um sistema muito muito antigo. Sempre quando lança algo novo nós reclamamos, falamos que não é inovação, mais daqui um, dois anos, nem imagina que aquilo faz parte do dia dia e nem percebemos. Como o Touch ID, é ótima tecnologia mas Face ID é muito foda. É daqui um ano todo mundo nem vai lembrar do Touch ID além de, muitos outros incorporar.

    • Douglas Knewitz

      Tem coisas que o Face ID faz que são incríveis. Uma delas é que vc não precisa mais digitar e-mail, senha, o iPhone reconhece vc e loga nos sites que vc quer (pré definidos). Achei isso muito legal. A navegação por gestos ficou muito legal, e tende a ficar melhor a medida que as pessoas vão fazendo de forma intuitiva.

  • Eles falam isso agora, e depois lançam funcionalidades de software apenas para os modelos de hardware lançados naquele ano, por exemplo os novos modos retrato poderiam muito bem ter vindo para o 7 Plus já que o hardware presente nele já é o suficiente para criar tais efeitos, mas não, vieram como um extra dos iphones novos. É certo que com qualquer atualização do IOS o Iphone X vai passar a fazer coisas novas que não faz hoje, assim como sempre foi, mas as coisas mais legais, mesmo de software, vão deixar exclusivas para um novo modelo, até mesmo para justificar a atualização e compra de um novo aparelho.

    • Douglas Knewitz

      Acho que ano que vem o salto de processador não vai ser tão grande então pode ser que eles equiparem o iPhone X ao XI em termos de software, mas recursos de hardware sempre serão exclusivos.

    • Na minha opinião, no mundo ideal, se a apple acredita tanto assim no potencial futuro do iphone X, ela não deveria lançar um novo modelo de iphone ano que vem, mas sim uma super atualização do IOS ao menos para o Iphone X apenas, que o deixe realmente melhorado em relação ao que é hoje. Aí sim valeria com certeza o investimento em um iphone que seria o top de linha por 2 anos seguidos.

      • Douglas Knewitz

        Heheheheh, mas todos nós sabemos que ela nunca vai fazer isso! E o motivo é didim no bolso. Eu acredito em um super iPhone ano que vem.

  • Thiago Somera

    Easy. Ano que vem o novo iPhone vai virad um desktop phone, conectando via Wireless em um monitor de 27 pol … anota ai!! ツ

    • KB

      Não duvidaria…

  • Anônimo

    Por um lado, pode ser interessante saber disso… por outro, quem comprar agora estará pagando para subutilizar seu iPhone. Parece ser uma tentativa de convencer indecisos a comprarem o X.
    De minha parte, vou esperar mais um pouco pra trocar… quem sabe aparece alguma inovação melhor do que karaokê com animoji… 🤦‍♂️

  • Matheus Cecato

    [OFF] “Eu penso que olharemos para traz…”
    Traz? Com Z? Ai

  • RACLA

    Então ele está afirmando que a empresa está vendendo um produto inacabado. Um hardware sem um bom software não serve para nada.

  • meduza

    Assim como todos iPhones. Hoje meu 6S faz mais coisas do que na época do seu lançamento, devido as atualizações do iOS, obviamente.

  • “olharemos para traz” com S, please! Não é o verbo trazer! rs 😉

  • matheus pupo

    É possível comprar o iphone direto na loja da T Mobile para usar no Brasil?